ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

GCM de Sto.André prende agressor que mantinha ex-mulher em cárcere privado

Vítima, que tem medida protetiva em vigor, acionou botão do pânico para alertar equipe da Patrulha Maria da Penha

Gislayne Jacinto
Última atualização: 11/05/2023 21:36
Por Gislayne Jacinto
Publicado 09/05/2023
Compartilhar

Vítima, que tem medida protetiva em vigor, acionou botão do pânico para alertar equipe da Patrulha Maria da Penha

viatura Maria da Penha
Vítima, que tem medida protetiva em vigor, acionou botão do pânico para alertar equipe da Patrulha Maria da Penha. Foto: Divulgação/PSA-Angelo Baima

A Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André, foi acionada na manhã desta terça-feira (9), após o botão do pânico ser acionado para atendimento de ocorrência envolvendo descumprimento de medida protetiva.

Ao chegar no endereço da vítima, na Rua Juquiá, os GCMs encontraram o ex-marido dentro da residência. A mulher, ao ser questionada durante o atendimento da ocorrência, disse que era mantida em cárcere privado desde o último domingo (7).

O agressor, ao ser abordado, teve suas informações levantadas e foi constatado que ele foi detido no ano passado pelo mesmo crime. A ocorrência foi registrada no 6º Distrito Policial de Santo André, na Vila Mazzei, e o homem foi preso em flagrante.

Botão do pânico

O sistema é disponibilizado exclusivamente para as mulheres que possuem medidas protetivas vigentes e que são atendidas pelo programa Patrulha Maria da Penha.

Nas situações de risco à integridade física destas mulheres, a vítima aciona um botão desta ferramenta e um alarme soa no COI (Centro de Operações Integradas) da Prefeitura e também na sede da GCM.

A partir do acionamento do dispositivo pela vítima, os GCMs conseguem aferir, por meio da geolocalização da vítima, o endereço exato de onde o chamado partiu, além de mostrar a identificação e foto da vítima e do agressor, com quem é válida a medida protetiva.

Além do botão do pânico, a GCM criou uma cartilha com orientações importantes para mulheres atendidas pela Patrulha Maria da Penha. A publicação, feita em parceria com a Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), será distribuída para mulheres que contam com medidas protetivas vigentes.

Questões fundamentais na proteção destas mulheres são abordadas na publicação, desde a importância da criação e inserção dessas mulheres em uma rede de proteção e cuidado, além de noções de como devem se proteger dos vários tipos de violência, bem como entender qual a origem desse ciclo.

A cartilha está disponível no link https://web.santoandre.sp.gov.br/portal/secretarias-paginas/308/patrulha-maria-da-penha/

 

Tags:agressãoagressoex-mulherhomempatrulha maria da penhapresosanto andré

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior fachada do 3º DP de são bernardo Em S.Bernardo, PM descobre casa no Assunção usada para esconder droga
Próximo artigo fachada do Hospital de Urgência de São Bernardo Com fim da emergência, pandemia deixa legado de 2 hospitais em S.Bernardo
- Públicidade -

Últimas notícias ABC Paulista

Treino seleção brasileira
Confira a provável escalação da Seleção Brasileira para enfrentar o Egito
03/06/2026
Smart Sanca auxilia GCM na prisão em flagrante de foragido que tentou furtar cabos de energia da Praça Cardeal Arcoverde
Smart Sanca auxilia GCM na prisão em flagrante de foragido que tentou furtar cabos de energia da Praça Cardeal Arcoverde
03/06/2026
 Péricles será um dos destaques do 2º Arraiá do Paço de São Bernardo. Foto: Divulgação
César Menotti e Fabiano, Péricles e Katinguelê serão destaques do 2º Arraiá do Paço de São Bernardo
03/06/2026
Motociclista de 27 anos morre após colidir contra traseira de caminhão em Santo André
Motociclista morre após colidir contra traseira de caminhão em Santo André
03/06/2026
Memphis corinthians
Memphis iguala craque na Holanda e pode bater recorde na Copa
03/06/2026

Recomendadas

Despedida e comoção: Morador de São Bernardo é sepultado após acidente fatal de trânsito
São BernardoCidades

Despedida e comoção: Morador de São Bernardo é sepultado após acidente fatal de trânsito

03/06/2026
Jovem de São Bernardo desaparece no mar em Mongaguá; família reclama da demora e falta de estrutura nas buscas
São BernardoCidades

Corpo de jovem de São Bernardo é encontrado em Itanhaém após desaparecer no mar

03/06/2026
Combate ao vape em ambiente escolar: diretora de Santo André aciona Polícia Civil após flagrantes com alunos
Santo AndréCidades

Combate aos cigarros eletrônicos em escola estadual: diretora de Santo André aciona Polícia após flagrantes com alunos

03/06/2026
Com auxílio do videomonitoramento, GCM prende homem por furto de cabos no Parque São Bernardo
São BernardoCidades

Com auxílio do videomonitoramento, GCM prende homem por furto de cabos no Parque São Bernardo

03/06/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?