Três GCMs representaram os voluntários da Prefeitura que ficaram 14 dias de atuação no apoio ao Estado gaúcho, atingido por fortes chuvas no mês de maio; prefeito também foi homenageado

A Associação dos Amigos da Polícia Militar homenageou nesta sexta-feira (07/06) os GCMs (Guardas Civis Municipais que atuaram no resgate de pessoas e animais nas regiões atingidas pelos alagamentos em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Três GCMs representaram os 25 voluntários da Prefeitura (Guarda Civil Municipal, SAMU e Defesa Civil) que ficaram 14 dias de atuação no apoio ao Estado gaúcho, atingido por fortes chuvas no mês de maio.
O prefeito Orlando Morando e o secretário de Segurança, Carlos Alberto, também foram homenageados. O prefeito, em seu discurso, afirmou que os voluntários enfrentaram frio, chuva, situações que não imaginavam, com o único sentimento de ajudar os irmãos gaúchos no pior evento climático que o Brasil já registrou. “Ninguém foi fazer turismo de resgate. Foram lá para ajudar as pessoas”, afirmou Morando.
A Associação ainda veiculou um vídeo mostrando a atuação dos voluntários. Ao todo, a equipe de São Bernardo atuou no resgate de 102 pessoas e 76 animais em áreas alagadas. Fez o atendimento a 95 pessoas com alimentação e água, que insistiram em permanecer em áreas alagadas, e também efetuou atendimento a 56 vítimas resgatadas pelos helicópteros, além de outros 164 pacientes em diversas regiões de Porto Alegre.
O presidente da Associação dos Amigos da PM, Marigildo Fabretti, também ressaltou o trabalho voluntário dos GCMs de São Bernardo nessa missão humanitária.