VOLTAR
  • Política

Alexandre de Moraes diz que operações da PRF não impediram eleitores de votar

Presidente do TSE afirmou que não houve prejuízo aos eleitores

  • Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, comenta em coletiva de imprensa, o andamento das eleições gerais.
    Foto: Agência Brasil
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 30/10/2022
  • Compartilhar:

Presidente do TSE afirmou que não houve prejuízo aos eleitores

ministro alexandre de moraes

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, comenta em coletiva de imprensa, o andamento das eleições gerais. Foto: Agência Brasil

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, concedeu  uma entrevista coletiva na tarde deste domingo (30/10)  e afirmou que as operações policiais que foram feitas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas estradas, não causou prejuízos aos eleitores.

O presidente relatou que se reuniu com diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, e foi informado por ele que as operações realizadas pela corporação envolvem a fiscalização do descumprimento das regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como pneus carecas e faróis queimados, e não houve descumprimento de sua decisão.

Neste sábado (29/10), Moraes proibiu a PRF de realizar operações que pudessem afetar o transporte público de eleitores, fosse pago ou gratuito, sob pena de responsabilização criminal do diretor-geral da corporação em caso de descumprimento.

Moraes afirmou que ônibus que foram parados pelos agentes retornaram ao local de destino e que os eleitores conseguiram votar.

“O prejuízo que causou aos eleitores foi o atraso durante a inspeção. Nenhum ônibus voltou para a origem. Todos foram para a seção eleitoral e votaram”, garantiu.

Desinformação

Sobre o combate à divulgação de desinformação pelas redes sociais durante o pleito, Moraes disse que sete sites foram desmonetizados, 701 URLs foram removidas, 15 perfis de grandes “propagadores de desinformação foram suspensos e cinco grupos no Telegram foram derrubados, um deles com 580 mil participantes.

“Nessa reta final, nós continuamos verificando e vistoriando as redes visando diminuir a inundação de notícias fraudulentas, concluiu.