Alceu Valença empolga público na abertura da Entoada Nordestina de S.Caetano
Milhares compareceram no show no Parque Chico Mendes e puderam se alegar com o show “Anunciação - Tu vens eu já escuto os teus sinais”
Milhares compareceram no show no Parque Chico Mendes e puderam se alegar com o show “Anunciação – Tu vens eu já escuto os teus sinais”
O cantor Alceu Valença empolgou o público que compareceu na abertura da Entoada Nordestina de São Caetano, na noite desta sexta-feira (20/05), no Parque Chico Mendes.
Com o show “Anunciação – Tu vens eu já escuto os teus sinais”, Alceu Valença levantou a galera cantando grandes sucessos de sua autoria e também do rei do baião Luiz Gonzaga.
O cantor disse estar feliz com a retomada dos shows após um período crítico da pandemia que interrompeu apresentações por conta das aglomerações que estavam proibidas.
Para Alceu, o evento realizado pela Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), traz uma alegria grande, mas requer cuidados, “Ainda é necessário ter cuidado, usar máscara em ambiente fechado, Estou vibrando que estamos saindo da pandemia”, disse o cantor durante entrevista coletiva antes de subir ao palco.
Alceu disse que exportar a cultura nordestina é importante. “Sou do Agreste de Pernambuco, eu tenho a cultura do sertão profundo. Adoro a cultura brasileira, sempre lutei por ela”, afirmou o artista.
Para projetos futuros, ele disse que divulgará quatros discos, sendo três gravados na pandemia, além de um audiovisual com a Orquestra Ouro Preto. “Também farei uma turnê da festa de São João e outra turnê na Europa”, revelou Alceu Valença.
Show
Após conceder entrevista e tirar fotos com fãs, Alceu Valença subiu ao palco com muito bom humor e alegria. Ele mostrou um abrangente panorama das diversas vertentes de sua obra. Entre forrós, baiões, xotes, toadas e emboladas, o cantor aliou temas de sua autoria – “Coração Bobo”, “Táxi Lunar” e “Papagaio do Futuro” – a clássicos de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro: “Baião”, “Vem Morena” e “Canto da Ema”, entre outras.
Cultura nordestina
Do sertão ao litoral, o show incluiu frevos que conquistaram as ruas de São Paulo e Olinda nos desfiles do bloco Bicho Maluco Beleza, comandado por Alceu. Da folia ao pop, os hits de uma das carreiras de maior sucesso na música brasileira: “Belle de Jour”, “Cavalo de Pau”, “Pelas Ruas que Andei”, “Como Dois Animais”, “Tropicana”, o hino “Anunciação”.
Ele se apresentou com a banda: [Leo Lira (guitarra), Tovinho (teclados), André Julião (sanfona), Nando Barreto (baixo) e Cassio Cunha (bateria)].
Abertura
O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, fez a abertura da festa ao lado de vários vereadores, entre eles Ubiratan Figueiredo, que foi o os A imigração nordestina é peça fundamental na história de São Caetano do Sul. é o presidente da Comissão organizadora da Entoada Nordestina deste ano.
De acordo com Auricchio, a Entoada homenageia, pelo menos, 40% da população, que é formada por nordestinos, seus filhos e netos. Ele enalteceu as festa terá a presença de repentistas, cordelistas, trios de sanfona, embolada, capoeira, mamulengo e várias outras atrações, como Trio Beijo de Moça, Candieiro, Forró de Macaxeira, Peneira e Sonhador, Regis e Tatá Alves, Trio Malaquias e Moreira de Acopiara. E, claro, os sabores da culinária nordestina para aquecer o fim de semana.
Outros shows no fim de semana
Na Entoada Nordestina, cada noite é encerrada por um grande show. Além de Alceu Valença, nesta sexta-feira, neste sábado (21/05), sobe ao palco Janayna Pereira às 19h e Rastapé com a participação especial de Zeca Baleiro às 21h. Neste domingo (22/05) será a vez do Falamansa, às 20h30.
A programação completa da Entoada Nordestina 2022 está disponível no Portal da Cultura: cultura.saocaetanodosul.sp.gov.br e no link da BIO do Instagram @secultscs.