ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Variedades

Violência urbana é tema de estudo na Direito São Bernardo

Alunos, professores e profissionais da área de segurança pública e direito se reuniram para debater sobre violência e segurança 

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 25/10/2023 23:07
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 19/10/2023
Compartilhar

Alunos, professores e profissionais da área de segurança pública e direito se reuniram para debater questões relacionadas à violência e à segurança

fachada da Faculdade de Direito de São Bernardo
Violência urbana é tema de estudo na Direito São Bernardo. Foto: Divulgação

Recentemente, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC) realizou seu primeiro Fórum Social de Segurança Pública e Combate à Violência. O evento, promovido pelo Núcleo de Estudo da Violência (NEV-FDSBC), destacou-se pela relevância e importância das discussões realizadas, focando principalmente nos temas de roubo e latrocínio urbano.

Alunos, professores e profissionais da área de segurança pública e direito se reuniram para debater questões complexas e urgentes relacionadas à violência e à segurança na região e no país. O Fórum proporcionou uma plataforma de diálogo que permitiu a troca de ideias e experiências, buscando soluções para os desafios enfrentados pela sociedade.

Uma das vozes presentes no evento foi a da aluna Nicole Furlan Santos, estudante do 4º ano no período da manhã da FDSBC, que ressaltou a longa história dos crimes patrimoniais na sociedade. Segundo Nicole, esses crimes têm suas raízes na própria noção de propriedade e, ao longo do desenvolvimento social, o direito tem se adaptado para lidar com as mudanças nesses tipos de delitos. Contudo, devido à complexidade dos problemas sociais que estão na base desses crimes, a erradicação completa parece improvável. Ela enfatizou que as autoridades competentes recomendam que as vítimas de crimes patrimoniais elaborem boletins de ocorrência para tentar recuperar seus bens, mas aconselham fortemente que não reajam, pois nenhuma propriedade vale mais do que a vida de alguém.

O foco principal do Fórum era informar a sociedade sobre os riscos de reagir a situações de roubo e latrocínio e destacar a importância de relatar esses incidentes às autoridades por meio dos boletins de ocorrência. A ideia por trás dessa abordagem é permitir que as autoridades competentes tenham uma melhor compreensão da realidade de cada área do município. Com essas informações em mãos, as políticas de segurança pública podem ser desenvolvidas e implementadas de forma mais eficaz, atendendo às necessidades específicas de cada região.

Durante todo o ano, os alunos da FDSBC tiveram a oportunidade de participar de inúmeras palestras ministradas por diversos profissionais que atuam diretamente na área de segurança do município. Essas palestras proporcionaram um valioso enriquecimento do conhecimento dos alunos, uma vez que os palestrantes compartilharam suas experiências e conhecimentos profundos sobre o tópico da segurança pública.

O primeiro Fórum Social de Segurança Pública e Combate à Violência da FDSBC foi um sucesso, fornecendo informações valiosas, promovendo discussões construtivas e sensibilizando os participantes sobre a importância de medidas seguras ao enfrentar situações de violência.

Tags:alunoscorpo dicentecorpo docentedebatedireitoensino superiorestudofdsbcṕrofessoresprofissionaissão bernardoviolência urbana

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior EcoTroca Programa EcoTroca repassa 150 kg de alimentos a moradores de S.Caetano
Próximo artigo Las Palmas Prefeito Orlando Morando inicia pacote de melhorias no Las Palmas
- Públicidade -

Últimas notícias ABC Paulista

Danilo Botafogo Palmeiras
Danilo quer jogar no Palmeiras? Textor critica o meia publicamente
03/06/2026
Diadema divulga homologação do concurso público da GCM
Diadema divulga homologação do concurso público da GCM
03/06/2026
Treino seleção brasileira
Confira a provável escalação da Seleção Brasileira para enfrentar o Egito
03/06/2026
Smart Sanca auxilia GCM na prisão em flagrante de foragido que tentou furtar cabos de energia da Praça Cardeal Arcoverde
Smart Sanca auxilia GCM na prisão em flagrante de foragido que tentou furtar cabos de energia da Praça Cardeal Arcoverde
03/06/2026
 Péricles será um dos destaques do 2º Arraiá do Paço de São Bernardo. Foto: Divulgação
César Menotti e Fabiano, Péricles e Katinguelê serão destaques do 2º Arraiá do Paço de São Bernardo
03/06/2026

Recomendadas

Despedida e comoção: Morador de São Bernardo é sepultado após acidente fatal de trânsito
São BernardoCidades

Despedida e comoção: Morador de São Bernardo é sepultado após acidente fatal de trânsito

03/06/2026
Beleza sem Barreiras: Modelo de São Bernardo brilha em desfile de moda inclusivo na Capital
São BernardoSão PauloVariedades

Beleza sem Barreiras: Modelo de São Bernardo brilha em desfile de moda inclusivo na Capital

03/06/2026
Corpus Christi: SPMAR prevê fluxo de mais de 900 mil veículos no Rodoanel
Variedades

Corpus Christi: SPMAR prevê fluxo de mais de 900 mil veículos no Rodoanel

03/06/2026
Jovem de São Bernardo desaparece no mar em Mongaguá; família reclama da demora e falta de estrutura nas buscas
São BernardoCidades

Corpo de jovem de São Bernardo é encontrado em Itanhaém após desaparecer no mar

03/06/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?