Além da entrega de 8 mil chromebooks, S.Caetano melhora internet nas escolas

Mais visitadas

Programa lançado por Auricchio envolve a aquisição de equipamentos e softwares para todas as escolas da rede municipal de ensino

entrega de Chromebook em São Caetano
Além da entrega de 8 mil chromebooks, São Caetano melhora internet nas escolas. Foto: Gislayne Jacinto

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, realizou na noite desta quinta-feira mais uma entrega de equipamentos para os estudantes. Nesta quarta-feira (14/06) os primeiros lotes fira destinados aos alunos e professores da Educação Infantil.  São 5.500 chromebooks adquiridos para o Fundamental e Médio, que somados aos 690 para as escolas de Educação Infantil, dá o total de 6.240. E mais 2 mil para professores, totalizando no geral 8.240.

Essa entrega faz parte do lançamento do maior programa de educação digital da história do município: o EducaTech. “É, seguramente, um dos mais importantes programas de tecnologia educacional do País. Um marco para a nossa cidade”, disse Auricchio ao acrescentar que para que os equipamentos funcionem adequadamente a internet foi melhoradas por meio de fibra ótica e roteadores. “A cidade está totalmente cabeada e isso ajuda muito”, completou..

O programa envolve a aquisição de equipamentos e softwares para todas as escolas da rede municipal de ensino, além de um processo de formação continuada de educadores no uso das tecnologias disponíveis.

Para fazer o anúncio e a demonstração dos recursos tecnológicos, a Prefeitura dividiu o evento em três dias: na quarta-feira foi feita a entrega às escolas da Educação Infantil; nesta quinta-feira (15/6) será a vez das unidades de Ensino Fundamental e Médio e, nesta sexta-feira, serão entregues os equipamentos para as equipes gestoras.

Foram adquiridos 8.240 chromebooks para todas as escolas e equipes gestoras da rede municipal. Destes, 6.240 serão utilizados pelos alunos em sala de aula e 2.000 pelos professores, que poderão levar o aparelho para casa, algo inédito. Pela primeira vez, as escolas da Educação Infantil também receberão os dispositivos para as atividades pedagógicas. A iniciativa é pioneira na educação pública da região.

“Na Educação Infantil será utilizado o modelo touchscreen, que permite a interação direta por meio de toques na tela. E quando dobrado, ele se transforma em um tablet, facilitando o manuseio. Para o Ensino Fundamental e Médio, foi adquirido o modelo clamshell, com teclado”, informou Luiz Cruz, diretor do Cedigi (Centro de Pesquisa, Formação e Inclusão Digital).

Também foram adquiridas lousas digitais para todas as escolas de Educação Infantil da cidade e todas as salas de aula das unidades de Ensino Fundamental e Médio, totalizando 466 equipamentos no total.

“Estou muito feliz de ser secretária de uma cidade que tem, de fato, a Educação como prioridade. As nossas escolas poderão ensinar mais e melhor”, concluiu a secretária de Educação, Minéa Fratelli.

SOFTWARES

Além da aquisição de equipamentos, a Prefeitura também adquiriu recursos para aprendizagem e gestão escolar.

Para a gestão escolar, será utilizado o sistema de gerenciamento Gier, que permite administrar as unidades escolares, agilizar os processos administrativos e facilitar a comunicação entre os membros da comunidade escolar. Por meio desse sistema, é possível controlar as rotinas administrativas e pedagógicas: inscrições, matrículas, transferências e controle de professores e alunos, além de controle de frequências, notas e desempenho escolar.

Para auxiliar no aprendizado de matemática foi adquirido o software Matific, uma plataforma que ensina Matemática por meio de jogos, tornando o aprendizado uma experiência personalizada e lúdica.

E as lousas digitais vieram com o software educacional Mozaik 3D, que encantou os visitantes que estiveram no Cecape para conhecer os novos recursos educacionais. O prefeito Auricchio, médico de formação, ficou especialmente impressionado pelo software que mostra o corpo humano numa animação interativa em três dimensões. “Dá gosto mandar o filho para a escola para estudar desse jeito”, comentou, entusiasmado.

A aluna Flor de Maria Nogueira Souza, cuja foto estampa o anúncio de divulgação do programa EducaTech, foi uma das alunas da rede municipal de ensino que visitou o Cecape para conhecer as novidades tecnológicas. Flor de Maria já tem intimidade com o uso da tecnologia: é uma das participantes da competição internacional Technovation, que seleciona os melhores projetos de aplicativos para celular com propósito social. “Tecnologia quando é bem utilizada só agrega”, comentou sua mãe, Thuany Nogueira. “Essas ferramentas são facilitadoras do aprendizado e a educação pública de São Caetano está muito avançada nesse campo.”

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações