VOLTAR
  • Cidades

Abrigo Emergencial contra a covid-19 será entregue em São Caetano

Funcionamento de espaço público destinado a moradores de rua começa na próxima semana

  • Funcionamento de espaço público começa na próxima semana.
    Foto: Divulgação/PSCS-Eric Romero
  • Por: Redação
  • Publicado em: 01/06/2020
  • Compartilhar:

Funcionamento de espaço público destinado a moradores de rua começa na próxima semana

 

Funcionamento de espaço público começa na próxima semana. Foto: Divulgação/PSCS-Eric Romero

 

A partir da próxima segunda-feira (08/06), a Prefeitura de São Caetano passa a disponibilizar, de forma inédita na cidade, abrigo emergencial para amparar pessoas em situação de rua. A ação tem por objetivos promover o isolamento social, como forma de prevenção à covid-19, e ressocializar os cidadãos por meio de oficinas e atividades propostas por equipe multidisciplinar.

“O local funcionará 24 horas por dia, com capacidade para até 30 pessoas, que serão encaminhadas pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)”, explicou o prefeito José Auricchio Júnior durante visita técnica realizada nesta segunda-feira (01/06). “São ações como essa que resgatam a dignidade aos acolhidos”, completou.

De acordo com a secretária municipal de Assistência e Inclusão Social, Marisa Catalão, o espaço conta com dormitórios, espaço de convivência (sala de TV), refeitório e vestiário. “Em parceria com a ONG AEVida e Movimento, serão oferecidas atividades terapêuticas com intuito, também, de reinserir o cidadão na sociedade.”

A coordenadora do Creas, Marília Felismino, reforça que todos os abrigados ganharão equipamentos de proteção individual, kit de higiene pessoal, roupas e alimentação. “Serão acolhidos idosos, pessoas com deficiência e pessoas integrantes do grupo de risco, que receberão cuidados médicos, psicológicos e de assistência social”, acrescentou.

O abrigo emergencial contará com educadores sociais, auxiliares de limpeza, cozinheiro, auxiliar de cozinha, psicólogo, assistente social, coordenador, auxiliar administrativo e porteiros. A Guarda Civil Municipal dará suporte na segurança do local. A Fundação Via Varejo doou camas e colchões para equipar o espaço.