VOLTAR
  • Economia

ABCD cria mais de 4 mil empregos; São Bernardo lidera ranking

Dados do Ministério do Trabalho e Previdência foram organizados em boletim regional pelo Consórcio ABC e pela Agência de Desenvolvimento

  • Caged aponta saldo de 1.929 vagas de emprego criadas em São Bernardo.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 28/10/2022
  • Compartilhar:

Dados do Ministério do Trabalho e Previdência foram organizados em boletim regional pelo Consórcio ABC e pela Agência de Desenvolvimento

rua Marechal deodoro em São Bernardo

Caged aponta saldo de 1.929 vagas de emprego criadas em São Bernardo. Foto: Divulgação


O ABCD apresentou, em setembro de 2022, saldo positivo de 4.162 de vagas formais e totalizou 30.735 vagas abertas nos nove primeiros meses do ano. O saldo acumulado dos últimos 12 meses (de outubro de 2021 até setembro de 2022) registra a abertura de 35.131 vagas formais na região.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). As informações, divulgadas pelo Ministério do Trabalho e Previdência, foram organizadas pelo Observatório Grande ABC, iniciativa do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, com o objetivo de levantar números regionais dos mais diversos setores para embasar políticas públicas para a região.

Seis municípios da região encerraram o mês passado com saldo positivo: São Bernardo do Campo (+1.929), Santo André (+950), Diadema (+545), Mauá (+524), São Caetano do Sul (+253) e Rio Grande da Serra (+11). Ribeirão Pires apresentou recuo (-50).

O setor com melhor saldo em setembro foi Serviços (+2.120), seguido de Comércio (+1.090), Indústria (+653), Construção (+292) e Agropecuária (+7).

 São Bernardo lidera ranking

São Bernardo apresenta saldo positivo de 1.929 vagas de trabalho criadas em setembro, encabeçando mais uma vez ranking do ABCD. O número representa balanço registrado nesta quinta-feira (27/10) pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do governo federal, atrelado ao Ministério do Trabalho e Previdência. O município contabiliza 10.915 contratações formais com carteira assinada no último mês.

Os setores de serviços e comércio foram os principais catalizadores de emprego em São Bernardo. O painel do novo Caged mostra que enquanto o de serviços contou com 6.485 admissões, sendo 928 postos de saldo positivo no registro do mês, o comércio em geral computou 2.353 contratações, com 524 de saldo. Na sequência do levantamento, a indústria também teve resultado importante no município: 331 cargos de saldo – foram 1.250 admissões. O índice de variação ficou em 0,74% na cidade em setembro.

O desempenho coloca São Bernardo na quarta posição entre os 39 municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo, atrás somente da Capital (17.900), Guarulhos (2.629) e Osasco (2.006). O Caged relata também o saldo positivo de 14.356 postos com carteira assinada nos últimos 12 meses na cidade. No período, computado entre outubro de 2021 a setembro de 2022, são 131.629 contratações no município – neste intervalo, houve 117.273 desligamentos.

O saldo alcançado por São Bernardo é favorável ainda na comparação com setembro de 2021, quando o saldo de empregos criados, à época, foi de 1.805 postos formais de trabalho.

“São Bernardo possui um ambiente atraente para a criação de empregos e oportunidades na cidade. Além de gestão séria e transparente, temos fomentado ações de destaque, a exemplo de feirões e mutirões de trabalho e renda, assim como a oferta de cursos de formação profissional, em parceria com o Senac, que contribuem para que a população possa ser inserida no mercado. Como resultado, o Caged demonstra, com números, que estamos no caminho certo”, sustentou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo.

A política de concretização de feirões de emprego, agenda prioritária do prefeito Orlando Morando, figura entre os motivos para esse cenário. Apenas neste ano foram três edições em São Bernardo, sendo que o último evento deste gênero ocorreu no fim de agosto, em comemoração ao aniversário da cidade. As duas atividades anteriores se deram em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, em março, e ao Dia do Trabalho, em maio.

prefeito Orlando Morando no feirão de emprego

Governo do prefeito Orlando Morando realizou três feirões de emprego neste ano. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

ACUMULADO DO ANO

No acumulado de 2022, o saldo positivo é de 12.735 empregos em São Bernardo, decorrente de 101.491 contratações e de 88.756 demissões. Outra ação de governo com efeitos assertivos à cidade é a recuperação da CTR (Central de Trabalho e Renda), agência pública do fomento ao emprego e que atua em auxílio às empresas.

Clique aqui para acessar o boletim completo.