Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cultura e Lazer

Escolas de S.Caetano são selecionadas pela FAO, agência da ONU para combate à fome

EMEI Rosana Aparecida Munhos, EMEI Cleide Rosa Auricchio e EMEF Anacleto Campanella, foram citadas como referência de boas práticas em alimentação

Última atualização: 15/05/2023 15:12
Por Gislayne Jacinto
Publicado 15/05/2023
Compartilhar

EMEI Rosana Aparecida Munhos, EMEI Cleide Rosa Auricchio e EMEF Anacleto Campanella foram citadas como referência de boas práticas em alimentação

alunos comendo merenda em São Caetano
Escolas de S.Caetano são selecionadas pela FAO, agência da ONU para combate à fome. Foto: Divulgação

Três escolas da rede municipal de São Caetano, EMEI Rosana Aparecida Munhos, EMEI Cleide Rosa Auricchio e EMEF Anacleto Campanella, foram citadas como referência de boas práticas em alimentação escolar pela FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations), Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.

As experiências das escolas foram selecionadas para participar do projeto Making school meals tasty (Tornando as refeições escolares saborosas), com o objetivo de promover não apenas uma alimentação nutritiva, mas, também, atrativas aos alunos. “Não só dietas saudáveis são cruciais para crianças desenvolvimento e bem-estar, mas o usufruto da alimentação também faz parte do direito à alimentação”, destacam os organizadores do projeto.

Com esse objetivo, a FAO publicou diversas dicas para que as merendas escolares sigam orientações nutricionais e sejam desfrutadas por todos os alunos. Para cada dica, compartilhou exemplos reais de boas práticas já realizadas em escolas. Conheça as experiências de São Caetano que foram escolhidas para inspirar outras escolas no Brasil e no mundo:

CRIATIVIDADE

A orientação da FAO é: “Seja criativo com a apresentação do prato e as escolhas alimentares para tornar as refeições atraentes”. Para exemplificar essa dica, uma das escolas selecionadas foi a EMEI Rosana Aparecida Munhos, que não apenas presta atenção no preparo e na estética dos alimentos, mas busca envolver os alunos em escolhas alimentares saudáveis. Por exemplo, o plantio de tomate cereja surgiu de uma conversa com crianças que não haviam experimentado antes.

Além disso, para garantir que as refeições sejam nutritivas, a equipe segue orientações que promovem a substituição de açúcares e farinha branca por frutas nas merendas.

alunos de são caetano
Três escolas de São Caetano foram citadas como referência de boas práticas em alimentação. Foto: Divulgação

AMBIENTE

“Apoie um ambiente alimentar, que encoraje escolhas saudáveis e o prazer das refeições” é outra dica da FAO. Na EMEI Rosana Aparecida Munhos, a equipe encontrou uma forma inovadora de envolver os alunos nessas escolhas. “A escola tem um espaço próprio para as crianças experimentarem, criarem, cozinharem e descobrirem novas possibilidades com os alimentos. Chamamos esse espaço de Cozinha Experimental”, relata a diretora Juliana de Carvalho Yamane.
E na Cozinha Experimental convivem ainda outros aprendizados, como Ciências, Artes e História. Recentemente, as crianças tiveram a oportunidade de investigar os processos que resultam na borra de café. Participaram da preparação da bebida e, depois, fizeram uma atividade artística, utilizando a borra de café como pigmento. “Na semana que vem vamos produzir um pão de mandioca, dentro da proposta de estudar os povos originários”, conta a diretora.

FAMILIARIDADE

“Prepare refeições com pratos e sabores que são familiares às crianças” é outra dica da FAO para motivar os alunos a se alimentarem bem na escola. A EMEF Anacleto Campanella compartilhou o cardápio da merenda escolar, repleto de alimentos naturais, nutritivos e bem brasileiros, como arroz, feijão, mandioca e frutas, e conquistou os organizadores do projeto.

SUSTENTABILIDADE

“Promova preparações mais sustentáveis que também sejam deliciosas”, orienta a FAO. Segundo a organização da ONU, estima-se que 17% dos alimentos do mundo sejam desperdiçados no varejo e no consumidor. “É essencial que a vontade de reduzir ou eliminar o desperdício de alimentos seja desenvolvida desde muito cedo e incentivada nas escolas”. É o que a EMEF Anacleto Campanella tem feito. A escola tem desenvolvido projeto que busca reduzir o desperdício de alimentos, conscientizando os alunos e abordando o tema nas aulas de Ciências. “Observamos quais os alimentos que foram mais desperdiçados, e buscamos fazer um trabalho de incentivo ao consumo desses pratos, convidando as crianças a experimentarem novos sabores. De março para cá já conseguimos uma redução de desperdício de 11 para 3kg”, comemora a diretora Andrea Moreno Castillo.

HORTA

“Use hortas escolares para familiarizar as crianças com alimentos nutritivos”, recomenda a FAO. Segundo a organização, as hortas escolares são uma maneira prática e excelente para as crianças aprenderem sobre alimentação, dietas e nutrição, mudando até as atitudes das crianças em relação a alimentos nutritivos, como frutas e vegetais. É o que tem acontecido na EMEI Cleide Rosa Auricchio. Lá, por meio do projeto “É gostoso comer bem”, as crianças têm a oportunidade de plantar e colher hortaliças que serão utilizadas em receitas ou incluídas no cardápio. Segundo a coordenadora pedagógica Mércia Ferreira, a participação ativa das crianças no pomar incentiva o consumo desses alimentos.

Para ver todas as escolas selecionadas, clique no link: https://www.fao.org/interactive/school-cooks-experiences/en/

Tags:alunoscompate à fomeescolas municipais~faoONUsão caetano

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Mais Luz chega em mais uma comunidade São Bernardo anuncia 5ª fase do Programa Mais Luz
Próximo artigo Leandro Amaral na Câmara de Ribeirão Pires Jornalista Leandro Amaral recebe título de Cidadão em Ribeirão Pires

Últimas notícias

Procon Santo André orienta consumidores para as férias de julho
Procon Santo André orienta consumidores para as férias de julho
09/07/2025
Trump
Trump impõe tarifa de 50% a produtos brasileiros e faz críticas ao julgamento de Bolsonaro
09/07/2025
Cover de Marília Mendonça diz que foi perseguida por Ruth e revela processo de R$ 100 mil
Cover de Marília Mendonça diz que foi perseguida por Ruth e revela processo de R$ 100 mil
09/07/2025
Prefeito Taka “batiza” blindado do Exército neste feriado de 9 de julho de 25
Prefeito Taka “batiza” blindado do Exército neste feriado de 9 de julho
09/07/2025
Edu Guedes se pronuncia pela 1ºª após cirurgia, fala da doença e tranquiliza fãs
Edu Guedes se pronuncia pela 1ºª após cirurgia, fala da doença e tranquiliza fãs
09/07/2025

Recomendadas

Procon Santo André orienta consumidores para as férias de julho* _Cuidados essenciais nas compras e contratações de viagens e passeios devem ser prioridade_ Santo André, 7 de julho de 2025 - O Procon Santo André elaborou dicas importantes para o consumidor ficar atento no mês de julho, período em que há um aumento natural pela procura por viagens, passeios e atividades de lazer para toda a família. “Esta época exige atenção redobrada por parte dos consumidores. É justamente quando nossa equipe costuma registrar um crescimento nas demandas relacionadas a compras mal planejadas, problemas com pacotes turísticos, hospedagens, passagens aéreas e até mesmo fraudes em compras on-line de ingressos e passeios”, destaca a diretora do Procon Santo André, Aline Romanholli. O Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90) garante uma série de direitos importantes que precisam ser observados com atenção. Um dos princípios básicos do CDC é o direito à informação clara e adequada (art. 6º, inciso III). Isso significa que toda oferta deve apresentar, de forma ostensiva e compreensível, o preço total, as condições de pagamento, as regras de cancelamento, o que está incluído no serviço contratado e quais são as eventuais penalidades em caso de desistência. Por exemplo, ao contratar um pacote de viagem por uma agência, o consumidor deve exigir um contrato por escrito, em que estejam especificadas as datas, horários, hospedagens, traslados e todos os serviços que serão prestados. “É comum que consumidores, ao adquirirem promoções divulgadas em redes sociais ou em sites de intermediação, não tenham atenção aos detalhes do contrato e acabem frustrados ao perceberem que taxas extras não estavam incluídas ou que o hotel não possui a estrutura anunciada. Em casos assim, o fornecedor pode ser responsabilizado por publicidade enganosa”, pontua a diretora do Procon Santo André. Também é preciso observar o direito de arrependimento, que garante ao consumidor o prazo de sete dias para desistir de compras feitas fora do estabelecimento comercial, como pela internet ou telefone, com direito à devolução integral dos valores pagos. “Esse direito é especialmente importante para quem adquire passagens ou ingressos on-line, desde que não haja usufruto do serviço antes do cancelamento”, complementa Aline. Outro ponto que merece atenção é a segurança nas compras. O consumidor deve sempre verificar se o site é confiável, evitando clicar em links enviados por mensagens de texto, e-mails ou redes sociais, que muitas vezes simulam promoções de grandes empresas. O ideal é que o consumidor digite o endereço do site diretamente no navegador e confirme se o endereço eletrônico começa com "https", o que indica uma conexão segura. Além disso, o Procon destaca que é importante consultar o “Reclame Aqui”, que fornece um histórico de reclamações das empresas e a devolutiva aos consumidores. Com relação aos passeios e atrações locais, é importante verificar se a empresa é regularizada, se oferece contrato ou recibo, e se fornece cobertura de seguro, especialmente em atividades com crianças ou que envolvam transporte. Em caso de problemas, o consumidor deve procurar o fornecedor de imediato, e, não sendo resolvido, pode registrar reclamação no Procon. “Férias deve ser um sinônimo de lazer, descanso e boas memórias. Para isso, o consumo responsável, a leitura atenta dos contratos e a busca por fornecedores confiáveis são atitudes essenciais”, finaliza a diretora do Procon Santo André, Aline Romanholli. Atendimento - Em caso de dúvidas, orientações, denúncias e reclamações, o Procon Santo André realiza atendimentos on-line, que devem ser encaminhados para o e-mail procon@santoandre.sp.gov.br. Os atendimentos presenciais são realizados de segunda a sexta, das 8h às 16h, mediante agendamento pelo link http://www.santoandre.sp.gov.br/agendamento. Os munícipes podem entrar em contato ainda pelo número 3356-9200 para outras informações.
Cultura e LazerSanto André

1º Festival de Mágica de Santo André chega ao Teatro Conchita de Moraes no fim de semana

09/07/2025
Drenar São Caetano avança, e vistorias cautelares em imóveis viram aliadas dos moradores contra eventuais danos
São CaetanoCidades

Drenar São Caetano: vistorias cautelares em imóveis viram aliadas contra eventuais danos

08/07/2025
São Caetano homenageia os Atletas Medalhistas do 27º JOMI e apresenta a Delegação para a 4ª edição do Jotiscs
São CaetanoEsporte

São Caetano homenageia medalhistas do JOMI e apresenta Delegação para o Jotiscs

08/07/2025
Maria Clara Vieira conquista o título de Miss Teen Brasil Beauty Worldwide 2025
São BernardoBrasilCultura e Lazer

Modelo de São Bernardo conquista o título de Miss Teen Brasil Beauty Worldwide 2025

08/07/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?