Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Variedades

Caminhada da Conscientização do Autismo reúne mil pessoas em Sto.André

Ação no Paço Municipal destacou importância da inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Última atualização: 03/04/2023 17:17
Por Gislayne Jacinto
Publicado 03/04/2023
Compartilhar

Ação no Paço Municipal destacou importância da inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Caminhada de conscientização do autismo
Caminhada da Conscientização do Autismo reúne mil pessoas em Santo .André. Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio

O Paço Municipal de Santo André recebeu, neste domingo (02/04), mais de mil pessoas que participaram da Caminhada da Conscientização do Autismo. A atividade chamou atenção para o fim do preconceito e destacou a importância da inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O prefeito Paulo Serra esteve presente na caminhada e chamou a atenção da sociedade para a causa. “Além deste evento estar no nosso calendário de atividades do aniversário da cidade, temos que alertar a sociedade sobre a importância de avançarmos em políticas públicas relacionadas ao TEA, além de quebrarmos o preconceito e, em muitos casos, a falta de informação sobre o tema”, destacou.

Os participantes da caminhada realizaram um percurso simbólico, saindo do espelho d´água do Paço até o estacionamento da Prefeitura, e se juntaram às atividades realizadas no Domingo no Paço, com brincadeiras e jogos psicomotores.

O casal Camila Lopes e Jansen Fernandes participou da caminhada, acompanhando do seu filho. Eles ressaltaram a importância da informação no combate ao preconceito. “Participar dessa caminhada é um grande presente. Descobrimos recentemente que nosso filho é portador de TEA e a partir disso abraçamos essa causa. Para que a inclusão aconteça de fato é necessário que a gente entenda mais, se informe mais, para quebrar o preconceito”, destacou Camila.

“O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento e quando falamos em espectro, queremos dizer que nenhum autista é igual ao outro e que cada um vai representar a diversidade do transtorno de forma única ao contrário de pessoas com outras síndromes”, explica o secretário da Pessoa com Deficiência, Jobert MInhoca. “Abraçar a causa do TEA é uma das nossas principais bandeiras à frente da secretaria”, finalizou.

“Santo André é uma cidade inclusiva, com pessoas que se dedicam dia e noite para construir uma cidade melhor para nossa gente. Respeito é a marca de uma cidade que ama as suas pessoas, que ama seus moradores e que inclui a todos. É claro que o TEA jamais ficaria de fora do nosso foco e das nossas prioridades enquanto política pública para avançarmos cada vez mais”, finalizou o prefeito Paulo Serra.

A quinta edição da Caminhada da Conscientização do Autismo foi uma realização da Prefeitura de Santo André, com apoio do Comdef (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência), e contou com a presença das clínicas Piu Abilita, Clia Psicologia, Clínica Casa Grande, Clínica Acolha, Casa da Esperança, Clínica Sphera, Clínica Neurocenterkids, Criee, Núcleo Vital, Clínica ABA ABC e Clínica de Comunicação e Fonoaudiologia.

CIPTEA

– Justamente por conta de o autista não possuir características evidentes, foi criada a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, que assegura às pessoas com TEA o direito à atenção integral, pronto atendimento e prioridade no acesso aos serviços públicos e privados. Para requerer o documento é necessário preencher o cadastro por meio do link https://www.santoandre.sp.gov.br/CarteiraAutista/Forms/PreCadastro/

A CIPTEA é gratuita e opcional, mas é um direito de toda pessoa com Transtorno do Espectro Autista, garantido pela Lei Federal 13.977/20. A legislação é conhecida como Lei Romeo Mion, filho do apresentador Marcos Mion, um dos principais defensores da medida.

Aniversário

A caminhada faz parte da programação do aniversário de 470 anos da cidade, que é uma realização da RM Tatuapé, com apoio da Prefeitura de Santo André e do Fundo Social de Solidariedade. A apresentação é do Diário do Grande ABC, com patrocínio da Patriani e da Nova Ceasa e copatrocínio de Nagumo, LGBS, Terra Com, Ossel e Grand Plaza.

O calendário com todas as atividades está disponível no site www.santoandre470anos.com.br

 

Tags:autismocaminhadaconscientizaçãodia da conscientização do autismosanto andré

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior protesto de mães Em evento sobre autismo, grupo protesta por auxiliares em sala de aula em Sto.André
Próximo artigo Autista’s Day registra 3.000 participações neste domingo em São Bernardo

Últimas notícias

Hoje é dia de Santo Antônio, o Santo Casamenteiro, e igrejas realizam benção dos pães
Hoje é dia de Santo Antônio, o Santo Casamenteiro, e igrejas realizam benção dos pães
13/06/2025
Ribeirão Pires recebe R$ 6,9 milhões em emendas para fortalecer e modernizar a saúde municipa
Ribeirão Pires recebe R$ 6,9 milhões em emendas para fortalecer e modernizar a saúde
12/06/2025
Projeto do deputado Rômulo Fernandes sobre bets é aprovado na ALESP
Projeto do deputado Rômulo Fernandes sobre bets é aprovado na ALESP
12/06/2025
GCM de São Bernardo participa de curso nacional de Polícia Comunitária, em Curitiba
GCM de São Bernardo participa de curso nacional de Polícia Comunitária, em Curitiba
12/06/2025
Kaíque, sequestrado em hotel de Mauá é encontrado sem vida na Billings
Kaíque, sequestrado em hotel de Mauá, é encontrado sem vida na Billings
12/06/2025

Recomendadas

Santo André terá Polo de Empregabilidade Inclusiva a partir desta quarta-feira
Santo AndréEconomia

Santo André agora tem Polo de Empregabilidade Inclusiva

11/06/2025
Sest Senat de Santo André irá promover feira de empregabilidade em setembro
CidadesSanto André

Sest Senat de Santo André irá promover feira de empregabilidade em setembro

10/06/2025
Santo André ganhará conjunto habitacional com 200 moradias populares
Santo AndréCidades

Santo André ganhará conjunto habitacional com 200 moradias populares

10/06/2025
Santo André faz demolição de prédios abandonados para criação de área de lazer
Santo AndréCidades

Vídeo: Santo André faz demolição de prédios abandonados para criação de área de lazer

10/06/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?