Agenda Cultural de Santo André oferece programação variada

Trabalhos das Escolas Livres e de outros espaços da Secretaria de Cultura também estão na programação

 

Trabalhos das Escolas Livres e de outros espaços da Secretaria de Cultura estão na programação. Foto: Divulgação

 

A Agenda Cultural Online de Santo André tem prosseguimento nesta semana com uma variada programação que inclui música, cinema, literatura e teatro, entre outras atrações gratuitas. Por conta da pandemia da Covid-19, as atividades serão apresentadas pelas redes sociais.

São produções das Escolas Livres e outros espaços da Secretaria de Cultura, além de produtores culturais da cidade cujos projetos foram aprovados no edital emergencial lançado no período da pandemia.

A programação terá início na segunda-feira (19), às 16h, com o projeto Emia 30 anos, que apresentará ‘Narrativas de um dia na EMIA #3’, com Rosana Damas. No mesmo horário, o ELT em Casa terá a aula final do Terreiro de Estudo, com o tema ‘Atuação cênica e multinaturalismo ameríndio: aproximações, negociações e conflitos’. E no ELD em Casa, a exibição do Ciclo IV, do Núcleo de adultos. Às 19h30 será realizada a live ‘Produção executiva’, com Fernanda Senatori e mediação de Gal Buittoni.

Na terça-feira (20), às 16h, o ELT em Casa apresentará a aula ‘Teatro como trabalho’, tendo como convidados Honny Salaberg, do grupo de formação 19, e Marcio Castro, do grupo de formação 3. Neste dia haverá três lives. Giovana Flaminio fará apresentação sobre Hatha Yoga e universo dos cristais, às 17h. E o ELCV em Casa exibirá o filme ‘Sementes: Mulheres pretas no poder’, das diretoras Éthel Oliveira e Júlia Mariano, às 17h30, e em seguida, às 19h30, realizará um bate-papo sobre o filme com as diretoras com mediação de Carla Gallo.

A quarta-feira (21) terá, às 16h, no ELT em Casa, aula do Terreiro de estudo com o tema ‘Duas fontes: Lete, o esquecimento, e mnemósina, a memória’. E no ELCV em Casa, a exibição da mini-mostra da Turma 9 e conversa com realizadores e Gustavo Brandão. A partir das 18h, o Museu em Casa mostrará a história de ‘O enigma do tempo’, de Marcelo Gleiser, produção da equipe de formação do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa.

As atrações da quinta-feira (22) serão, às 16h, no Emia em Casa, ‘Fazendo arte, sim!’, e a aula de queima de peça feita com argila em forno improvisado com telhas, com Fabio Marques; e no Acervo ELT, a apresentação de Roberta Estrela Dalva na ELT em 2013. E o projeto Quintas Lá em Casa receberá a cantora Mariane Mattoso, às 19h.

Na sexta-feira (24), às 15h, o professor Eduardo Navarro realizará mais uma aula do curso de língua tupi. Às 16h, o Acervo ELT exibirá trecho do Fórum Pedagogia da Autonomia, realizado em 2009. E o Conto das Seis encerra a programação do dia, às 18h, com a participação de George Patrão, que apresentará o conto Beatriz.

E no sábado (25), às 15h, a obra ‘Olhos D´Água’, de Conceição Evaristo, será o tema da roda de leitura da oficina literária organizada pela escritora e jornalista Daiana Barasa, com a participação da também jornalista e especialista em neurociência Juliana Rodrigues.

Outras atrações – A Agenda Cultural Online de Santo André disponibiliza ainda dezenas de trabalhos de produtores culturais da cidade. São obras aprovadas no edital emergencial lançado no período da pandemia que trabalha com linguagens como música, teatro, dança, literatura, artes visuais, circo, artesanato, audiovisual, entre outras.

A ‘Agenda Cultural Online’ é uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André que visa levar ao público uma programação cultural diversificada e de qualidade produzida na cidade. O conteúdo está disponível em http://www3.santoandre.sp.gov.br/agendacultural/.