ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Defesa Civil alerta para temporais no Estado de SP entre quarta até sexta

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado (CGE) chegada de uma frente fria traz chuva para todas as regiões  

Gislayne Jacinto
Última atualização: 26/10/2023 15:36
Por Gislayne Jacinto
Publicado 25/10/2023
Compartilhar

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado (CGE) chegada de uma frente fria traz chuva para todas as regiões

pessoas com guarda-chuva
Defesa Civil do Estado de SP alerta para chuvas intensas a partir desta quarta. Foto: Agência Brasil

A Defesa Civil do Estado SP fez um alerta sobre as fortes temporais para todas as regiões do Estado de São Paulo entre esta quarta (25/10) e sexta-feira (27/10). Durante este período haverá queda nas temperaturas, principalmente nos municípios da faixa leste. Há possibilidade de pancadas de chuvas virem acompanhadas de queda de raio e queda de granizo, além de rajadas de vento de até 70km/h.

Na Capital, Região Metropolitana de São Paulo, Região do Vale do Ribeira e Itapeva são esperados acumulados de até 50mm. Na região de Campinas e Sorocaba os acumulados ficarão em 70mm. Já nas regiões de Araraquara, Bauru, Presidente Prudente, Marília, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte a previsão são de 80mm, durante as 72 horas do alerta, chuva considerada moderada. No entanto, aos municípios da faixa leste requerem atenção especial, o que inclui o Litoral Paulista, haja vista a existência de um número maior de áreas de riscos nestes locais.

No interior do estado é esperada a maior concentração de chuva. Nas regiões de Araçatuba, Barretos, Franca, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto os acumulados podem chegar aos 100mm, chuva considerada forte. Em todas as regiões haverá presença de rajadas de vento que podem chegar aos 70 km/h, além de raios e granizo.

Os moradores destas regiões devem permanecer atentos às recomendações da Defesa Civil. Jamais enfrentar áreas alagadas ou com enxurradas. Uma lâmina com 15cm de água pode arrastar uma pessoa e com 30cm levar um automóvel. Ao ouvir um trovão devem procurar um local coberto e evitarem permanecer parados embaixo de árvores.

As pessoas que residem em áreas de encosta precisam observar os sinais de movimentação do solo. Durante o processo de deslizamento é comum surgirem rachaduras nas paredes dos imóveis, portas e janelas emperrarem, postes e árvores se inclinarem e água lamacenta escorrer pelo morro.

Como há previsão de rajadas de vento em todo o estado é fundamental adotar alguns cuidados. É recomendado evitar estacionar veículos próximos às árvores, profissionais que trabalham ao ar livre e em altura precisam redobrar os cuidados com a segurança.

Nas áreas litorâneas, devido a essas rajadas de vento, a agitação marítima ficará mais intensa, logo, durante o período do alerta, não é recomendado que as pessoas permaneçam no mar e nas orlas da praia, mantendo atenção com as edificações, infraestruturas e vias que estejam em áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras. Além disso, recomenda-se cuidado com embarcações e evitem adentrar em alto mar. A prática de esportes aquáticos ou influenciados pelo vento como surf, windsurf e kitesurf também devem ser evitados.

Sistema de Defesa Civil em prontidão

A Defesa Civil do estado estará de prontidão ao longo destes dias, monitorando em tempo real a evolução da chuva e emitindo os alertas à população pelo SMS 40199. Para se cadastrar basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 e no campo da mensagem digitar o CEP da localidade de interesse.

Recomendamos às Defesas Civis Municipais que permaneçam atentas e reforcem a divulgação de informações para a população, visando a adoção de medidas de autoproteção.

Tags:estadofrente friasão pauloSPtemporais

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior guardas municipais de São Caetano em operação Provas para concurso à Prefeitura de S.Caetano começam no fim de semana
Próximo artigo Catarina Waidergorn, a CataStar Miss São Bernardo é destaque no Fashion Week Show
- Públicidade -

Últimas notícias ABC Paulista

Luciano são paulo
São Paulo descobre quando conhecerá rival da Sul-Americana
03/06/2026
Santos neymar
CONMEBOL divulga detalhes dos jogos do Santos nos playoffs da Sul-Americana
03/06/2026
Palmeiras
CONMEBOL divulga detalhes das oitavas de final do Palmeiras
03/06/2026
Corinthians Gustavo Henrique
CONMEBOL divulga detalhes das oitavas de final do Corinthians
03/06/2026
Rui costa são Paulo roger machado
Comissão do São Paulo solicita afastamento de Rui Costa
03/06/2026

Recomendadas

Carreta da mamografia percorre 11 endereços de São Bernardo no mês de junho
São BernardoCidades

Carreta da mamografia percorre 11 endereços de São Bernardo no mês de junho

02/06/2026
Diadema divulga homologação do concurso público da GCM
DiademaCidades

Diadema divulga homologação do concurso público da GCM

03/06/2026
Smart Sanca auxilia GCM na prisão em flagrante de foragido que tentou furtar cabos de energia da Praça Cardeal Arcoverde
São CaetanoCidades

Smart Sanca auxilia GCM na prisão em flagrante de foragido que tentou furtar cabos de energia da Praça Cardeal Arcoverde

03/06/2026
Motociclista de 27 anos morre após colidir contra traseira de caminhão em Santo André
Santo AndréCidades

Motociclista morre após colidir contra traseira de caminhão em Santo André

03/06/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?