VOLTAR
  • Cidades

Alunos do 9º ano de S.Caetano têm vaga garantida no Ensino Médio na rede

Decisão referente à continuidade dos estudantes na rede de ensino municipal foi oficializada pela portaria nº 1.270, publicada no Diário Oficial Eletrônico desta quarta

  • Secretário Fabrício Coutinho diz que ideia é implementar um terço da jornada de trabalho do professor para trabalhos extraclasse.
    Foto: Divulgação/PSCS
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 14/10/2020
  • Compartilhar:

Decisão referente à continuidade dos estudantes na rede de ensino municipal foi oficializada pela portaria nº 1.270, publicada no Diário Oficial Eletrônico desta quarta

 

Fabrício Coutinho de Faria fez anúncio sobre alunos do 9º ano na noite desta terça-feira. Foto: Divulgação/PSCS

 

Todos os alunos que cursam atualmente o 9° ano na rede municipal de ensino de São Caetano já estão com vaga garantida no Ensino Médio da rede. O anúncio foi feito pelo secretário de Educação Fabricio Faria na noite desta terça-feira (13/10) em live realizada juntamente com a secretária de Saúde Regina Maura – quando foram divulgados, também, os resultados do inquérito epidemiológico de covid-19 realizado junto à comunidade escolar.

A decisão referente à continuidade dos alunos do 9º ano foi oficializada pela portaria nº 1.270, publicada no Diário Oficial Eletrônico desta quarta. “Os critérios para a distribuição dos alunos nas escolas municipais de Ensino Médio serão detalhados em Instrução Normativa que será publicada após o dia 20 de outubro”, disse o secretário.

Também na segunda quinzena de outubro, a partir do dia 19, estarão abertas as rematrículas e transferências para alunos de outras séries. “Tudo será feito online. Os pais ou responsáveis receberão um link por email ou Whatsapp para a confirmação da rematrícula em 2021”.

AULAS REMOTAS ATÉ 23 DE DEZEMBRO

Na live, o secretário de Educação também anunciou que os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino de São Caetano do Sul não retornarão às aulas presenciais no ano de 2020.

As aulas remotas seguem até o dia 23 de dezembro, incluindo aulas de Educação Física remota para a Educação Infantil. “Esse foi um avanço que conseguimos nessa pandemia, com grande adesão dos alunos. E os alunos que não têm acesso a internet estão recebendo atividades impressas. Todo o nosso cronograma de aulas, conforme o calendário escolar, continua remotamente”, destacou .

A decisão baseou-se nas orientações da área da Saúde; nos resultados do inquérito epidemiológico que apontam baixa prevalência de covid-19 entre as crianças menores (e, portanto, grande possibilidade de ocorrência de infecções neste grupo) e, ainda, na pesquisa de opinião junto aos pais: 77% responderam que não enviariam seu filho para a escola em 2020, caso as aulas presenciais retornassem ainda este ano.

Quanto às aulas do Fundamental II e do Ensino Médio, a decisão deverá ser divulgada no final do mês de outubro ou início de novembro, após a finalização do inquérito epidemiológico entre todos os funcionários da Educação. E o Cartão Merenda Escolar foi prorrogado por mais dois meses. “O pagamento do mês de outubro deverá ser feito na última semana do mês”, informou o secretário.

HOMENAGEM AOS PROFESSORES

Na live desta terça, o secretário de Educação aproveitou a oportunidade para prestar uma homenagem pelo Dia do Professor, 15 de outubro. “Quero agradecer aos professores que tiveram que se reinventar nesse ano tão atípico. Esses últimos meses mostraram como os professores são insubstituíveis. Queremos agradecer todo a dedicação dos professores aos nossos alunos, em especial neste período de pandemia”, disse o secretário. A Secretaria Municipal de Educação também produziu um vídeo em homenagem aos educadores e distribuiu uma mensagem, escrita pelo professor Wesley Dourado, na qual ele resume, de forma singela e poética, os desafios do período:

“Nos últimos meses não há giz, nem docente personificado de giz de tanto pó sobre si e seus objetos de ofício; não há glitter, giz de cera; até os pacotes de prova sumiram.

Meet;

E-mail;

Sala de Aula Google;

Whatsapp,

e a professora e o professor seguem zelosos do seu trabalho, encontrando caminhos para realizar o que há de fundamental na educação: ajudar as crianças na construção da sua humanidade.

(…) Sem pó de giz, mas riscado pelo compromisso com as crianças; sem glitter, mas refletindo alegria, esperança e ânimo”.