ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Apagão no País afeta região do ABCD e cidades ficam sem energia elétrica

Gislayne Jacinto
Última atualização: 17/08/2023 23:52
Por Gislayne Jacinto
Publicado 15/08/2023
Compartilhar

Problema de falta de energia atingiu 25 estados e o Distrito Federal

Linhas de transmissão de energia
Problema de falta de energia atingiu 25 estados e o Distrito Federal. Foto: Divulgação

Parte das cidades da Região do ABCD ficou sem energia elétrica na manhã desta terça-feira (13/08) devido a um apagão nacional. O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) informou que o apagão elétrico atingiu 25 dos 26 estados e o Distrito Federal. O problema já foi controlado segundo o órgão.

A falta de energia começou às 8h31 e houve a recomposição de forma gradual. A Enel, empresa responsável pela distribuição de energia para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, informou que parte dos clientes da sua área de concessão tiveram o fornecimento de energia interrompido devido a um corte de carga realizado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em diversos estados do país.

A energia foi restabelecida de forma gradual, sendo totalmente normalizada no Rio de Janeiro às 8h48m no Rio de Janeiro; em São Paulo às 9h20. No Ceará, foi restabelecido gradualmente a energia de acordo com a autorização do ONS.

Segundo a Enel, esse procedimento de corte de cargas – conhecido como Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) – acontece de forma automática quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional (SIN) e ocorre para proteger o sistema elétrico de danos maiores.

 Veja a integra da nota do ONS

“NOTA DE ESCLARECIMENTO – OCORRÊNCIA NO SIN EM 15.08.2023

Ocorrência no SIN interrompe 16 mil MW em todas as regiões do país. Até às 10h09, já tinham sido recompostos 7 mil MW de carga. Recomposição concluída nas regiões Sul e Sudeste.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que hoje, dia 15 de agosto, às 8h31m, houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência.

O Operador, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e estão concluídas nas regiões Sul e Sudeste. Até às 10h09, 7 mil MW já haviam sido recompostos”.

Recomposição

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de recomposição do sistema e para apurar a ocorrência.

Pelas redes sociais, o ministro informou que está retornando ao Brasil para acompanhar de perto os procedimentos com as equipes vinculadas à sala de situação. Ele estava no Paraguai, onde acompanhava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em pautas comuns aos dois países, inclusive a de produção de energia.

“Desde as primeiras notícias da interrupção do abastecimento de energia em alguns estados nesta manhã, determinei o rápido reestabelecimento dos serviços, assim como a devida apuração dos motivos que levaram à queda de energia.”

Nos estados

No Piauí, um dos estados afetados, a empresa Águas de Teresina suspendeu o serviço de abastecimento de água e informou que os canais de antendimento estão indisponíveis até que o fornecimento de energia elétrica seja restabelecido.

Em Pernambuco, o Corpo de Bombeiros do Recife informou que foi acionado para retirar uma mulher presa no elevador do prédio da Superintendência do Trabalho, por volta das 9h30 da manhã.

Em São Paulo, na capital, a interrupção de energia afetou o funcionamento do metrô. Em nota, a ViaQuatro, concessionária responsável pela linha 4 Amarela, esclareceu que o transtorno permaneceu entre 8h30 e 9h25 e confirmou que a razão para a redução na velocidade dos vagões foi a “oscilação externa na alimentação de energia elétrica”.

De acordo com o ONS, até as 10h45, 30% da carga da Região Norte e 75% da Região Nordeste tinham sido recompostas. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste a carga foi recomposta integralmente.

Resposta

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, afirmou que a situação deve ser normalizada em poucas horas e que a ação do Ministério de Minas e Energia para recomposição foi rápida. “Eu fiquei sabendo logo em seguida, às 8h30 da manhã, mas as providências foram tomadas rapidamente”.

Ele afirmou que as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste já estão normalizadas.

Segundo ele, há uma dificuldade operacional em Imperatriz, no Maranhão, mas ele acredita que o problema será superado em breve.

 

- Públicidade -
Tags:apagãoenergia elétricaluz

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Convênio Ribeirão e USCS Ribeirão e USCS firmam cooperação para fortalecer equipe ambiental
Próximo artigo peças de picanha furtadas GCM de São Caetano prende ladrão que escolheu só picanha para furtar

Últimas notícias

Santo André amplia horário de funcionamento de dois parques
Santo André amplia horário de funcionamento de dois parques
20/01/2026
Padaria de São Bernardo inova com robô e faz sucesso na web
Padaria de São Bernardo inova com robô e faz sucesso na web
20/01/2026
Prefeitura de Diadema ajuda comerciantes do Shopping Popular a se regularizarem
Prefeitura de Diadema ajuda comerciantes do Shopping Popular a se regularizarem
20/01/2026
Vila Belmiro - Corinthians - Santos
Futebol Paulista passa a enxergar Vila Belmiro como segunda casa
20/01/2026
Curso gratuito de Mecânica Industrial oferecido pela Cascadura Group tem início em Mauá com apoio da Braskem
Curso gratuito de Mecânica Industrial oferecido pela Cascadura Group tem início em Mauá com apoio da Braskem
20/01/2026

Recomendadas

secretária de Saúde, Adriana Berringer Stephan, apresentou um balanço positivo das ações implementadas desde o segundo semestre,
São CaetanoCidades

Saúde de São Caetano zera filas de especialidades e anuncia “Casa Caramelo” para o bem-estar animal

20/01/2026
Carlos Aparecido Felizardo de Lima, conhecido carinhosamente como "Ninja", perdeu a vida no domingo.
São BernardoCidades

Despedida e comoção: Motociclista de 32 anos é sepultado em São Bernardo após acidente

20/01/2026
Acidente complica trânsito na alça de acesso à Via Anchieta em São Bernardo
São BernardoCidades

Acidente complica trânsito na alça de acesso à Via Anchieta em São Bernardo

19/01/2026
São BernardoCidades

Prefeitura de São Bernardo lança Programa Educa Mais Saúde com bolsas gratuitas de Medicina

20/01/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?