Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Entenda como a Polícia localizou armamento de guerra furtado do Exército  

Setor de inteligência identificou negociação de fuzis entre suspeitos

Última atualização: 24/10/2023 21:10
Por Gislayne Jacinto
Publicado 24/10/2023
Compartilhar

Setor de inteligência identificou negociação de fuzis entre suspeitos

metralhadoras do exército
Entenda como a Polícia localizou armamento de guerra furtado do Exército. Foto: Divulgação

O desaparecimento do armamento de guerra do Exército brasileiro em Barueri, na Grande São Paulo, colocou as forças de segurança do estado de São Paulo em alerta. Desde então, os setores de inteligência das Polícias Civil e Militar desencadearam uma série de ações para identificar qual seria o destino dos fuzis e os supostos negociadores.

Apesar da investigação ficar a cargo do Exército brasileiro, por se tratar de um crime em uma área militar, por determinação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) mobilizou os agentes para tentar localizar o armamento de guerra e evitar que fosse parar nas mãos de criminosos.

“Nós temos um mapeamento das principais lideranças das organizações criminosas que atuam aqui em São Paulo e, nesse contexto, a Polícia Civil começou uma linha investigativa e chegou que esse armamento seria transportado e vendido para outro grupo criminoso que estaria comprando esse armamento desviado do quartel do Exército”, explicou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, na manhã deste sábado.

Com as informações sobre a atuação da quadrilha e o provável local que as armas estariam escondidas, uma equipe liderada pelo 1º Distrito Policial de Carapicuíba foi até o local, em São Roque, no interior do estado, para realizar uma diligência.

Quando os policiais chegaram no endereço, eles foram recebidos por disparos. Não se sabe ao certo quantos criminosos estavam envolvidos na ocorrência, mas pelo menos dois efetuaram os disparos contra os agentes. Só as laterais da viatura da Polícia Civil foram atingidas. Os criminosos fugiram para uma região de mata.

A ação foi apoiada por Policiais Militares do 5º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) e por agentes do Centro de Operações Especiais (COE). Eles realizaram uma busca na mata na tentativa de localizar os criminosos.

O armamento de guerra do Exército estava escondido dentro de um lago que se formou no local. Foram localizados cinco fuzis .50, capaz de derrubar aeronaves, e quatro metralhadoras MAG calibre 7.62. O tiro da metralhadora, de origem belga, tem alcance de 2,5 mil metros, podendo disparar de 600 a mil tiros por minuto, inclusive ultrapassando veículos blindados.

“Nós estamos falando aqui que muitas vidas foram salvas com a recuperação dessas armas, vidas de policiais, de cidadãos brasileiros, porque o poder de fogo dessas armas destrói qualquer tipo de blindagem convencional que estamos acostumados”, explicou o secretário Derrite.

Ao todo, 21 metralhadoras foram furtadas do quartel de Arsenal de Guerra de São Paulo. O crime foi descoberto em 10 de outubro, porém, as armas teriam sido desviadas um mês antes. Até agora, 17 armas foram recuperadas, oito delas no Rio de Janeiro.

Com a localização do armamento no interior do estado, o 1º Distrito Policial de Carapicuíba registrou a ocorrência e, a partir de agora, dará sequência nas investigações para identificar e prender os criminosos envolvidos na troca de tiros com os policiais e os supostos negociadores do armamento.

“Nós ainda temos que recuperar mais quatro fuzis .50 que estão faltando e, se estiverem aqui no estado de São Paulo, eu tenho certeza absoluta que os trabalhos investigativos de inteligência da Polícia Civil e dos agentes de campo da Polícia Militar vão conseguir recuperar”, completou o secretário.

 

Tags:armamentoexércitofurtointeriormetralhadoras

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Carla Morando e César Oliva Carla Morando e César Oliva vistoriam reservatório que beneficiará 500 mil pessoas
Próximo artigo atletas de são caentano - tênis de mesa Atletas de São Caetano representam o Brasil nos Jogos Pan-Americanos

Últimas notícias

Drenar São Caetano avança, e vistorias cautelares em imóveis viram aliadas dos moradores contra eventuais danos
Drenar São Caetano: vistorias cautelares em imóveis viram aliadas contra eventuais danos
08/07/2025
GCM de São Bernardo auxilia na prisão de dois criminosos por tráfico de entorpecentes
GCM de São Bernardo auxilia na prisão de dois criminosos por tráfico de entorpecentes
08/07/2025
Polícia investiga colisão de motos que causou queda de piloto e garupa em rio de Sto.André
Polícia investiga colisão de motos que causou queda de motociclista em rio de Sto.André
08/07/2025
Santo André avança em obras de modernização do Campo Transrodi
Santo André avança em obras de modernização do Campo Transrodi
08/07/2025
São Caetano homenageia os Atletas Medalhistas do 27º JOMI e apresenta a Delegação para a 4ª edição do Jotiscs
São Caetano homenageia medalhistas do JOMI e apresenta Delegação para o Jotiscs
08/07/2025

Recomendadas

va entrega, São Bernardo chega à marca de 55 novos ônibus para a frota municipal
São BernardoCidades

Em nova entrega, São Bernardo chega à marca de 55 novos ônibus para a frota municipal

08/07/2025
Diadema lança aplicativo ANA para proteção de mulheres com medida protetiva
DiademaCidades

Diadema lança aplicativo ANA para proteção de mulheres com medida protetiva

08/07/2025
São Bernardo abre inscrições para concurso Miss e Mister 3ª Idade
São BernardoCidades

São Bernardo abre inscrições para concurso Miss e Mister 3ª Idade

08/07/2025
Ribeirão PiresCidadesDestaque 2

Motorista embriagado provoca acidente grave com três feridos em Ribeirão Pires

08/07/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?