
Nesta quarta-feira (26/03), uma ação integrada e eficaz coordenada pela Prefeitura de Santo André desmantelou um abatedouro clandestino que funcionava em condições absolutamente irregulares e insalubres. A ocorrência teve início com o monitoramento ambiental realizado pelo SEMASA, que identificou a chegada de uma carga viva ao local suspeito. Imediatamente, o órgão acionou o Centro de Operações Integradas (COI), que mobilizou sua estrutura de inteligência para coordenar a resposta.
A partir da análise das imagens em tempo real, o COI organizou o envio das equipes operacionais do GOE (Grupo de Operações Especiais da GCM) e da GCM (Guarda Civil Municipal), que partiram rapidamente para o local, onde flagraram o abate ilegal de um suíno no exato momento da chegada das viaturas.
No interior do imóvel, foram encontrados diversos animais vivos – suínos, carneiros e aves – em situação de maus-tratos, além de indícios claros de abate sem qualquer condição de higiene, configurando crime ambiental e sanitário.
Dois homens foram detidos em flagrante e conduzidos à DICMA (Delegacia de Investigações sobre Crimes contra o Meio Ambiente), onde estão sendo adotadas todas as medidas de polícia judiciária. O local foi imediatamente interditado.
A operação reforça a importância da atuação integrada entre os órgãos ambientais, de segurança e tecnologia da Prefeitura de Santo André. “Esse tipo de resposta rápida só é possível graças à nossa estrutura de inteligência integrada e ao compromisso das equipes envolvidas com a segurança e a saúde pública”, afirmou Carlos Secco, superintendente do COI.
Ver essa foto no Instagram