VOLTAR
  • Cidades

Após 139 notificações, mutirão da dengue continua neste sábado em S.Caetano

Casas dos bairros Santa Paula, Santo Antônio, Centro e Cerâmica serão visitadas

  • Casas dos bairros Santa Paula, Santo Antônio, Centro e Cerâmica serão visitadas para combater o mosquito da dengue.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 30/07/2019
  • Compartilhar:

Casas dos bairros Santa Paula, Santo Antônio, Centro e Cerâmica serão visitadas

dengue

Casas dos bairros Santa Paula, Santo Antônio, Centro e Cerâmica serão visitadas para combater o mosquito da dengue. Foto: Divulgação

 

A força-tarefa da Prefeitura de São Caetano do Sul, Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) e Tiro de Guerra 02-069 contra o Aedes aegypti segue neste sábado (03/08), das 9h às 12h. Desta vez, o Comando Contra a Dengue estará nas ruas e casas dos bairros Santa Paula, Santo Antônio, Centro e Cerâmica, concluindo a estratégia de atingir toda a cidade.

Em São Caetano, no primeiro semestre deste ano, foram registradas 139 notificações, sendo que 59 aguardam resultado do laboratório e 46 foram descartadas para dengue. Dos casos confirmados, 26 são importados e oito autóctones (quando a transmissão ocorre no próprio município). No mesmo período de 2018 foram 38 notificações, sendo 29 descartadas. Todos os nove casos confirmados eram importados.

Cerca de 200 pessoas, entre agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), agentes comunitários de Saúde, voluntários da administração e atiradores do Tiro de Guerra participarão do Comando. Todos estarão identificados. Para o sucesso da ação, é fundamental que os moradores autorizem a entrada.

O pessoal recebeu treinamento especializado e fará a distribuição de material informativo, com orientações sobre como combater a proliferação do Aedes aegypti e eliminar a água parada. Além da dengue, o mosquito transmite outras doenças, como zika e chikungunya.

A única forma de combater a transmissão destas doenças é evitar a proliferação do mosquito. Algumas dicas são tampar tonéis e caixas d’água; preencher pratos de vasos de plantas com areia; manter as calhas sempre limpas; deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo; manter lixeiras bem tampadas; deixar ralos limpos e com aplicação de tela; limpar os potes de água para animais com bucha; retirar a água acumulada atrás da máquina de lavar roupa; cobrir piscinas; e deixar lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas.

Segundo o Ministério da Saúde, os casos de dengue no País cresceram cerca de 500% em 2019. Alguns estados registram epidemia localizada da doença, incluindo São Paulo (principalmente no interior). A alta preocupa especialistas, que alertam para a possibilidade de as notificações se aproximarem do recorde de 2015, quando foram registrados mais de 1,6 milhão de casos da doença – 62% na Região Sudeste.

MUTIRÕES

No dia 15 de junho, o Comando Contra a Dengue esteve nos bairros Boa Vista, Santa Maria, Oswaldo Cruz e Olímpico. Duas semanas depois foi a vez dos bairros Mauá, Jardim São Caetano, Nova Gerty e São José. No dia 13 de julho, a ação foi realizada nos bairros Fundação, Prosperidade e Barcelona.