VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Abertura da Festa Italiana de S.Caetano atrai 25 mil pessoas; Veja vídeos

Prefeito Auricchio entra no clima do evento gratuito e faz até fogazza junto com voluntários das barracas típicas 

  • Prefeito Auricchio entra no clima do evento gratuito e faz até fogazza junto com voluntários das barracas típicas.
    Foto: Divulgação/PSCS 
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 06/08/2023
  • Compartilhar:

Prefeito Auricchio entra no clima do evento gratuito e faz até fogazza junto com voluntários das barracas típicas

A abertura da 30ª edição da Festa Italiana de São Caetano atraiu neste sábado (05/08) 25 mil pessoas. O prefeito José Auricchio Júnior entrou no clima do evento e fez até fogazza junto com os voluntários das barracas típicas.

“Trata-se de uma edição especial e história. A Festa Italiana está no seu auge em termos de organização. É a primeira vez que uma secretária de Estado da Cultura (Marília Marton) participa da abertura e reforça a importância desse nosso evento”, afirmou Auricchio.

Auricchio fazendo fogazza

Prefeito Auricchio entra no clima do evento gratuito e faz até fogazza junto com voluntários das barracas típicas. Foto: Divulgação/PSCS

O chefe do Executivo ressaltou ainda a questão do reforço na segurança pública. “As famílias podem vir para a festa familiar que conta com muita segurança. Há 8 pontos de vídeos que monitoram dentro e fora dela”, explicou.

São 60 agentes de Segurança (38 Guardas Civis Municipais, 17 Policiais Militares e cinco Policiais Civis) e 11 agentes da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana), responsáveis pela organização no trânsito local e nos arredores.

“São Caetano se orgulha de sua colonização italiana e a festa não perde suas raízes. A cada ano, o evento está cada vez mais exuberante, atraindo milhares de famílias da nossa cidade e da região. As pessoas podem utilizar o transporte público, vir a pé ou de carro com muita segurança”, completou o prefeito.

Auricchio com crianças na festa italiana

Auricchio diz que festa é familiar e conta com reforço na segurança. Foto: Divulgação

Estado

A secretária estadual de Cultura, Marília Marton, afirmou que o Estado poderá ajudar no crescimento da festa e afirmou que o evento está em seu “radar”.

“A ideia é prestigiar e ajudar no crescimento dessa festa que já está consolidada. É importante a nossa presença. O Estado pode colaborar e está no meu radar”, disse Marília ao acrescentar que a grande presença do público nesse evento significa que as “pessoas estão carentes de consumir cultura”.

Entrevista com prefeito e secretária

marília marton e auricchio

Secretária de Estado, Marília Marton, participa da abertura de festa e diz que Estado pode ajudar no crescimento do evento. Foto: Divulgação

Público

A expectativa é a de receber  pelo menos 120 mil pessoas nos quatro fins de semana, superando o recorde de público do ano passado, quando 113 mil pessoas compareceram. A maior festa de rua do Brasil com esta temática será realizada todos os sábados e domingos de agosto (5, 6, 12, 13, 19, 20, 26 e 27/08), sempre a partir das 18h. Assim como em 2022, as barracas gastronômicas estão montadas nas ruas Mariano Pamplona e 28 de Julho, no Bairro Fundação. Já os shows culturais e a praça de alimentação ficarão bem ao lado, no Parque Municipal Província de Treviso. A entrada é gratuita.

Lasagna, gnocchi, capeletti, cannoli, sfogliatella e muitas outras delícias da gastronomia italiana integram o cardápio das 29 barracas de comidas e bebidas típicas mantidas por entidades assistenciais da cidade.

Além das atrações gastronômicas e culturais, como Fred Rovella e Amigos e a Mama Braciola, já tradicionais nas Festas Italianas, a festividade será propícia para receber famílias inteiras, já que

A tradicional Festa Italiana de São Caetano conta com ótima gastronomia, além de muita animação levada pelas diversas atrações culturais, típicas do País da Bota.

Banheiros químicos, camarins para receber artistas e tendas para entidades e de apoio também formam a estrutura da Festa.

Auricchio na festa Italiana

Abertura da Festa Italiana de São Caetano atrai 25 mil pessoas. Foto: Divulgação