A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou projeto de lei PL 433/2023, de autoria do deputado Átila Jacomussi (Solidariedade) que obriga bares, restaurantes, lanchonetes, padarias e estabelecimentos similares a servirem água potável filtrada à vontade, e gratuitamente, aos clientes.
“De fato, a oferta de água é comum nos estabelecimentos. O incomum é a oferta de água potável filtrada. A filtragem é importante para reter possíveis partículas, como areia, barro, ferrugem, poeira e outros sedimentos, retirar o excesso de cloro e efetuar o controle biológico. Isso contribui para a prevenção de doenças”, afirma Jacomussi, em seu texto de justificativa da proposta.
O projeto de lei foi aprovado no dia 8 de agosto, por unanimidade e, agora, depende da sanção do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Batizada como “Água da Casa”, a proposta consiste no fornecimento gratuito e água filtrada a quem estiver consumindo no estabelecimento. Segundo o parlamentar, a respectiva prática é uma tradição em países da Europa e da América Latina.
Na capital paulista também tem uma legislação semelhante e que gerou polêmica, pois bares e restaurantes de São Paulo associados à Confederação Nacional do Turismo (CNTur) moveram ação na Justiça e pedem a revogação da lei que obriga estabelecimentos a oferecer água filtrada gratuitamente. A discussão está atualmente no STF (Supremo Tribunal Federal), no aguardo de análises de recursos.
“O acesso à água é um direito universal e humano. São Paulo possui
diversos polos gastronômicos e acredito que essa lei vai ajudar a criar um hábito saudável na população e uma tradição no comércio.
Principal objetivo da mudança é garantir a segurança jurídica da corporação, além da valorização dos…
Entre os destaques do 71º aniversário da cidade está entrega da primeira Clínica Terapêutica de…
No momento da abordagem, os suspeitos tentaram fugir, mas foram contidos pelos policiais; com eles,…
Na abordagem, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito, mas a consulta veicular revelou…
Ecovias reforçou que colabora com a PM Rodoviária e investiu na ampliação do sistema de…
Tráfego ficou lento do km 40 ao 49 do Rodoanel e causou transtornos ,principalmente nessa…