VOLTAR
  • Política

Aliados de Paulo Serra são derrotados na urna e Sto.André fica sem representante

Ailton Lima, Edson Sardano, Almir Cicote e Professor Minhoca não tiveram sucesso nestas eleições; atual deputado também não se reelegeu

  • Aiton Lima, aliado do prefeito Paulo Serra, recebeu mais de 40 mil votos para deputado federal, mas não conseguiu se eleger.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 09/10/2018
  • Compartilhar:

 Ailton Lima, Edson Sardano, Almir Cicote e Professor Minhoca não tiveram sucesso nestas eleições; atual deputado também não se reelegeu

aliados

Aiton Lima, aliado do prefeito Paulo Serra, recebeu mais de 40 mil votos para deputado federal, mas não conseguiu se eleger. Foto: Divulgação

 

Santo André sempre foi uma cidade que teve representantes na Assembleia Legislativa ou Câmara Federal, mas nestas eleições os candidatos foram todos derrotados nas urnas, inclusive, os aliados do prefeito Paulo Serra (PSDB) na cidade.

Ailton Lima (PSD) foi o que mais se destacou com 40.672 votos, mas foram insuficientes para conquistar uma cadeira na Câmara Federal. Ailton foi candidato a prefeito em 2016, quando recebeu 50 mil votos e não conseguiu disputar o segundo turno daquele pleito. Na ocasião, apoiou Paulo Serra que concorreu com o então prefeito Carlos Grana (PT). Com a vitória do tucano, Ailton assumiu como secretário de Desenvolvimento Econômico e só desincompatibilizou do cargo para disputar a eleição.

O vereador Edson Sardano (PTB), que foi secretário de Segurança no primeiro ano do atual governo, voltou para a Câmara neste ano porque tinha a intenção de se eleger deputado federal, o que não ocorreu , pois obteve 15.527 votos neste domingo (07/10).

O vereador Professor Minhoca (PSDB) também não obteve êxito nas urnas para conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa. O tucano recebeu 17.276 votos.

O presidente da Câmara, Almir Cicote (Avante), que faz parte da base de sustentação de Paulo Serra, obteve 25.054 votos e é outro que ficou fora do quadro de eleitos.

Atualmente, Santo André conta com um representante na Alesp, o deputado urco (PT), que também não e reelegeu porque recebeu apenas 33.368 votos e não voltará para o próximo mandato. O petista é oposição ao governo de Paulo Serra.

Antes de Turco, Santo André já foi representado em outras legislaturas por Calos Grana, Pastor Bittencourt e José Dilson Carvalho (conhecido na época como médico do apresentador Ratinho). Outros políticos que são da cidade e foram deputados são Vanderlei Siraque, Luiz Calos da Silva, o Professor Luizinho, Duílio Pisaneschi e Celso Daniel, morto em 2012. Luizinho e Siraque também foram deputados estaduais.

Outros prefeitos

Ao contrário de Paulo Serra, outros prefeito da Região conseguiram eleger aliados em suas cidades. Lauro Michels (PV), de Diadema, elegeu o vice-prefeito Márcio da Farmácia (Podemos), enquanto José Auricchio Júnior (PSDB), de São Caetano, emplacou o filho Thiago Auricchio (PR), e Orlando Morando (PSDB), de São Bernardo, elegeu a mulher Carla Morando com mais de 89 mil votos.