VOLTAR
  • Cidades
  • Ribeirão Pires
  • Santo André
  • São Paulo

Ação integrada entre GCMs do ABCD resulta em prisões e recuperação de veículos

Força-tarefa realizou 313 averiguações, sendo 165 pessoas e 148 veículos (carros e motos) averiguados

  • Ação integrada entre GCMs do ABCD resulta em prisões e recuperação de veículos.
    Foto: Divulgação/PSA
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 30/09/2024
  • Compartilhar:

Força-tarefa realizou 313 averiguações, sendo 165 pessoas e 148 veículos (carros e motos) averiguados

GCM de Santo André

Ação integrada entre GCMs do ABCD resulta em prisões e recuperação de veículos. Foto: Divulgação/PSA

Balanço final da Operação Divisa Segura Grande ABC, ação articulada e integrada entre as Guardas Civis Municipais (GCMs) da região, realizada na sexta-feira (27/09), aponta que a iniciativa obteve êxito em sua proposta de combate à criminalidade.

A força-tarefa realizou 313 averiguações, sendo 165 pessoas e 148 veículos (carros e motos) averiguados. Deste total, foram feitas três prisões, uma por furto (em Ribeirão Pires), uma por estelionato (São Paulo) e outra por tráfico de drogas (Santo André). Também houve 10 veículos  e três celulares recuperados, além da apreensão de 125 porções de cocaína, 140 de maconha e 33 de crack.

A ação envolveu apenas forças de segurança municipais e foi articulada em reuniões sobre Segurança no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que reuniu o comando das GCMs para debater ações conjuntas para combater a criminalidade na região. A operação foi amparada pela lei 13.022/2014, que institui normas gerais para as guardas municipais em todo o Brasil.

Esta primeira ação foi organizada pela GCM de Santo André e teve suporte das guardas dos municípios que fazem divisa com a cidade. Houve empenho de 101 agentes e 38 viaturas, incluindo equipes de Rondas Ostensivas Municipais (Romu), Rondas Com Motocicletas (Romo), Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), canil e bases móveis.

“A Operação Divisas Seguras foi um sucesso. Uma ação inédita, de trabalho conjunto entre as forças de segurança dos municípios da região. A nossa expectativa é que, a partir desta primeira edição, a gente realize outras nas demais cidades, reforçando a segurança do Grande ABC”, afirmou o secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo da Silva.