Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

Ministro pede demissão após vídeo em que aparece no Planalto durante invasão

Imagens mostram atuação de Gonçalves Dias em atos no dia 8 de janeiro

Última atualização: 20/04/2023 20:25
Por Gislayne Jacinto
Publicado 20/04/2023
Compartilhar

Imagens mostram atuação de Gonçalves Dias em atos no dia 8 de janeiro

Gabinete de Segurança Institucional – Gonçalves Dias
Ministro Gonçalves Dias, do Gabinete de Segurança Institucional, pede demissão. Foto: Agência Brasil
O general Gonçalves Dias pediu afastamento do cargo de ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República nesta quarta-feira (19). Segundo a Secretaria de Comunicação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já aceitou o pedido de demissão. General da reserva, Gonçalves Dias é o primeiro ministro a deixar o governo no terceiro mandato de Lula.
G.Dias foi Secretário de Segurança da Presidência da República nos dois mandatos anteriores de Lula e chefe da Coordenadoria de Segurança Institucional da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Vídeos

O ministro deixou o cargo no mesmo dia em que vídeos que estavam sob sigilo por fazerem parte de inquérito policial foram divulgados pela CNN. As imagens mostram o general e outros funcionários da pasta dentro do Palácio do Planalto, no dia 8 de janeiro, quando vândalos invadiram as sedes dos Três Poderes.

Em nota, o GSI esclareceu que as imagens mostram a atuação dos agentes de segurança para evacuar o quarto e o terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar, onde, após a chegada de reforços do pelotão de choque da Polícia Militar do Distrito Federal, os vândalos foram presos.

“Quanto as afirmações de que agentes do GSI teriam colaborado com os invasores do Palácio do Planalto, informa-se que as condutas de agentes públicos do GSI envolvidos estão sendo apuradas em sede de sindicância investigativa instaurada no âmbito deste Ministério e se condutas irregulares forem comprovadas, os respectivos autores serão responsabilizados”, diz o gabinete, em nota.

A Secretaria de Comunicação da Presidência da República, também em nota, afirma que todos os envolvidos em atos criminosos no dia 8 de janeiro, civis ou militares, estão sendo identificados pela Polícia Federal e apresentados ao Ministério Público e ao Poder Judiciário.

(Da Agência Brasil)

Exclusivo: câmeras mostram ministro do GSI no Palácio do Planalto durante ataques do 8 de janeiro https://t.co/S3PNuyZ8aO…

— CNN Brasil (@CNNBrasil) April 19, 2023

Tags:gonçalves diasinvasãoministroplanalto

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Concerto com maestro João Carlos Martins Concerto com maestro João Carlos Martins será atração em Ribeirão Pires
Próximo artigo Entrega de CHROMEBOOKS para Estudantes Orlando Morando entrega chromebooks aos alunos do Ensino Fundamental

Últimas notícias

Escolas de esporte de Diadema beneficiam mais de 4 mil alunos
Escolas de esporte de Diadema beneficiam mais de 4 mil alunos
22/06/2025
Novos Acessos ao Terminal de Mauá geram revolta entre passageiros
22/06/2025
Homem morre afogado na Represa Billings após cair de pedra escorregadia
Homem morre afogado na Represa Billings após cair de pedra escorregadia
22/06/2025
Suspeito é detido após tentativa de assalto que vitimou passageiro de moto de aplicativo em SBC
Suspeito é detido após tentativa de assalto que vitimou passageiro de moto de aplicativo em SBC
22/06/2025
Da esquerda para a direita: Leane Elizabeth Herrmann, Leise Herrmann Parizotto, Leandro Luzzi, Fabio Luiz Izycki, Juliane Jacinta Sawicki, Everaldo da Rocha, Janaina Moreira Soares da Rocha e Andrei Gabriel de Melo — Foto: Reprodução
Conheça as vítimas de balão que despencou de 45 metros e deixou 8 vítimas fatais em SC
22/06/2025

Recomendadas

Projeto "FUTURAS CIENTISTAS" mira na carreira científica de meninas e professoras da rede pública
DiademaPolítica

Projeto “Futuras Cientistas” mira na carreira científica de meninas e professoras da rede pública

20/06/2025
Com poucos meses de mandato, Akira Auriani já faz várias mudanças no quadro de secretários em Rio Grande da Serra
PolíticaDestaque 1Rio Grande da Serra

Com poucos meses de mandato, Akira Auriani já faz várias mudanças no secretariado

20/06/2025
Projeto da LDO 2026 da Prefeitura de São Bernardo tem aprovação unânime da Câmara
São BernardoPolítica

Projeto da LDO 2026 da Prefeitura de São Bernardo tem aprovação unânime da Câmara

20/06/2025
Gilvan defende escalonamento no pagamento de precatório em audiência na Câmara dos Deputados
Santo AndréPolítica

Gilvan defende escalonamento no pagamento de precatório em audiência na Câmara dos Deputados

17/06/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?