ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Braskem anuncia parceria com USP para estudo de tecnologia de conversão de CO2

Projeto com equipes multidisciplinares tem como objetivo a criação de soluções para converter o CO2 gerado nas operações industriais em novos produtos químicos

Gislayne Jacinto
Última atualização: 16/09/2023 20:56
Por Gislayne Jacinto
Publicado 12/09/2023
Compartilhar

Projeto com equipes multidisciplinares tem como objetivo a criação de soluções para converter o CO2 gerado nas operações industriais em novos produtos químicos

microscópio no laboratório
Braskem anuncia parceria com USP para estudo de tecnologia de conversão de CO2. Foto: Divulgação

A Braskem e a Universidade de São Paulo (USP) anunciam uma parceria para desenvolvimento de linhas de pesquisa para a conversão de CO2 em outros produtos químicos. O CO­2 é um dos componentes dos gases do efeito estufa, sendo um dos principais contribuintes para as mudanças climáticas. A ideia do projeto é que as tecnologias resultantes destas linhas de pesquisa consigam reaproveitar o CO2 para obtenção de produtos químicos, como olefinas e álcoois, mitigando assim suas emissões no meio ambiente e servindo como matérias-primas para a produção de poliolefinas.

A parceria com a USP, por meio do RCGI – Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa, também inclui a participação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e tem como foco estudar rotas inovadoras de conversão do CO2, sejam elas catalíticas ou eletrocatalíticas. Enquanto nos processos convencionais da indústria química os catalisadores (materiais que promovem as reações químicas) são ativados termicamente, na eletrocatálise utiliza-se a energia elétrica para ativá-los. Dessa forma, pode-se parcial ou totalmente usar energia renovável para o processo de conversão de CO2.

O projeto, iniciado há um ano, considera um prazo total de cinco anos para os desenvolvimentos em escala de laboratório, com possibilidade de extensão do acordo com o progresso da pesquisa.

A Braskem irá contribuir com os investimentos e com seu domínio e expertise em processos industriais, acompanhando e direcionando os estudos. Os grupos de pesquisa da USP e UFSCar irão coordenar e desenvolver os estudos utilizando as avançadas infraestruturas dos laboratórios, assim como equipes de profissionais multidisciplinares, que incluem químicos, físicos e engenheiros, entre outros, com vários graus acadêmicos.

Para a Braskem, esta parceria visa ainda contribuir para o atingimento de suas metas vinculadas ao desenvolvimento sustentável, especialmente com relação a alcançar a neutralidade de carbono. A empresa projeta reduzir em 15% as emissões gases de efeito estufa até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

“Ao longo dos últimos anos, a Braskem tem firmado diversas parcerias para estudar as possibilidades e alternativas de uso do CO2 gerado nas operações da empresa. Através desse novo projeto, a companhia expande sua atuação com a área acadêmica e colabora com o fomento de novas pesquisas nacionais vinculadas a grandes instituições de ensino do Brasil”, declara Gus Hutras, responsável pela área global de Tecnologia de Processos da Braskem. “Esperamos que a iniciativa traga benefícios para a indústria no tema de conversão de CO2 e que possamos aprender e contribuir, unindo as expertises no escalonamento de soluções sustentáveis para o Brasil e o mundo”, reitera.

Uma vez desenvolvidas, as tecnologias de conversão do CO2 por meio da catálise e eletrocatálise serão inéditas, inovadoras e disruptivas em um mercado que vem demandando cada vez mais projetos que ajudem a combater as mudanças climáticas.

Para Rita Maria de Brito Alves, professora do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP e pesquisadora do RCGI-USP, “parcerias entre as universidades e a iniciativa privada são fundamentais para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas, o que contribui para a criação de produtos e processos inovadores, formação de profissionais qualificados e aumento da competitividade. O objetivo comum é a geração de conhecimentos e tecnologias para o desenvolvimento sustentável da sociedade em geral”.

 

- Advertisement -
Tags:BraskemdesenvolvimentoestudosparceriatecnologiasUSP

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Semana Jurídica FSA Semana Jurídica da Fundação Sto.André terá grandes nomes do Direito Nacional
Próximo artigo vítima de abuso Pena para pai que abusou da filha e da enteada em S.Caetano é de 40 anos de prisão

Últimas notícias ABC Paulista

Frente fria traz chuva forte e alerta para risco de deslizamentos e alagamentos em São Bernardo
Frente fria traz chuva forte e alerta para risco de deslizamentos e alagamentos em São Bernardo
04/09/2026
Filhote de gato é resgatado com ferimentos graves em São Bernardo do Campo
Filhote de gato é resgatado com ferimentos graves em São Bernardo do Campo
04/09/2026
Furtos de rodas de carros voltam a assustar motoristas no ABC; São Bernardo registra dois casos
Furtos de rodas de carros voltam a assustar motoristas no ABC; São Bernardo registra dois casos
04/09/2026
Após relatos de aranhas e escorpiões, secretário da Saúde de São Bernardo dá orientações
Após relatos de aranhas e escorpiões, secretário da Saúde de São Bernardo dá orientações
04/09/2026
Mendonça agradece apoio de líderes religiosos em meio a tensões no STF
Mendonça agradece apoio de líderes religiosos em meio a tensões no STF
04/09/2026

Recomendadas

praia de Guarujá
BrasilCidades

Feriado de 7 de Setembro: 8 em cada 10 praias do litoral de SP estão próprias para banho

04/09/2026
Foragido da Justiça morre em confronto com o Baep em São Bernardo
São BernardoCidades

PM investiga denúncia de propina de R$ 20 mil a comandante do 6º Baep no Grande ABC

04/09/2026
GCM de Diadema amplia frota com 12 novas motocicletas
DiademaCidades

GCM de Diadema amplia frota da Corporação com 12 novas motocicletas

04/09/2026
Com apoio do Smart Sanca, GCM de São Caetano prende homem por roubo de veículo com arma falsa
São CaetanoCidades

Com apoio do Smart Sanca, GCM de São Caetano prende ladrão por roubo de veículo com simulacro

04/09/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?