ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Variedades

Santo André vai detalhar perfil da população com deficiência

Levantamento, chamado de Paracenso, tem como objetivo fornecer informações para a formulação de políticas públicas e qualificar os serviços disponíveis

Gislayne Jacinto
Última atualização: 08/09/2023 21:36
Por Gislayne Jacinto
Publicado 03/09/2023
Compartilhar

Levantamento, chamado de Paracenso, tem como objetivo fornecer informações para a formulação de políticas públicas e qualificar os serviços disponíveis

cadeirante em Santo André
Santo André vai detalhar perfil da população com deficiência. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Santo André celebra neste sábado (2) o início das atividades do Setembro Verde, mês da inclusão da pessoa com deficiência, com o lançamento do Paracenso, levantamento que vai detalhar o perfil da pessoa com deficiência na cidade.

“A inclusão da pessoa com deficiência é prioridade em Santo André e este levantamento vai nos ajudar no planejamento de futuras iniciativas voltadas a este público, com o objetivo de garantir uma qualidade de vida cada vez melhor para nossa gente”, afirma o prefeito Paulo Serra.

O Paracenso, fruto de uma parceria entre a Secretaria da Pessoa com Deficiência e a Secretaria de Planejamento Estratégico e Licenciamento, visa ampliar a quantidade de informações disponíveis sobre esta parcela da população para a formulação de ações voltadas à inclusão.

“Queremos os números mais detalhados possíveis, com dados como faixa etária, tipo de deficiência, classe social, se a pessoa tem algum benefício, para a gente conseguir qualificar os serviços. Nós precisamos de informações mais completas do que apenas a porcentagem básica da população, que é o que tínhamos disponível. Nosso objetivo é ir a fundo nos dados em diversas situações, para poder qualificar cada vez mais os serviços voltados à pessoa com deficiência de Santo André”, diz o secretário da Pessoa com Deficiência, Jobert Alexandrino Minhoca.

Para a formulação do Paracenso, serão compilados dados, informações e estatísticas extraídos de várias fontes, principalmente os cadastros e pesquisas realizados em órgãos públicos. Os números do Censo Demográfico 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados em julho deste ano, foram utilizados para quantificar o número de pessoas com deficiência e sua participação em aspectos como demografia, economia e educação no município.

“Para que o planejamento estratégico da nossa cidade atenda todos os públicos hoje e no futuro, é fundamental realizar diagnósticos setoriais visando o desenvolvimento de políticas públicas voltadas a todos os andreenses. Estamos felizes em contribuir com a Secretaria da Pessoa com Deficiência neste trabalho e nosso papel neste processo é fazer o levantamento dos dados e indicadores por meio da Gerência de Indicadores Socioeconômicos”, explica o secretário de Planejamento Estratégico e Licenciamento, Acácio Miranda.

O levantamento vai contar ainda com informações coletadas junto ao Cadastro Único (CadÚnico), Censo Escolar, Ministério do Trabalho e Emprego, INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), TSE (Tribunal Superior Eleitoral), além das informações coletadas junto a outras secretarias que colaboraram com a iniciativa.

Serão obtidos dados de emissão da Ciptea (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) e do cartão Defis, fornecimento de BCP (Benefício de Prestação Continuada), acesso ao Reabilita (unidade de saúde referência para pacientes com deficiência física, visual, intelectual e auditiva), matrículas na rede municipal de ensino, entre outros.

A previsão é que os resultados do Paracenso estejam disponíveis em cerca de um mês.

Tags:censopessoa com deficiênciasanto andré

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Mega-Sena, concurso da Mega-Sena, jogos da Mega-Sena, loteria da Mega-Sena Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 55 milhões
Próximo artigo carro recuperado Vídeo: PM detém 5 assaltantes após roubo de veículo em São Bernardo

Últimas notícias ABC Paulista

Santos
Santos se prepara para partida no Morumbi; confira qual jogo
14/10/2026
Marcelo Lima na Câmara com vereadores
São Bernardo entrega à Câmara proposta da LOA 2027 com orçamento recorde de R$ 8,4 bilhões
14/10/2026
Endrick
Endrick comemora gol marcado e fala que ainda não sabe se fica no Real Madrid
14/10/2026
Preso por tirar a vida de namorada diz que 'agiu na emoção' e alega disparo acidental
Preso por tirar a vida de namorada diz que ‘agiu na emoção’ e alega disparo acidental
14/10/2026
corinthians seedorf
Seedorf comanda primeira atividade no Corinthians; veja como foi o treino
14/10/2026

Recomendadas

Suspeito de atentado contra tenente da PM é morto em confronto com a ROTA em Heliópolis
CidadesSanto AndréSão CaetanoSem classificação

Lutando pela vida: Policial da Rota baleado em junho por criminosos em S.Caetano passou por 3 cirurgias e segue na UTI

14/10/2026
Santo André registra saldo positivo na abertura de empresas pelo terceiro trimestre consecutivo
Santo AndréEconomia

Santo André registra saldo positivo na abertura de empresas pelo terceiro trimestre consecutivo

13/10/2026
Santo André abre em novembro novas inscrições para Programa de Troca de Geladeiras
Santo AndréCidades

Santo André abre em novembro novas inscrições para Programa de Troca de Geladeiras

13/10/2026
Mãe de menino com doença rara visita Aparecida e agradece evolução do filho após receber remédio mais caro do mundo
São BernardoVariedades

Mãe de menino com doença rara visita Aparecida e agradece evolução do filho após receber remédio mais caro do mundo

12/10/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?