Aluno de 13 anos tira a vida de professora e fere outros 5 em escola
Adolescente é do 8º ano da Escola Estadual Thomazia Montoro, na zona Oeste de São Paulo, e foi apreendido
Adolescente é do 8º ano da Escola Estadual Thomazia Montoro, na zona Oeste de São Paulo, e foi apreendido
Professoras e alunos foram feridos na manhã desta segunda-feira (27/03) dentro da Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, em São Paulo. Uma das professoras morreu. Elisabete Tenreiro, 71 anos, teve uma parada cardíaca, foi levada ao Hospital das Clínicas, mas não resistiu.
O aluno usou um faca para praticar o ato infracional. Ele foi conduzido ao 34º DP (Distrito Policial) da capital paulista.
O governo de Tarcísio de Freitas emitiu uma nota oficial e lamentou o fato:
Leia a íntegra
“O Governo do Estado de São Paulo informa, com pesar, a morte de uma professora de 71 anos, vítima de um ataque à faca na Escola Estadual Thomazia Montoro em São Paulo. Ela havia sido encaminhada em estado grave para o Hospital Universitário da USP. Outras quatro vítimas receberam atendimento e estão estáveis. Um aluno em estado de choque recebe atendimento e acompanhamento.
As vítimas foram encaminhadas aos Hospitais das Clínicas, Bandeirantes, Universitário e São Luís. O Governo de SP lamenta profundamente o óbito da professora e se solidariza com as famílias dos professores e alunos vítimas do ataque.
A Polícia Militar foi acionada e a Civil investiga os fatos. O jovem de 13 anos de idade foi apreendido. Os secretários de Estado da Educação, Renato Feder, e da Segurança, Guilherme Derrite, estão na escola para tomar as primeiras medidas e prestar apoio a professores, familiares e alunos.
Mais informações serão divulgadas em breve”.
Luto oficial
O Governo de São Paulo decretou nesta segunda-feira (27) luto oficial de três dias pela morte da professora Elisabeth Tenreiro, de 71 anos, vítima de um ataque à faca na Escola Estadual Thomazia Montoro em São Paulo ocorrida hoje. A professora havia sido encaminhada em estado grave ao Hospital Universitário da USP, mas não resistiu aos ferimentos.
“Muito pesar e tristeza com a notícia da morte da professora Elisabeth Tenreiro, que não resistiu aos ferimentos causados pelo horror do ataque desta manhã. Não tenho palavras para expressar a minha tristeza com a notícia do ataque a alunos e professores da Escola Estadual Thomazia Montoro”, declarou o governador Tarcísio de Freitas.
A professora era funcionária aposentada do Instituto Adolfo Lutz da Secretaria de Estado da Saúde, contribuindo ativamente com a instituição ao longo de quatro décadas de trabalho na área de planejamento e desenvolvimento de atividades. Desde 2013 atuava como professora e na Escola Estadual Thomazia Montoro dava aulas de Ciências desde o início deste ano.
Os secretários de Educação, Renato Feder, e da Segurança, Guilherme Derrite, também foram à escola. A escola ficará fechada e será avaliada a reabertura gradual.
Segundo o secretário de Segurança, o jovem foi contido por uma professora de educação física, cujo nome ainda não foi revelado. Uma viatura da Ronda Escolar chegou em três minutos ao local.