VOLTAR
  • Cidades

Após 4 anos, São Bernardo reabre Pronto Atendimento 24h do Taboão  

Prefeitura inaugurou também nesta quinta-feira  revitalização da Unidade Básica de Saúde

  • Prefeitura inaugurou nesta quinta-feira  revitalização da Unidade Básica de Saúde e entrega do novo Pronto Atendimento.
    Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 12/09/2019
  • Compartilhar:

Prefeitura inaugurou também nesta quinta-feira  revitalização da Unidade Básica de Saúde

 

Prefeitura inaugurou nesta quinta-feira  revitalização da Unidade Básica de Saúde e entrega do novo Pronto Atendimento. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

 

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), inaugurou nesta quinta-feira (12/09) o PA (Pronto Atendimento), com funcionamento 24h, e as obras de revitalização da UBS (Unidade Básica de Saúde) no bairro Taboão.

O PA havia sido fechado em 2015, na gestão passada, mas o prefeito entende que foi um erro estratégico. “Foi um erro do governo passado fechar o Pronto-Socorro do Taboão, por uma questão lógica. Este é o bairro mais afastado da região central da cidade e o deslocamento para equipamentos de urgência é mais difícil. Dependendo da gravidade do caso, essa viagem pode ser fatal. Estamos devolvendo um direito que foi tirado de maneira equivocada dos moradores daqui”, disse o prefeito Orlando Morando.

Ao ser questionado se a reabertura era uma reivindicação da comunidade ou avaliação do governo, o prefeito disse que a proposta fazia parte de seu plano de governo elaborado na campanha de 2016.

O PA Taboão contará com equipe médica socorrista para adultos e crianças, serviço de medicação e atendimento de urgências. A expectativa é realizar cerca de 4,4 mil atendimentos por mês. O local conta com recepção, classificação de risco, dois consultórios, sala de emergência, sala de observação, sala de medicação, sala de inalação, farmácia – com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h –, além de base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

A instalação do novo equipamento está orçada em cerca de R$ 700 mil, englobando obras, mobiliário, materiais de consumo e outros.

Prefeito diz que foi um erro do governo passado fechar o Pronto-Socorro do Taboão. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

 

UBS Taboão até as 22h

Além da reabertura do PA 24h, a UBS do bairro também passará a atuar em horário estendido – até as 22h – dentro do programa Saúde na Hora, do governo federal. A UBS Taboão é a quarta na cidade a ampliar o horário de funcionamento.

Fechada em fevereiro para início das obras de adequação, a UBS Taboão passou por uma completa reforma para revitalização, inclusive na praça localizada em frente à unidade, que recebeu uma Academia de Saúde, onde irá oferecer práticas corporais, atividades físicas e promoção da alimentação saudável, por meio de monitores do programa De Bem com a Vida. A partir desta sexta-feira (13/09), o local passará a funcionar das 7h às 22h, com oferta de atendimento de saúde bucal, vacina e farmácia em horário estendido.

“Esta unidade estava caída. Foram feitos apenas remendos, que não sanaram a situação. Havia risco sério de acidente neste local. Hoje, estamos entregando uma das UBSs mais bonitas, seguras e confortáveis do município”, comentou o secretário de Saúde. Também participaram da cerimônia de entrega a deputada estadual, Carla Morando, o vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, além de outras autoridades e moradores do entorno.

Entre os serviços realizados na unidade estão reparos em rachaduras, conserto de infiltrações, troca de pisos, reforma da cobertura, pintura, renovação de equipamentos e instalação de pontos de informática para o prontuário eletrônico e painéis de chamada do paciente. Durante o período de obras os pacientes foram realocados para as UBSs Pauliceia e Rudge Ramos, por meio de microônibus gratuito, fornecido pela Prefeitura.