Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

Minha Casa, Minha Vida: Relatório de Marangoni é sancionado por Lula

Deputado obteve apoio unânime ao texto proposto  perante o Congresso Nacional em relação ao programa habitacional

Última atualização: 16/07/2023 20:20
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 16/07/2023
Compartilhar

Deputado obteve apoio unânime ao texto proposto perante o Congresso Nacional em relação ao programa relacionado a habitação

Marangoni e lula
Minha Casa, Minha Vida: Relatório de Marangoni é sancionado pelo presidente . Foto : Divulgação

Coordenador da Frente Parlamentar da Habitação e relator do novo programa Minha Casa, Minha Vida, o deputado federal Marangoni (UNIÃO/SP) participou nesta quinta-feira (13) da cerimônia de Sanção Presidencial ao Projeto de Lei de Conversão n.º 14/2023 que tornou a proposta possível.

Também estiveram na cerimônia o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva; a primeira dama, Senhora Janja Lula da Silva; o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; Ministro Jader Filho (Cidades); Ministro Rui Costa (Casa Civil); Ministro Márcio Macêdo (Secretaria-Geral); Ministro Alexandre Padilha (SRI); Presidenta da CAIXA, Maria Rita Serrano; Presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros e o Senador Eduardo Braga, Presidente da Comissão Mista da MP do MCMV.

TEXTO MODERNO

O relatório do deputado aprovado pelo Congresso Nacional prevê a modernização do programa Minha Casa, Minha Vida. As principais mudanças realizadas no texto estão relacionadas à infraestrutura e sustentabilidade, para “corrigir erros do passado”. “Hoje é um dia muito importante para as famílias brasileiras. Estou muito feliz com a sanção do presidente ao entender produzimos um relatório técnico e que fosse realidade para cada região do nosso país. Corrigirmos erros do passado, como empreendimentos fora da malha urbana, não dotados de infraestrutura, por exemplo. Modernizamos com benefícios concretos”, disse o deputado.

GRUPOS VULNERÁVEIS

Uma das inovações no texto é o fato de que mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar, que estejam sob medida protetiva de urgência, sejam priorizadas na obtenção dos novos contratos firmados para moradias.

PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Marangoni realizou nove audiências públicas em diferentes estados brasileiros e recebeu mais de 300 sugestões ao texto, além das inúmeras contribuições individuais que vieram do setor produtivo e da sociedade civil. “Precisamos ter efetividade na resolução dos problemas habitacionais do país, que tem um déficit de mais de 6 milhões de famílias sem moradia. Nosso relatório oferece um cardápio de soluções, desde locação social, parceria público-privada e produção direta pelos entes locais”, afirmou.

AMPLO DEBATE

No processo de maturação do texto, o parlamentar paulista ouviu movimentos sociais, entidades de classe, especialistas em habitação, indústria da construção e diversos entes federativos, entre governos estaduais e prefeituras de capitais. Uma das novidades na retomada do Minha Casa, Minha Vida, que substituiu o Casa Verde Amarela, é a volta da faixa 1 para famílias com renda mensal de até R$ 2.640.

O texto aprovado acaba com a exclusividade da Caixa Econômica Federal no programa. A medida abre espaço para mais instituições financeiras, inclusive bancos digitais e Cooperativas de Crédito. Além disso, pelo menos 5% dos recursos do programa são para retomar construções paradas, reformas de imóveis e obras em cidades com até cinquenta mil habitantes.

Minha casa ,minha vida
erimônia de Sanção Presidencial ao Projeto de Lei de Conversão n.º 14/2023. Foto: Divulgação
Tags:congresso nacionaldeputado federalLulamarangoniminha casa minha vidapresidenteprograma habitacionalrelatório

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Rua Cincinato Braga Sacola com ossos e dois crânios é encontrada em São Bernardo
Próximo artigo Futebol - Cursos esportivos gratuitos de Ribeirão Pires serão retomados

Mais lidas

Vídeos com IA mostram crianças reencenando áudios da CPI das Bets e viralizam
Vídeos com IA mostram crianças reencenando áudios da CPI das Bets e viralizam
15/05/2025
Motorista embriagado colide carro em moto e deixa vítima gravemente ferida em Sto.André
Motorista embriagado colide carro em moto e deixa vítima gravemente ferida em Sto.André
15/05/2025
Famílias cobram Enel por falta de energia em prédios prontos há 6 meses em SBC.
Famílias cobram Enel por falta de energia em prédios prontos há 6 meses em S.Bernardo
15/05/2025
Cidade é a 1ª do ABCD a expandir o público-alvo da imunização; todas as UBSs contam com doses para proteger a população
Vacinação contra gripe é ampliada para todas as pessoas em São Bernardo
15/05/2025
Prefeito Taka faz balanço da gestão com vereadores
Prefeito Taka faz balanço da gestão com vereadores
15/05/2025

Recomendadas

Prefeitura de Mauá publica edital para construção de quinta UPA na cidade
MauáPolítica

Prefeitura de Mauá publica edital para construção de quinta UPA na cidade

15/05/2025
Depoimento da influenciadora Virgínia na CPI das Bets repercute na internet
PolíticaBrasil

Depoimento da influenciadora Virgínia na CPI das Bets repercute na internet

15/05/2025
Profissionais da educação paralisam atividades e fazem protesto em Mauá
MauáPolítica

Profissionais da educação paralisam atividades e fazem protesto em Mauá

15/05/2025
Câmara de S.Bernardo aprova folga quinzenal a servidores que trabalham 12 por 36 horas
PolíticaSão Bernardo

Câmara de S.Bernardo aprova folga quinzenal a servidores que trabalham 12 por 36 horas

15/05/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?