Alunos de Sto.André passam por consulta e exame oftalmológico

Programa, que entrega óculos gratuitos, beneficiará mais de mil alunos da rede municipal

 

 

Programa, que entrega óculos gratuitos, beneficiará mais de mil alunos da rede municipal. Foto: Divulgção/PSA-Helber Aggio

 

O Centro de Especialidades I, localizado na avenida Ramiro Colleoni, em Santo André, recebeu neste sábado mais uma etapa do programa Educando com Visão. Cerca de 390 alunos passaram por consulta com oftalmologista e realizaram exames gratuitos, em uma ação fruto de parceria da Prefeitura com o Rotary Club Santo André.

“São 390 crianças que fomos buscar dentro das escolas municipais, que passaram por exames e que serão encaminhadas para a rede de saúde se houver necessidade. Esse é um programa sensacional, que melhora a qualidade de vida dessas crianças e muitas vezes impacta positivamente no desempenho escolar. É realmente um projeto incrível e eu tenho muito orgulho em participar”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

O programa Educando com Visão garante que as crianças recebam óculos gratuitos e encaminhamento para tratamento especializado em caso de diagnóstico de doença oftalmológica. A ação que aconteceu neste sábado foi a segunda de um total de três forças-tarefa que serão realizadas neste ano. Cerca de mil estudantes de 15 Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) que tiveram a suspeita da necessidade de óculos detectada na escola passarão por consulta com oftalmologista. Após a consulta, os alunos escolhem a armação preferida para que os óculos sejam confeccionados.

A rede municipal de ensino de Santo André atende hoje 3.426 estudantes no primeiro ano. Os professores e equipes gestoras das Emeiefs recebem treinamento específico para reconhecer as crianças que devem ser encaminhadas às forças-tarefa do programa. A Secretaria de Educação fornece transporte e lanche para o aluno e seu acompanhante.

Desde sua criação, em 2004, o programa Educando com Visão já realizou mais de 4 mil exames oftalmológicos e auxiliou na correção de problemas visuais de aproximadamente 2 mil crianças. O Rotary Club Santo André Norte participa de toda a execução do programa e da aquisição dos óculos, com os recursos arrecadados na Festa Alemã.

 

Prefeito Paulo Serra diz que são 390 crianças que Prefeitura buscou dentro das escolas municipais para passar por exames. Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio

Recent Posts

Jovem de 22 anos é  executado dento de carro em Rio Grande da Serra

Polícia investiga o óbito do jovem ocorrido na noite de quinta-feira  no bairro Pedreira

7 horas ago

Criminoso é preso após tentar passageiros em ônibus de Santo André

Desesperada, uma das vítimas gritou e o criminoso foi contido por passageiros até a chegada…

7 horas ago

Gilvan é homenageado com comenda nacional “Homens de Honra” pela ABRASCI em Brasília

Comenda reconhece pessoas que se destacam por sua conduta ética, coragem, compromisso público e contribuições…

8 horas ago

Diadema convoca 11 candidatos aprovados em Concursos Públicos

 Profissionais vão atuar nas secretarias da Prefeitura como Agentes de Serviços Gerais, Administrativos e Apoio…

8 horas ago

Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires comemora Dia Nacional do Choro

Celebrada no dia do nascimento de Pixinguinha (23), ação cultural reuniu músicos convidados, alunos, professores…

20 horas ago

Prefeitura de São Caetano institui o Programa Pró-Leite com auxílio de R$ 75 às famílias

Com o auxílio creditado em cartões, contemplados conseguirão comprar 2 kg de leite em pó…

7 horas ago