VOLTAR
  • Cidades

ABCD tem Dia D neste sábado para vacinação contra gripe

Municípios da região querem atingir grupos prioritários; vacinação vai das 8h às 17h As sete cidades da região têm este sábado (12/05) como o Dia da vacinação contra a gripe. A maioria dos postos atenderá das 8h às 17h. A ideia é vacinar os grupos prioritários. A ação na Região faz parte da campanha nacional […]

  • Governo destinou até o momento 107 mil doses e são necessárias 432 mil para a vacinação de todos os idosos.
    Foto: Divulgação/PDA
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 12/05/2018
  • Compartilhar:
  1. Municípios da região querem atingir grupos prioritários; vacinação vai das 8h às 17h

Vacinação contra gripe terá Dia D neste sábado nas sete cidades da Região. Foto: Divulgação/PDDA

As sete cidades da região têm este sábado (12/05) como o Dia da vacinação contra a gripe. A maioria dos postos atenderá das 8h às 17h. A ideia é vacinar os grupos prioritários. A ação na Região faz parte da campanha nacional de imunização iniciada em 23 de abril.

Além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, fazem parte do público-alvo crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas (o município não possui este grupo, pois são considerados somente os aldeiados), portadores de doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de professores das escolas públicas e privadas, conforme recomendação do governo federal.

É preciso levar a carteira de vacinação para o registro, sendo que no caso dos pacientes com doenças crônicas, é indispensável levar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação. Pacientes que fazem parte de programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem ir aos postos onde já estão cadastrados para receberem a vacina. Caso o local onde regularmente o munícipe é atendido não tenha um posto de vacinação, o morador deve buscar a prescrição médica na próxima consulta que estiver agendada, visando garantir esse documento com antecedência, para evitar filas na hora da vacinação.

Em Santo André, a Prefeitura imunizou 45.894 pessoas. O público-alvo de 2018 em Santo André representa 163.032 pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 95% dos grupos elegíveis para a vacinação. Em 2017, foram imunizadas 130.380 pessoas.

Em São Bernardo, além das além das Unidades Básicas de Saúde, a imunização também será disponibilizada em shoppings e supermercados da cidade. Neste ano, a meta estipulada pelo Ministério da Saúde para a cidade é de imunizar 159.381 pessoas. E desde o início da campanha, 53.509 pessoas já foram vacinadas, o que representa 32,47% da população dos grupos de São Bernardo.

Em Diadema, a meta estipulada pela Secretaria de Saúde é que 90% de cada grupo prioritário seja vacinada ao término da campanha. Até o momento, 23.039 moradores que fazem parte o grupo de risco foram vacinados. Após a aplicação, a proteção só é efetivada depois de 10 a 14 dias, em média.

A Prefeitura Ribeirão Pires informou que foram imunizados 4.673 moradores contra a gripe. Santo André e Rio Grande da Serra também têm dia D neste sábado.