A Prefeitura de Santo André, em parceria com o Lions Clube, entregou nesta quinta-feira (29) óculos gratuitos a 80 alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e do Mova (Movimento de Alfabetização de Adultos). A iniciativa visa melhorar o aprendizado e desempenho em sala de aula e também proporcionar melhor qualidade de vida aos estudantes.
A entrega, que também contou com a parceria da ótica Bifocal, ocorreu na CLASA (Casa Lions do Adolescente de Santo André), na Vila Guiomar. A necessidade do uso de óculos foi detectada em testes de acuidade visual realizados em sala de aula. Em julho e agosto os estudantes participaram de exames oftalmológicos gratuitos na rede municipal de saúde.
“Foram encaminhados 650 estudantes para os exames, hoje são os 80 primeiros que recebem os óculos. É muito importante para o aprendizado dos alunos, sem dúvida nenhuma esse óculos farão muita diferença na vida de todos. Poder fazer parte desse momento é para nós motivo de muito orgulho”, afirmou o prefeito Paulo Serra.
EJA e Mova
Voltado para quem deseja voltar a estudar após ter deixado as salas de aula, o programa de Educação de Jovens e Adultos oferece a oportunidade, para pessoas com mais de 15 anos, de concluir o ensino fundamental, com a opção de obter formação profissional. O curso é dividido em duas etapas: EJA I e EJA II.
A primeira etapa (EJA I) corresponde ao período que vai do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, e pode ser finalizada em dois anos. A segunda etapa (EJA II), que corresponde ao período entre 6º e o 9º ano do ensino fundamental, também pode ser concluída em dois anos (considerando que cada ano equivale a um semestre). Há salas de EJA em 19 Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) e cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional).
O Movimento de Alfabetização de Adultos também é um programa de alfabetização de jovens e adultos da Prefeitura de Santo André, porém é realizado por educadores voluntários em entidades (igrejas, ONGs e comunidades). O programa é voltado para quem nunca esteve em uma instituição de ensino e não passou por nenhum tipo de alfabetização, ou possui o mínimo de conhecimento. O Mova prepara, portanto, alunos para iniciarem os estudos na EJA. Juntos, EJA e Mova atendem cerca de 3,4 mil alunos em Santo André.
Em sua 4ª edição na cidade, Taça das Favelas tem partidas que ocorrem na Arena…
Obras que tornaram a Casa da Palavra totalmente acessível a pessoas com deficiência, contemplou ainda…
Durante a busca, a PM, além do Ozempic e Wegovy, encontrou o carro que seria…
Viaduto viabiliza via expressa ao tráfego no sentido São Caetano da Avenida dos Estados
Comemoração de Patacori Ogum foi instituída por lei municipal e faz parte do Circuito Religioso…
Final do torneio foi disputada entre duas equipes da cidade; Torneio segue até este domingo,…