VOLTAR
  • Cidades

Aos 107 anos, Joana é a primeira idosa vacinada em Diadema

Joana está entre os 97 hóspedes das quatro instituições de Longa Permanência de Idosos da cidade que começaram a ser imunizados nesta semana

  • Aos 107 anos, Joana é a primeira idosa vacinada em Diadema.
    Foto: Divulgação/PDA
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 27/01/2021
  • Compartilhar:

Joana está entre os 97 hóspedes das quatro instituições de Longa Permanência de Idosos da cidade que começaram a ser imunizados nesta semana

 

Aos 107 anos, Joana é a primeira idosa vacinada em Diadema. Foto: Divulgação/PDA

 

Joana Bento dos Santos foi diagnosticada com coronavírus logo nos primeiros meses da pandemia. Na época, as informações sobre a doença ainda eram escassas e ela não apresentava qualquer sintoma. Mesmo assim, por decisão acertada das enfermeiras, foi mantida em isolamento e passou ilesa pelo susto. Pouco mais de sete meses depois, Joana recebeu outra notícia, desta vez, muito mais animadora. Ela seria a primeira idosa de Diadema a receber a vacina contra a Covid-19. Detalhe: ela tem 107 anos.

Joana está entre os 97 hóspedes das quatro instituições de Longa Permanência de Idosos da cidade que começaram a ser imunizados nesta semana.  A vacinação dos chamados idosos institucionalizados está dentro da primeira etapa da imunização.

Há uma semana, a cidade recebeu 4.480 doses da Coronavac e vacinou 3.154 pessoas. Nesta terça, outras 3.440 doses de AstraZeneca chegaram à cidade. No total, são 7.920 de vacinas enviadas para Diadema até o momento.

Alívio e fé

Quem também recebeu a vacina foi Iracy Ignácio Mendes, de 88 anos, também hóspede do Lar de Idosos e um grande entusiasta da vacina – e da ciência. “Eu contraí a Covid-19 e fiquei mais de 30 dias em recuperação, com sintomas muito fortes. Meu conceito de vida mudou muito depois dessa experiência. Tomar a vacina me traz uma alegria que há muito tempo eu não sentia”, conta.

Para Maria do Céu Carvalho dos Santos, de 80 anos, a vacina veio também para materializar a sua fé de que dias melhores estão por vir.   “Eu estava muito ansiosa para receber a vacina, mas eu sei que o tempo pertence a Deus e na hora certa ela iria chegar. Eu me sinto jovem, forte e nunca tive medo da vacina. Medo quem tem que ter é quem não quer tomar”

Já Maria Cristina Neres dos Santos, de 67, a vacina encerra um longo período de incertezas.“Eu tive muito medo de não viver para ver a chegada desta vacina. Foi um ano muito difícil para todo mundo e eu estava muito ansiosa para receber a dose. Agora que tomei, a sensação é como eu tivesse nascido de novo”.

  Astrazeneca

A vacinação contra a covid-19 em Diadema, utilizando as doses da vacina Astrazeneca, teve início na tarde desta quarta-feira (27/01), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Real (Rua Odete Amaral de Oliveira, 129, próximo ao Shopping Praça da Moça). Foram imunizados os profissionais do Cemitério Municipal de Diadema (coveiros), que também atuam na linha de frente da pandemia pelo novo coronavírus.

Desde o dia 19 de janeiro, Diadema recebeu 4.480 doses da Coronavac e outras 3.440 doses de AstraZeneca. Até o final da tarde desta terça, já foram vacinadas 3.459 pessoas na cidade, entre profissionais que atuam na linha de frente do combate à doença e idosos institucionalizados, com a vacina Coronavac.

Como o município está fazendo a vacinação para profissionais da saúde, com as doses da Coronavac, em paralelo, agora é possível ampliar para outros grupos prioritários, entre eles os coveiros.