Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Variedades

Anatel libera ativação de sinal 5G em São Caetano e Diadema

Medida permite maior velocidade de conexão e quantidade de usuários simultâneos

Última atualização: 22/12/2022 13:01
Por Gislayne Jacinto
Publicado 22/12/2022
Compartilhar

Medida permite maior velocidade de conexão e quantidade de usuários simultâneos

celulares 5 G
Anatel libera ativação de sinal 5G em São Caetano e Diadema. Foto: Divulgação/PSCS

As cidades de São Caetano e Diadema foram liberadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para ativar o sinal de internet móvel de quinta geração, o 5G, que permitirá maior velocidade de conexão e quantidade de usuários simultâneos. Depois das capitais, os dois municípios do ABCD estão entre os primeiros dos municípios do País a serem habilitados pela Anatel.

“Essa marca só foi possível graças aos constantes investimentos que fizemos ao longo da gestão em tecnologia e acesso à internet de qualidade para todos”, destaca o prefeito José Auricchio Júnior.

A liberação foi anunciada na quarta-feira (14/12) para 15 cidades brasileiras. Depois das capitais do País (que já têm o 5G funcionando desde julho), essas são as primeiras cidades aptas a receber a tecnologia.

A partir do anúncio da Anatel, a ativação da internet 5G depende agora apenas do interesse das operadoras que arremataram as licenças para uso da faixa no leilão realizado em 2021.

De acordo com o edital da Agência, as operadoras têm até 2027 para ativarem o 5G nas cidades acima de 100 mil habitantes. No entanto, como São Caetano já conquistou a liberação da Anatel, a expectativa é a de que a ativação do sinal ocorra muito antes deste prazo.

As cidades que já estão aptas a ter o sinal 5G ativado pelas operadoras, de acordo com o anúncio desta semana, são: São Caetano do Sul (SP); Diadema (SP); Ananindeua (PA); Jaboatão dos Guararapes (PE); Aparecida de Goiânia (GO); Caxias do Sul (RS); Joinville (SC); Londrina (PR); Olinda (PE); Paulista (PE); São José (SC); São Francisco do Sul (SC); Nilópolis (RJ); São João de Meriti (RJ) e Mesquita (RJ).

CONECTADA

São Caetano se preparou para a nova tecnologia com antecedência. A cidade integra o grupo de cidades escolhidas para receber o 5G graças à legislação municipal, que garante a instalação de infraestrutura de suporte para equipamentos de telecomunicações. O 5G possibilita o uso de antenas menores, desde que haja uma legislação normatizando a instalação das antenas.

A Lei Municipal nº 5.889, de 27 de agosto de 2020, regulamenta a instalação de licenciamento de infraestruturas de suporte para equipamentos de estações Rádio Base, possibilitando, desde então, a instalação do 5G no município. A lei foi debatida e discutida por técnicos da Seohab (Secretaria de Obras e Habitação) e DTI (Divisão de Tecnologia da Informação) em conjunto com as operadoras e a Abrintel (Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações).
O processo para tornar São Caetano uma cidade cada vez mais conectada começou em 2017, com a integração dos 152 prédios públicos, por meio de 200 quilômetros de fibra óptica. Essa mesma malha de fibra serviu para que, em 2020, a Administração disponibilizasse à cidade um sistema de monitoramento de vias públicas com mais de 300 pontos monitorados, o que culminou com a criação do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências).

Em 2021, São Caetano realizou a implantação de um novo sistema de acesso à internet sem fio (WiFi 6) em todas as unidades da Secretaria de Educação, contemplando escolas, bibliotecas, escolas de idiomas e Centro de Formação de Profissionais da Educação. Foram instalados 990 pontos de acesso de rede em salas de aula e áreas comuns de todas as unidades escolares.

Em julho deste ano, São Caetano conquistou o primeiro lugar em Indicadores Digitais (entre as cidades de médio porte do País) no Ranking Melhores Cidades do Brasil, da Revista IstoÉ.

Tags:5Ganatelinternetliberaçãosão caetanosinal

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior marinho Luiz Marinho será ministro do Trabalho do Governo Lula pela 2ª vez
Próximo artigo caminhão com decoração de natal São Caetano realizará no dia 20 carreata de Natal com carros antigos

Últimas notícias

47ª Festa de Santo Antônio de Ribeirão Pires começa nesta sexta-feira (13)
47ª Festa de Santo Antônio de Ribeirão Pires começa nesta sexta-feira (13)
10/06/2025
Santo André faz demolição de prédios abandonados para criação de área de lazer
Vídeo: Santo André faz demolição de prédios abandonados para criação de área de lazer
10/06/2025
Santo André e Senac oferecem novos cursos profissionalizantes gratuitos
Santo André e Senac oferecem novos cursos profissionalizantes gratuitos
10/06/2025
Prefeitura de Mauá lança Operação Dorme Tranquilo e balanço positivo das primeiras ações
Prefeitura de Mauá lança Operação Dorme Tranquilo e balanço positivo das primeiras ações
10/06/2025
vacina
Com 42% do público prioritário vacinado contra a gripe, cobertura de São Bernardo supera média nacional e estadual
10/06/2025

Recomendadas

São Caetano será a primeira cidade da Região Metropolitana a adotar BO eletrônico para GCM
São CaetanoCidades

São Caetano será a primeira cidade da Região Metropolitana a adotar BO eletrônico para GCM

09/06/2025
Prefeitura de São Caetano recebe missão da CAF para acompanhar o Drenar, maior projeto de drenagem da história
São CaetanoCidades

São Caetano recebe missão da CAF para acompanhar o Drenar, projeto de drenagem

08/06/2025
GCM de São Caetano recupera celular furtado e prende dois homens em ação integrada
São CaetanoCidades

GCM de São Caetano recupera celular furtado e prende dois homens em ação integrada

07/06/2025
GCM de São Caetano prende trio envolvido em roubos a farmácias
São CaetanoCidades

GCM de São Caetano prende trio envolvido em roubos a farmácias

06/06/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?