VOLTAR
  • Política

Alaíde Damo assume como prefeita de Mauá e exonera João Gaspar

De acordo com Prefeitura, o pedido de demissão tramitava desde sexta-feira à noite, mas teria sido ratificado por Alaíde

  • Desde que assumiu como prefeita, Alaíde tem dado sinais de racha com a Famíla Jacomussi.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 15/05/2018
  • Compartilhar:

 De acordo com Prefeitura, o pedido de demissão tramitava desde sexta-feira à noite, mas teria sido ratificado por Alaíde

Alaíde toma posse como prefeita; transmissão do cargo foi feita pelo presidente da Câmara, Jacomussi. Foto: Divulgação

A vice-prefeita de Mauá, Alaíde Damo (MDB), assumiu nesta terça-feira (15/05) o comando da Prefeitura por conta da prisão do prefeito Atila Jacomussi (PSB), flagrado pela Polícia Federal com R$ 87 mil em sua residência, na última quarta-feira (09/05). Atila pediu à Câmara um afastamento de 15 dias do cargo, para tentar sua liberdade com recursos na Justiça.

Sem convocar a imprensa e nem autoridades, o presidente da Câmara, Admir Jacomussi (PRP), transmitiu o cargo para Alaíde. Um dos primeiros atos da prefeita em exercício foi assinar a exoneração do secretário de Governo, João Eduardo Gaspar, preso também pela PF na quarta-feira por ter em sua casa R$ 588, 4 mil além de 2,9 mil euros. A Polícia Federal, que deflagrou a Operação Prato Feito, investiga que agentes políticos, entre eles Gaspar, faria parte de um grupo que desviava dinheiro de contratos da merenda escolar em vários municípios do País. No Estado de São Paulo, 19 prefeituras são investigadas, entre elas São Bernardo e Mauá.

De acordo com a Prefeitura, o pedido de demissão estava em tramitação desde a última sexta-feira (11/05) à noite, mas só foi ratificada nesta terça, quando Alaíde Damo assumiu como prefeita.

O governo tem evitado fazer a defesa de Gaspar. Apenas justifica questões relacionados a Atila. Durante entrevista coletiva nesta terça-feira (15/05), do superintendente da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá), Israel Aleixo, evitou responder perguntas relacionadas ao ex-secretário de Governo.