VOLTAR
  • Política

Aos 64 anos, Mauá retoma programas e inaugurações

Prefeitura prossegue com obras, serviços retomados e espaços para lazer junto à população

  • Com placar em 2 a 2 no STF, Atila permanece como prefeito de Mauá.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 08/12/2018
  • Compartilhar:

 Prefeitura prossegue com obras, serviços retomados e espaços para lazer junto à população

 

inaugurações

Atila entrega obras neste fim de semana em comemoração ao aniversário da cidade. Foto: Divulgação

 

Mauá completa 64 anos neste sábado (08/12) com cronograma de inaugurações e retomada de programas sociais que visam aquecer a economia e a inclusão social. A administração municipal deu o pontapé inicial no dia das festividades a reinauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Barão de Mauá, no Jardim Maringá, e da Fábrica de Artes Eixo Barão, no Jardim IV Centenário, enquanto outros serviços foram restabelecidos desde o mês passado.

Considerada a cereja do bolo nas festividades de aniversário, a UPA Barão de Mauá atenderá, a maior demanda de pacientes da rede composta por quatro postos: 16 mil pacientes ao mês. A unidade foi fechada para obras emergenciais, devido ao estado deixado por gestões anteriores. Agora o equipamento passa a contar com uma base fixa e descentralizada do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e com o PAI (Pronto Atendimento Infantil).

Segundo o prefeito de Mauá, Atila Jacomussi, a UPA Barão de Mauá terá a ala clínica e pediátrica separadas, o que possibilitará triagens mais rápidas aos pacientes. “A espera terminou. Estou muito satisfeito com as obras e estamos devolvendo ao povo um atendimento digno e com respeito. Tratei com muito carinho essa reforma para que trouxesse o nosso programa Pai, além da base fixa do Samu, para atender de forma mais ágil o povo da região (em torno do equipamento)”, afirma.

O prefeito inaugura a Fábrica de Artes Eixo Barão, totalmente pronta para receber o público, com quadra de esporte coberta, pista de skate profissional e duas salas multiúso destinadas a abrigar um projeto de música. No espaço, haverá aulas de iniciação musical, como o coro misto (com vozes masculinas e femininas), coro infantil, orquestra de sanfona e outra de cordas. A previsão de abertura das inscrições é a partir de fevereiro, com implantação gradual.

No domingo (9/12), as ruas de Mauá recebem a “Corrida Comemorativa – 8 km”, com concentração a partir das 6h e largada na hora seguinte, no Ginásio Celso Daniel e o trajeto passa pelo Terminal Guapituba – será oficialmente entregue às 11h30, totalmente reformado –, de onde os maratonistas dão meia-volta e retornam ao ponto inicial. Em seguida, serão entregues o Parque Ecológico Gruta Santa Luzia (às 9h) e Parque Guapituba revitalizados (10h).

Antes da data de aniversário, o governo já tinha retomado programas sociais, como o Expresso Mauá, que tem como objetivo de economizar em média 20 minutos o tempo de viagem dos passageiros, por meio de um deslocamento com menos paradas. Em novembro, Atila retomou o programa e lançou mais duas linhas: Jardim Sônia e Sílvia Maria, e Vila Feital, ambas se somam aos outros cinco itinerários.

Outra ação retomada foi o Café do Trabalhador, das 5h às 7h da manhã, em dias úteis, no Terminal Central de Mauá, que oferece gratuitamente pão e achocolatado aos usuários das linhas municipais de ônibus, sob concessão da Suzantur. Também retornou a Sala Digital, que tem mais de 800 pessoas cadastradas para utilização de computadores com internet e impressora, de segunda a sexta-feira das 8h às 20h, e aos sábados funciona das 9h às 14h.

Atila também reinaugurou a Escola Municipal Alice Túlio Jacomussi, no Jardim Araguaia, desta vez com a opção de período integral das 7h às 17h aos alunos, e o Parque da Juventude totalmente reformado e com novas quadras poliesportivas. Outro equipamento com estrutura nova é o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim Zaíra, que atenderá cerca de 450 pessoas com atividades sociais e inclusivas para todas as idades.

Neste ano, Atila deu início ao programa Frente de Trabalho, que disponibiliza 150 vagas para qualificação profissional e inserção ao mercado de trabalho, dez leitos modernizados do Hospital de Clínicas Doutor Radamés Nardini e operações da GCM (Guarda Civil Municipal) em pontos de ônibus e blitz de vistorias nas ruas. A gestão também retornou com força total as pavimentações de ruas e reinaugurará, no dia 15, a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Itapark.