Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

GCM de São Bernardo que salvou vida de criança engasgada é homenageado

Agente efetuou manobra de Heimlich em aluno que sufocou com uma bala na EMEB Estudante Flamínio Araújo de Castro Rangel

Última atualização: 03/07/2023 16:17
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 03/07/2023
Compartilhar

Agente efetuou manobra de Heimlich em aluno que sufocou com uma bala na EMEB Estudante Flamínio Araújo de Castro Rangel

GCM homenageado a´pos salvar criança
GCM de São Bernardo que salvou vida de criança engasgada é homenageado. Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Bernardo prestou homenagem, nesta sexta-feira (30/06), aos Guardas Civis Municipais (GCMs) que se destacaram em suas funções no mês de maio. Foi reconhecida como ocorrência de destaque o salvamento de uma criança que engasgou com uma bala na EMEB Estudante Flamínio Araújo de Castro Rangel, no bairro Assunção. O GCM 1ª Classe Carlos Eduardo França Oliveira fazia a segurança da unidade quando avistou a mãe do garoto Matheus Cardoso, de 8 anos, pedindo ajuda. Prontamente, o guarda realizou a manobra de Heimlich, que é um procedimento rápido de primeiros-socorros para tratar asfixia das vias respiratórias.

“Tomamos a decisão correta em colocar os GCMs nas escolas. Nesta ocorrência, uma vida foi salva, então já valeu muito a pena. Uma vida não tem preço. Isso mostra o preparo da GCM da nossa cidade. Quem os vê armados, não sabe do papel comunitário que desempenham, que vai muito além de segurança pública”, destacou o prefeito Orlando Morando, presente na solenidade.

Emocionado, o GCM França agradeceu o reconhecimento. “Eu só pedia a Deus que me guiasse nesse atendimento. Claro que todos estavam muito nervosos pela situação, mas eu estava preparado para fazer a manobra e só tenho a agradecer por ter salvo uma vida”. A mãe de Matheus, Kátia Cilene, também expressou sua gratidão à GCM. “Eu agradeço imensamente. Não foi fácil, ainda mais que o ocorrido aconteceu uma semana antes do Dia das Mães. Ganhei meu filho de volta”, disse.

CONEXÃO MUSICAL

Já como GCM do Mês, foi escolhido o GCM 3ª Classe David Moreira Rangel, que levou alegria aos alunos da EMEB Marcos Rogério da Rosa, no bairro dos Casa. Músico profissional, o agente de segurança fez uma apresentação especial para as crianças. O carinho recíproco se tornou um grande coral na unidade escolar. “Fiquei muito feliz com a recepção das crianças. Apresentei algumas músicas infantis e eles sabiam cantar todas. Hoje, quando estou nas ruas a serviço ou mesmo na folga, os pais e as crianças me reconhecem. Isso me deixa feliz, porque é fruto de um trabalho bem feito”, declarou Rangel.

O secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, Coronel Carlos Alberto dos Santos, fez questão de ressaltar o papel dos agentes de segurança pública. “Estes são os nossos verdadeiros heróis: o GCM Rangel e o GCM França. Estão aqui para atender a comunidade e salvar vidas. E esse era o nosso objetivo desde que chegamos aqui: a assistência social, a segurança urbana e a atenção às áreas escolares”, finalizou. Desde abril, todas as unidades escolares municipais contam com a presença física de GCMs como forma de reforçar a segurança da comunidade.

ATUAÇÃO DA GCM

Além do trabalho comunitário e de segurança patrimonial, a Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo tem papel fundamental no reforço do combate à criminalidade, atuando em conjunto e prestando apoio às demais forças policiais. A atual Administração realiza fortes investimentos na segurança, incluindo a entrega do primeiro Centro de Operações Integradas (COI) do Estado, que abriga o Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia) e o Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais). A Administração também ampliou o número de GCMs, além de entregar nova frota e armamentos, reformas de inspetorias e bases comunitárias.

Tags:criançaengasgadaGCMhomenagemsão bernardovida

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Carla Morando Carla Morando solicita investimentos na saúde para Grande ABC e Interior
Próximo artigo Vistoria de Orlando morando Orlando Morando vistoria obras de urbanização do Serro Azul

Últimas notícias

Com o resgate de tradições e músicas típicas do Nordeste brasileiro
47ª edição de Santo Antônio atrai 10 mil pessoas em Ribeirão Pires
16/06/2025
Arraial de Sto.André arrecada 25 toneladas de alimentos e atrai público de 150 mil pessoas
Arraial de Sto.André arrecada 25 toneladas de alimentos e atrai público de 150 mil pessoas
15/06/2025
Com mais de 130 mil visitantes, Arraiá do Paço encerra em São Bernardo
15/06/2025
Atleta de São Bernardo, Rebeca Bem-Te-Vi conquista campeonato brasileiro de jiu-jitsu
Atleta de São Bernardo, Rebeca Bem-Te-Vi conquista campeonato brasileiro de jiu-jitsu
15/06/2025
Casal sofre queimaduras graves após incêndio em residência em Santo André
Casal sofre queimaduras graves após incêndio em residência em Santo André
16/06/2025

Recomendadas

Taça das Favelas de São Bernardo define campeão
São BernardoEsporte

Taça das Favelas de São Bernardo define campeão

15/06/2025
viatura da PM
São BernardoCidades

Durante assalto, indivíduo morre e comparsa fica ferido após intervenção policial em SBC

16/06/2025
São Bernardo garante junto à União entrega de unidades habitacionais e recursos do PAC Mananciais
São BernardoCidades

São Bernardo garante junto à União entrega de moradias e recursos do PAC Mananciais

15/06/2025
Em cinco meses, Guardiã Maria da Penha prende 15 homens por violência doméstica em São Bernardo
São BernardoCidades

Em 5 meses, Guardiã Maria da Penha prende 15 homens por violência doméstica em SBC

15/06/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?