Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Cultura e Lazer

S.Bernardo realiza 1ª Festa Nordestina com show de Os Barões da Pisadinha

Evento também vai trazer artistas locais e gastronomia típica da região; festa acontece entre esta sexta-feira e domingo (21 a 23/7) na Esplanada do Paço

Última atualização: 23/07/2023 09:16
Por Gislayne Jacinto
Publicado 23/07/2023
Compartilhar

Evento também vai trazer artistas locais e gastronomia típica da região; festa acontece entre esta sexta-feira e domingo (21 a 23/7) na Esplanada do Paço

O final de semana promete muita animação e música nordestina de qualidade em São Bernardo. Entre esta sexta-feira e domingo (21 a 23/7) a Esplanada do Paço Municipal recebe a 1ª edição da Festa Nordestina, que vai reunir apresentações musicais de artistas nordestinos e tendas de comidas típicas da região. A entrada no evento será gratuita, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, que será posteriormente encaminhado ao Banco de Alimentos da cidade.

A atração principal do evento será a apresentação do grupo Os Barões da Pisadinha, que sobe ao palco às 19h30 no domingo (23/7). Fenômeno na internet e sucesso no Brasil nos últimos anos, a banda vem difundindo o forró também no mundo. Criado por Rodrigo e Felipe Barão, o grupo Os Barões da Pisadinha surgiu em dezembro de 2015, nas cidades de Heliópolis e Ribeira do Amparo, dois municípios do interior da Bahia.

Os Barões da Pisadinha
atração principal do evento será a apresentação do grupo Os Barões da Pisadinha. Foto: Divulgação

A programação da festa inclui ainda shows do são-bernardense Paulinho Maranhão, às 20h de sexta-feira (21/7). No sábado (22/7), sobem ao palco Zé Gonçalves, às 14h, Acácio, às 17h e Cristiano Neves, às 20h. No domingo, além de Os Barões da Pisadinha, haverá show de Lippe Rodrigues, às 13h30, e de Lorena Alexandre (Marília Mendonça Cover), às 16h30. O evento é uma realização da Rádio Imprensa FM, com apoio da Prefeitura de São Bernardo, sem uso de recursos públicos.

“Não é apenas um evento para diversão. É um retrato de São Bernardo, que tem grande parte de sua população descendente de nordestinos. É um momento de festejar junto com essas pessoas que saíram de sua cidade natal, muitas vezes em busca de emprego, e que têm grande apego emocional à sua origem. A ideia é retratar a cultura dessas pessoas, com música e gastronomia da região”, destacou o prefeito Orlando Morando. De acordo com o chefe do Executivo, a expectativa é receber público de 50 mil pessoas nos três dias de evento.

A festa será marcada ainda por homenagem a 30 nordestinos da cidade que se destacaram ao longo dos anos na cidade. Na gastronomia, destaque para as comidas típicas da região nordeste, como buchada, baião de dois, cuscuz e outros. Ao todo, serão 45 barracas de comidas e bebidas, sendo 24 de empreendedores de economia criativa.

“Queremos exaltar a população nordestina que mora aqui na nossa cidade. Foram eles, desde a industrialização, que fizeram de São Bernardo uma das principais rotas de trabalho do Brasil. Por aqui, as famílias nordestinas encontraram dignidade para criar seus filhos. Temos muito orgulho da força trabalhadora e cultural nordestina. Será um momento muito importante de reconhecimento e homenagem”, exaltou o secretário de Cultura e Juventude, Fran Silva.

REFORÇO DA SEGURANÇA

Para garantir a segurança dos presentes, haverá revista feminina e masculina na entrada do evento por parte da Guarda Civil Municipal (GCM). Haverá apoio ainda de efetivos da Polícia Militar e do Departamento de Trânsito. O evento será encerrado rigorosamente às 22h de forma a não comprometer o sossego dos moradores do entorno. As linhas de ônibus que atendem o centro também poderão ter o horário estendido, de acordo com a demanda, para garantir o retorno do público.

NORDESTINOS EM SÃO BERNARDO

Segundo historiadores, o movimento de migração do Nordeste teve, como pano de fundo, a busca por trabalho e melhores condições de vida. A chegada da indústria automobilística, nas décadas de 1950 e 1960, motivou a procura pelo Grande ABC. Os famosos caminhões do tipo ‘pau-de-arara’ traziam operários para atuar, principalmente, nas linhas de montagem das montadoras.

Dos anos 50 aos 70, a população local saltou de 26 mil para 202 mil – todos atraídos por bons empregos produzindo componentes e automóveis. Outra parcela importante encontrou ocupação na construção civil. No início desta década, os nordestinos representavam 20% da população da região, de acordo com dados do último censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Entre as sete cidades, a maior parte dos migrantes escolheu São Bernardo (31,79%). Em 2010, eram 200,1 mil moradores com essa característica no município – um quarto da população, sendo 134,4 mil oriundos do Nordeste.

prefeito Orlando Morando e secretários
S.Bernardo realiza 1ª Festa Nordestina com show de Os Barões da Pisadinha. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

HORÁRIOS

Sexta-Feira (21/07) – das 18h às 22h

Sábado (22/07) e domingo (23/07) – das 12h às 22h

PROGRAMAÇÃO DO SHOWS

Sexta-feira (21/07)

20h – Paulinho Maranhão

Sábado (22/07)

14h – Zé Gonçalves

17h – Acácio

20h – Cristiano Neves

Domingo (23/07)

13h30 – Lippe Rodrigues

16h30 – Lorena Alexandre (Cover Marília Mendonça)

19h30 – Barões da Pisadinha

 

Tags:festa nordestinafim de semanaprogramaçãosão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior aplicativo whatsapp WhatsApp fica fora do ar na tarde desta quarta-feira
Próximo artigo Complexo de Atenção à Pessoa com Deficiência S.Caetano autoriza construção do Complexo de Atenção à Pessoa com Deficiência

Últimas notícias

Tensão na Câmara: Nikolas Ferreira acusa Camila Jara de agressão, que nega
Vaza vídeo de deputada acusada de agredir Nikolas Ferreira
08/08/2025
Big Band Salada Mista convida Jorge Camargo em concerto gratuito no teatro Paulo Machado de Carvalho
Big Band Salada Mista convida Jorge Camargo em concerto gratuito em São Caetano
08/08/2025
Após dois anos, Câmara de SBC encerra ciclo dos primeiros jovens aprendizes
Após dois anos, Câmara de SBC encerra ciclo dos primeiros jovens aprendizes
08/08/2025
Taka anuncia o SIM,  Saúde Integrada da Mulher
Taka anuncia o SIM,  Saúde Integrada da Mulher
08/08/2025
Show de Ana Castela no aniversário de S.Bernardo terá entrada solidária
Show de Ana Castela no aniversário de S.Bernardo terá entrada solidária e ela grava vídeo
08/08/2025

Recomendadas

Festival do Chocolate terá City Tour gratuito com o “Rolê por RP” aos domingos
Cultura e LazerRibeirão Pires

Festival do Chocolate terá City Tour gratuito com o “Rolê por RP” aos domingos

08/08/2025
Unidade de saúde de São Bernardo realiza triagem preventiva de saúde ocula
São BernardoCidades

Unidade de saúde de São Bernardo realiza triagem preventiva de saúde ocular

07/08/2025
Em S.Bernardo, Rudge Ramos ganha Subinspetoria da GCM e novo prédio da Defesa Civil
São BernardoCidades

Em S.Bernardo, Rudge Ramos ganha Subinspetoria da GCM e novo prédio da Defesa Civil

08/08/2025
Faustão passa por novo transplante após infecção aguda
São PauloCultura e Lazer

Faustão passa por novo transplante após infecção aguda

07/08/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?