‘A Cor Púrpura’ é destaque do projeto Grandes Livros do Cinema desta sexta
Ação, que segue em seu segundo mês, explorando títulos de adaptações literárias no cinema
Ação, que segue em seu segundo mês, explorando títulos de adaptações literárias no cinema
Nesta sexta-feira (15/09), o CHL – Centro Histórico e Literário Ricardo Nardelli (Rua Miguel Prisco, 286 – Centro), sedia, a partir das 18h30, mais uma edição do projeto Grandes Livros no Cinema, ação que visa o fomento da literatura na Estância, analisando títulos de adaptações literárias para as telonas. Desta vez, a obra a ser explorada é ‘A Cor Púrpura’, da autora Alice Walker, que conta a história de Celie, uma mulher pobre e negra, do Sul dos Estados Unidos.
A Cor Púrpura narra a brutalidade sofrida pela protagonista desde a infância. A jovem Celie escreve cartas para Deus e para a irmã, missionária na África, com uma linguagem peculiar que assume ritmo e cadência próprios e líricos à medida em que a adolescente cresce e começa a arregimentar experiências e amigos. Entre eles, a inesquecível Shug Avery, cantora, amante de Albert e responsável por uma sensível melhora na rotina de Celie.
Marcilio Duarte, diretor de Patrimônio Histórico de Ribeirão Pires, e coordenador da atividade, comenta que “apesar da dramaticidade de seu enredo, A cor púrpura não se resume às lágrimas derramadas pelo leitor diante das perversidades aqui relatadas – e longe de serem apenas fruto da imaginação de Alice Walker. Por trás da triste história de Celie, há uma crítica à relação entre homens e mulheres, ao poder dado ao homem em uma sociedade que ainda hoje luta por igualdade entre gêneros, etnias e classes sociais. Um livro que retrata um pedaço do mundo no início do século XX, mas que nos mostra a atualidade de determinadas questões”.
A ação gratuita acontece todas as sextas-feiras no CHL, trazendo sempre uma obra diferente para ser explorada e debatida.
Grandes Livros no Cinema
Data: 15/09
Horário: 18h30
Local: Centro Histórico e Literário Ricardo Nardelli ( Rua Miguel Prisco, 286 – Centro)
Classificação Indicativa: 14 anos
Entrada Franca