ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Esporte

Vídeo: Aluna deficiente visual de Santo André se destaca na natação

Aos 10 anos, com deficiência visual bilateral e Transtorno do Espectro Autista, Rafaela descobriu seu talento nas aulas do Nanasa

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 24/07/2023 19:38
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 19/07/2023
Compartilhar

Aos 10 anos, com deficiência visual bilateral e Transtorno do Espectro Autista, Rafaela descobriu seu talento nas aulas do Nanasa

Uma aluna com deficiência que estuda na rede municipal de Santo André descobriu talento para a natação e começou a trilhar o caminho para se tornar uma atleta. Com deficiência visual bilateral e Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), Rafaela Cruz Garcia, de 10 anos, está treinando no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

A estudante é aluna da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Carlos Drummond de Andrade e começou a desenvolver suas habilidades durante aulas no Nanasa (Núcleo de Natação Adaptado de Santo André), equipamento da Secretaria de Educação.

O Nanasa realiza uma parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro com o objetivo de, a partir do olhar atento de sua equipe, indicar alunos com deficiência para que vivenciem outras oportunidades relacionadas ao Esporte. A partir da iniciativa, os alunos que atendem aos critérios de avaliação do CPB poderão se tornar atletas paralímpicos.

“Assim que entrei no Nanasa aprendi bastante. Depois de um tempo o pessoal sempre elogiava meu desempenho e agora estou no Comitê Paralímpico Brasileiro. Para o meu desenvolvimento, sinto que o treino é pesado e tento me espelhar em quem já está lá fazendo um bom trabalho”, conta Rafaela Cruz Garcia, animada.

A mãe de Rafaela, Marcele Cruz Garcia, sempre a acompanha em suas atividades. “Esta é uma oportunidade que a gente tem que abraçar. Onde ela vai chegar, só ela e Deus sabem. Mas o mais importante de tudo, é que ela teve um avanço muito grande, trabalhando sua socialização e independência também”, comemora.

Durante sua participação nas aulas do Nanasa, Rafaela contou com planejamento individualizado, incluindo ações como adaptação ao meio líquido, reconhecimento do espaço e dos professores. Também foi trabalhada a questão do deslocamento (andar pela piscina) com auxílio do professor com a perspectiva de oferecer a construção espacial devido à deficiência visual. Assim, Rafaela pôde construir mentalmente os limites espaciais que ela iria utilizar para realizar a atividades.

Todos os processos foram apresentados verbalmente para a aluna, e também por meio do estimulo motor realizado pelo professor (tato).  A estudante apresentou durante as atividades boa consciência corporal, o que favoreceu a sua aprendizagem.

Para a equipe do Nanasa, a torcida se faz presente. “A Rafa chegou aqui de uma forma e rapidamente conquistou uma grande evolução. Nos mostrou que tinha condições de desenvolver as técnicas da natação e agora está no Comitê. A ideia é continuar identificando esses talentos e indicar alunos com esse perfil para as diferentes instituições que mantemos parceria”, pontua o assistente pedagógico do Nanasa, Jorge Marcos Ramos.

Quando o assunto é futuro, Rafaela tem na ponta da língua sua rotina e uma certeza. “Quero continuar nadando e explorando o que eu sou capaz de fazer”, diz a aluna, que sempre recebe incentivo dos amigos e familiares. “Eles sempre me parabenizam e me dizem para seguir em frente. São forças positivas que ajudam meu futuro ser melhor”.

Atleta destaque na natação
Aluna deficiente visual de Santo André se destaca na natação . Foto: Divulgação

Natação adaptada

O Nanasa é um equipamento da Secretaria da Educação que oferece aulas de natação adaptada para pessoas com deficiência, reconhecendo e valorizando suas reais possibilidades, motivando-as a participar de atividades dentro da sua comunidade ou em outros locais possíveis, vislumbrando a sua real inclusão social.

A idade mínima para ingressar no Nanasa é quatro anos, tendo em vista o desenvolvimento neuropsicomotor do aluno, permitindo maior liberdade em relação à presença dos pais ou responsáveis. Com isso o aluno consegue acompanhar as atividades somente com o auxílio do professor ou estagiário, sem que os pais ou responsáveis estejam dentro da piscina.

A permanência no Nanasa é de até dois anos, sendo que no final deste período o aluno é formado e recebe um certificado com informações referentes às ações que está apto a desenvolver no interior da piscina.

A unidade, localizada no bairro Jardim, tem capacidade de atender 205 alunos divididos em três períodos (manhã, tarde e noite). Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo número 4436-1261.

Tags:Alunadeficiência visualdestaqueesportenataçãosanto andré

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Exame de identifica de alterações hormonais Exame identifica alterações hormonais ligadas a problemas no crescimento
Próximo artigo Borboleta Borboletário de Diadema reabre para visitas agendadas

Últimas notícias

Câmara dos Deputados aprova projeto que reduz penas dos condenados pelo 8 de janeiro
Câmara dos Deputados aprova projeto que reduz penas dos condenados pelo 8 de janeiro
10/12/2025
Projeto Cão Amigo da GCM de Ribeirão Pires alcança marca de 10 mil participantes
Projeto Cão Amigo da GCM de Ribeirão Pires alcança marca de 10 mil participantes
09/12/2025
Gesto inclusivo no Natal: Papai Noel aprende libras e conduz festa para crianças surdas em Mauá
Gesto inclusivo no Natal: Papai Noel aprende libras e conduz festa para crianças surdas em Mauá
09/12/2025
Operação contra desordem recolhe 11 veículos irregulares no Parque Miami, em Santo André
Operação contra desordem recolhe 11 veículos irregulares no Parque Miami, em Santo André
09/12/2025
homem foi conduzido ao 6º Distrito Policial de Santo André, onde a ocorrência foi registrada.
Homem é preso manter esposa em cárcere privado e agredi-la em Santo André
09/12/2025

Recomendadas

CHM de Santo André atinge nível Diamond em certificação internacional para atendimento ao AVC
Santo AndréCidades

Ladrão morre após tentar assaltar policial militar de folga em Santo André

09/12/2025
Funcionária do Coco Bambu morre dentro de restaurante em Santo André
Santo AndréCidades

Funcionária do Coco Bambu morre dentro de restaurante em Santo André

09/12/2025
Santo André realiza obras para modernizar Avenida José Antônio de Almeida Amazonas
Santo AndréCidades

Santo André realiza obras para modernizar Avenida José Antônio de Almeida Amazonas

08/12/2025
"A 1ª a vez que meu mental se esgotou", diz Neymar após permanência do Santos na Série A. Foto: Divulgação/Santos FC  
BrasilEsporte

“A 1ª a vez que meu mental se esgotou”, diz Neymar após permanência do Santos na Série A

08/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?