VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Alcione faz cirurgia na coluna e deve ter alta nos próximos dias

Procedimento cirúrgico na cantora de samba foi realizado por conta de uma doença chamada espondilolistese

  • Alcione faz cirurgia na coluna e deve ter alta nos próximos dias.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 19/07/2022
  • Compartilhar:

Procedimento cirúrgico na cantora de samba foi realizado por conta de uma doença chamada espondilolistese

cantora Alcione

Alcione faz cirurgia na coluna e deve ter alta nos próximos dias. Foto: Divulgação

A cantora de samba Alcione, de 74 anos, foi submetida a uma cirurgia na coluna neste domingo (17/07), no Hospital Copa D’or. O procedimento cirúrgico foi realizado na coluna vertebral por conta de uma doença chamada espondilolistese (Quando há um deslizamento de um disco da coluna sobre outro, e por conta disso acaba gerando um desalinhamento da coluna).

De acordo com assessoria de imprensa de Alcione, a cantora tinha ainda um diagnóstico de discopatia degenerativa de L5(Sinais de desgaste nos discos intervertebrais que tornam necessário a intervenção cirúrgica)

O procedimento cirúrgico foi feito pelo médico Deusdeth Gomes do Nascimento. Alcione está bem e deverá receber alta hospitalar nos próximos dias.

Conheça mais sobre a Espondilolistese

O que é

A coluna vertebral consiste em nosso pilar de sustentação. A região lombar é responsável por suportar fortes cargas mecânicas. A falha em suportar tais cargas pode levar ao escorregamento de uma vertebra em relação a outra. A essa condição damos o nome de Espondilolistese.

Tipos

Diferentes motivos podem levar uma vertebra à escorregar. Nos adultos, com mais de 50 anos, esse escorregamento acontece pela degeneração do disco e das articulações e acomete principalmente o seguimento entre a quarta e a quinta vertebras lombares.

É chamada de espondilolistese degenerativa. As crianças e os adolescentes também podem apresentar essa condição. Entretanto, esse escorregamento acontece por uma falha semelhante a uma fratura em uma determinada região da vértebra.

É chamada de espondilolistese ístmica e é mais frequente entre a última vértebra lombar e o sacro.

Existem ainda outros tipos menos frequentes: congênita, devido a defeitos presentes ao nascimento; traumática, devido a fraturas e metabólica em decorrência de doenças ósseas que tornam a coluna mais frágil.

Incidência

A espondilolistese degenerativa é 4 vezes mais comum nas mulheres em relação aos homens com uma incidência em torno de 8% e 2% respectivamente. A espondilolistese ístmica acomete cerca de 4% das crianças sendo mais comum nos meninos. Jovens esportistas submetidos a muito impacto como os ginastas tem uma incidência aumentada que pode chegar a 40%

Sintomas

Os principais sintomas são: dor lombar que piora a movimentação e dores nas pernas caso exista alguma compressão das raízes nervosas. Muitas vezes é a dor nas pernas que leva o paciente a procurar um médico e consequentemente a encontrar esta condição. Entretanto, é uma doença frequentemente assintomática tanto em crianças quanto em adultos.

Diagnóstico

A confirmação do diagnóstico é feita com radiografias da coluna que podem demonstra um escorregamento. A ressonância magnética é importante para os pacientes que apresentam irradiação das dores para os membros inferiores uma vez que permite a visualização direta das raízes e eventuais compressões.

Prevenção

Atividade física que fortaleça a musculatura do tronco, peso corporal adequado e restrição de atividades de alto impacto ajudam na prevenção. No entanto, as características genéticas também estão envolvidas e para isso não há o que se possa fazer.

Tratamento

A espondilolistese é uma condição que pode ser assintomática e passar desapercebida por toda a vida. Quando sintomática, os analgésicos e antiiflamatórios podem ser usados para os momentos de mais dor e tem a finalidade de reduzir os sintomas.

A fisioterapia, correções posturais e os exercícios de fortalecimento do tronco são importantes no tratamento e prevenção das dores. A restrição de determinados esportes e até mesmo um colete podem ser úteis para as crianças nas fases inicias da doença.

O tratamento cirúrgico é indicado quando existe falha do tratamento conservador. Geralmente ocorre na presença de compressão das raízes nervosas. A cirurgia consiste no reposicionamento da vertebra escorregada e descompressão das raízes produzindo excelentes resultados.

* Informações sobre a doença foram retiradas do site do hospital Albert Einstein (dr. Guilherme Meyer, ortopedista)

comunicado sobre cirurgia de Alcione

Assessoria de imprensa fez comunicado sobre cirurgia da cantora Alcione