VOLTAR
  • Economia

Agravamento da pandemia faz Volkswagen suspender produção

A partir de quarta-feira (24/03), as atividades de produção das fábricas da Volkswagen de São Bernard, Taubaté, São Carlos e São José dos Pinhais param e retornam em 4 de abril

  • Em setembro, foram criados 667 empregos formais no município; para cada três postos de trabalhos abertos na região, um é de São Bernardo.
    Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine
  • Por: Redação
  • Publicado em: 19/03/2021
  • Compartilhar:

A partir de quarta-feira (24/03), as atividades de produção das fábricas da Volkswagen de São Bernard, Taubaté, São Carlos e São José dos Pinhais param e retornam em 4 de abril

 

Agravamento da pandemia faz Volkswagen suspender produção. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

 

A Volkswagen do Brasil comunicou nesta sexta-feira que suspenderá a sua produção no país por 12 dias corridos. De acordo com a montadora, a medida foi adotada devido ao agravamento da pandemia, com alta do número de casos e mortes por Covid-19, e pelo aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) nos Estados.

Essa é a segunda vez que a empresa para no Brasil por causa da pandemia. Em 2020, a empresa também suspendeu os trabalhos em suas fábricas.

A partir de quarta-feira (24/03), as atividades de produção das fábricas da Volkswagen de São Bernardo, Taubaté (SP), São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR) estarão suspensas até o dia 4 de abril.

Sindicato

Em reunião realizada na tarde desta sexta  com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC reforçou a necessidade urgente de paralisação das fábricas devido ao avanço da pandemia, que só na região do ABCD já matou mais de 5 mil pessoas.

De acordo com o presidente do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão, não houve acordo para paralisação imediata de todas as empresas, mas a entidade patronal disse que vai orientar seus associados a abrir negociação com os sindicatos responsáveis por cada planta produtiva, para discutir a situação e a possibilidade de parada, caso a caso.

Após negociação com os Metalúrgicos do ABC e demais sindicatos que representam a categoria, a Volkswagen anunciou a paralisação da produção em todas as suas plantas no País do dia 24 de março até 4 de abril. O Sindicato reforça que continua em contato com as demais montadoras da região – Mercedes-Benz, Toyota e Scania – reivindicando a paralisação das atividades.

Wagnão relata também que a Anfavea manifestou concordância em relação à reivindicação do Sindicato para que as empresas do setor automotivo adquiram vacinas e insumos para doação aos Sistema Único de Saúde. “Ontem, conversei com o prefeito de Santo André e presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Paulo Serra, e acertamos uma reunião com a Anfavea na semana que vem para acertar os detalhes”, explica o dirigente.