Categories: Economia

ABCD vai ganhar 57 novos condomínios em 2024

Segundo a Lello, maior administradora de condomínios do país, empreendimentos a serem entregues até o final deste ano

Angelica ArbexAngelica Arbex
Angelica Arbex, diretora de marketing da Lello Condomínios. Foto: Diulgação
O Grande ABC vai ganhar 57 novos condomínios em 2024. É o que aponta levantamento realizado pelo Data Lello, frente estruturada de dados da administradora Lello Condomínios que compila, traduz, cruza analisa e transforma em informação e tendência os dados relacionados à vida em comum nas cidades.
Segundo o estudo, realizado com base em informações disponibilizadas por construtoras e incorporadoras, o total de empreendimentos imobiliários a serem entregues até o fim deste ano na região representa 10,4 mil novos apartamentos.
Santo André lidera o número de entregas de novos edifícios para 2024, com 23 empreendimentos a serem implantados até dezembro. Em seguida vêm as cidades de São Bernardo do Campo (20), São Caetano do Sul (6), Mauá (5) e Diadema (3).
Segundo Angelica Arbex, diretora de Marketing da Lello Condomínios e coordenadora do estudo, a expansão vertical no Grande ABC vive um ciclo de aceleração. “A verticalização de uma região muda toda a paisagem urbana da área. A geração de empregos e a ampliação da oferta de comércio e de serviços no entorno sempre acompanham a aceleração imobiliária”, destaca a executiva.
Segundo ela, nunca foi tão importante a criação de pautas de sustentabilidade e de regeneração urbana no mercado imobiliário como agora. “Os empreendimentos já precisam nascer com soluções pensadas para o reuso de água, alterativas para geração de energia limpa, correta destinação de lixo, compostagem, horta, dimensionamento adequado para carregamento de carros elétricos e formação de comunidades fortes de vizinhos. Não há outra maneira de viver em comunidade que enfrentando, debatendo e criando soluções inteligentes e com respeito aos recursos naturais, finitos. Um empreendimento não é uma ilha isolada do mundo. Não olhar para estes temas torna inviável a vida urbana. E criar esta cultura num condomínio que está nascendo é a forma mais orgânica de mudar as cidades para melhor”, conclui Angelica.
O setor de implantação da Lello Condomínios preparou um passo a passo para a implantação de novos condomínios no ABC (veja abaixo)

Conheça o passo a passo da implantação de novos condomínios:

1) Escolher a administradora que vai implantar o condomínio, seguindo todos os passos determinados pela legislação.
2) Fazer a previsão orçamentária para a implantação e pela ocupação do condomínio, determinando, desta forma, quanto cada unidade irá pagar de cota condominial por mês.
3) Adquirir o “enxoval” básico para o empreendimento até que o Corpo Diretivo seja eleito e possa determinar os próximos passos.
4) Contratar a primeira equipe de funcionários, que já deverão estar presentes durante o período de instalação.
5) Realizar a assembleia de implantação, conforme determina a legislação;
6) Eleger o primeiro síndico e o primeiro corpo diretivo;
7) Obter o CNPJ do empreendimento;
8) Celebrar os contratos de manutenção, observando todo o necessário para preservar a garantia dada pelo incorporador da edificação;
9) Contratar o seguro adequado para o empreendimento;
10) Criar normas provisórias de uso;
11) Propor e aprovar o Regulamento Interno;
12) Cuidar de todos os assuntos relacionados às concessionárias: cadastro de economias na Sabesp, desmembramento de IPTU e titularidade para registro das contas, entre outras providências;
13) Criar o cronograma de assembleias do primeiro ano que vão deliberar sobre pautas comuns como fechamento de sacada e área de serviço, sorteio de vagas de garagem se for o caso, entre outras decisões comunitárias.
* Dados fornecidos pelo setor de Implantação de Condomínios da Lello
Share
Published by
Redação

Recent Posts

Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires comemora Dia Nacional do Choro

Celebrada no dia do nascimento de Pixinguinha (23), ação cultural reuniu músicos convidados, alunos, professores…

3 minutos ago

Prefeitura de São Caetano institui o Programa Pró-Leite com auxílio de R$ 75 às famílias

Com o auxílio creditado em cartões, contemplados conseguirão comprar 2 kg de leite em pó…

17 minutos ago

Parque Guaraciaba recebe Pixote, MV Bill e outras atrações neste sábado

Segunda edição do Samba no Guaraciaba reúne atrações e gastronomia com entrada solidária

32 minutos ago

Resgate de carcará e cães do mato reforçam atuação do Zoo de São Bernardo

Equipamento recebeu ave de rapina e três filhotes, recuperados pelo Corpo de Bombeiros e PM…

45 minutos ago

Mauá recebe 2ª etapa da Liga Nacional de Basquete 3×3 no próximo fim de semana

Torneio reunirá mais de 80 equipes e quase 100 jogos; Cidade terá representantes nas categorias…

2 horas ago

Sinfônica de Santo André homenageia U2 neste domingo no Parque Central

Espetáculo, que terá início às 11h, faz parte de programação cultural gratuita com muita música,…

3 horas ago