
O fim de semana foi marcado por uma onda de vandalismo contra o transporte público na Grande São Paulo, com o ABCD registrando pelo menos 17 ônibus depredados entre este sábado (28) e domingo (29). Em toda a região metropolitana, o número chega a 350 veículos atingidos de 12 a 30 de junho, sendo 179 apenas na capital paulista e 75 no ABC, segundo levantamento feito pelo Diário do Transporte. Diante da escalada de ataques, a Polícia Civil e Militar se reunirão com empresas de transporte para discutir novas estratégias de segurança.
Dos 17 casos no ABC, 13 foram de depredações típicas dos últimos dias, um ônibus foi incendiado e outros três tiveram os vidros quebrados por um homem que, aparentemente em surto, foi preso.
A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) informou ao ABCD Jornal que a 6ª Delegacia da Divisão de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio (DISCCPAT), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), está à frente das investigações para identificar e responsabilizar os autores. A Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCIBER) também monitora a atuação dos criminosos em plataformas digitais.
Paralelamente, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) vai se reunir com representantes das empresas de transporte para discutir estratégias para o enfrentamento das ações criminosas. “O policiamento ostensivo e preventivo segue reforçado nas regiões afetadas para conter a criminalidade e garantir a tranquilidade da população”, afirmou a SSP em nota enviada ao ABCD Jornal.
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) é uma estrutura que visa integrar órgãos de segurança pública, defesa civil e outras entidades para otimizar o monitoramento, planejamento e resposta a eventos críticos e crises. Ele atua como um ponto central de coordenação, reunindo informações e recursos para ações conjuntas e eficientes.
Incidentes no ABC: Incêndio, Depredação e Agressão

Um dos casos mais graves neste fim de semana ocorreu em Santo André, onde um ônibus da empresa Suzantur foi incendiado na Estrada do Cata-Preta, na Vila João Ramalho. Indivíduos armados abordaram o veículo, forçaram o desembarque de motorista e passageiros, e em seguida, atearam fogo com gasolina. Felizmente, ninguém se feriu. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu controlar as chamas. Informações preliminares apontam que o ato criminoso foi uma retaliação a uma ação da ROTA da Polícia Militar na sexta-feira (27), que resultou no óbito de um indivíduo e prisão de dois comparsas durante uma tentativa de roubo.
Em São Bernardo do Campo, um homem de 27 anos foi preso na manhã de sábado (28) após danificar ônibus e pontos de ônibus. De acordo com o Boletim de Ocorrência, ele foi detido em flagrante na Avenida Senador Vergueiro, suspeito de usar pedras e uma barra de ferro para quebrar veículos na Avenida Kennedy e na própria Avenida Senador Vergueiro.
Já em Diadema, um motorista de trólebus foi agredido com uma pedrada na cabeça por jovens neste sábado (28), na Vila Clara. O condutor teve que receber pontos, mas já está de alta e fora de perigo. O caso foi registrado no 3º Distrito Policial.
