Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Economia

Volkswagen completa 70 anos de Brasil com história atrelada a S.Bernardo

Multinacional realizou evento simbólico de comemoração pela marca, na presença do prefeito Orlando Morando

Última atualização: 24/03/2023 14:40
Por Gislayne Jacinto
Publicado 24/03/2023
Compartilhar

Multinacional realizou evento simbólico de comemoração pela marca, na presença do prefeito Orlando Morando

Orlando Morando e Carla Morando na Volks
Volkswagen realizou evento simbólico de comemoração pela marca, na presença do prefeito Orlando Morando e da deputada Carla Morando. Foto: Divulgação/PSBC-Marcel Uyeta

Grande marca no mercado global da indústria automotiva, a Volkswagen completou nesta quinta-feira (23/03) 70 anos de atividades no Brasil com longa estada ligada a São Bernardo, história essa que se mistura com o progresso e avanço da cidade no período. Dentro do contexto de comemorações, a multinacional realizou evento na fábrica da Anchieta, em São Bernardo, a primeira fora da Alemanha, para celebrar a data, com a presença de executivos da empresa, autoridades do Governo do Estado, da deputada estadual Carla Morando e do prefeito Orlando Morando.

São cerca de 8,2 mil empregos em São Bernardo – praticamente 13 mil funcionários em âmbito nacional -, o que mostra a dimensão da potência da fábrica no município, onde concentra a maior unidade do País. A história da Volks no Brasil começou exatamente em 23 de março de 1953 em um galpão na Rua do Manifesto, no Ipiranga, em São Paulo. O crescimento nas vendas levou a empresa a construir uma fábrica que não se limitaria à montagem de veículos, mas que fosse também base de exportação à América do Sul. Desta forma se deu a planta Anchieta, inaugurada em 1959.

“É um privilégio estar prefeito neste momento histórico da montadora, que se solidificou em São Bernardo, grande eixo logístico, consolidada não apenas na forma de um polo destacado de produção como também de exportação. Destaque para os empregos gerados na cidade, além do volume de investimentos ao longo dos anos, a cada dia se renovando e se incorporando às novas tecnologias”, sustentou o chefe do Executivo, Orlando Morando.

Além de ser um complexo industrial completo, a fábrica Anchieta mantém um centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos de alta tecnologia e inovação – no País, já foram produzidos mais de 25 milhões de veículos no período. Na sequência surgiram as fábricas de Taubaté (SP, de veículos, datada de 1976), de São Carlos (SP, de motores, aberta em 1996), de São José dos Pinhais (PR, de veículos, de 1999) e o centro de peças e acessórios de Vinhedo (SP), inaugurado em 2004.

Durante o evento, Ciro Possobom, então COO da Volkswagen no País, foi anunciado como novo CEO da companhia. “A nossa marca registra 70 anos de história. Neste momento, no presente, investimos em inovação tecnológica e no conceito de sustentabilidade. O grupo Volks do Brasil tem importância estratégica enorme e buscou a modernização de seu portifólio.” Presidente da empresa na América Latina, Alexander Seitz frisou que a Volks se encontra preparada para o futuro do mercado. “Estamos prontos para os próximos 70 anos. Trabalhando no presente e olhando para o futuro.”

A atividade serviu também como anúncio de novo veículo, um SUV, denominado ID.4, elétrico, que chegará no mercado de vendas ao Brasil no segundo semestre deste ano.

prefeito Orlando Morando
Prefeito Orlando Morando deu destaque para os empregos gerados na cidade, além do volume de investimentos ao longo dos anos, Foto: Divulgação/PSBC-Marcel Uyeta

INVESTIMENTO

A multinacional deve efetivar investimento da ordem de R$ 7 bilhões na América Latina no ciclo iniciado no ano passado e que se estende até 2026 para fortalecer sua posição competitiva na região. Esse investimento estimado inclui projetos de veículos locais, digitalização e descarbonização.

Tags:aniversáriocarla morandocomemoraçãohistóriaOrlando Morandosão bernardovolkwagen

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior agentes de segurança em operação Em Santo André, 6 são presos em operação em desmanches
Próximo artigo Estada do montanhão Corpo carbonizado é encontrado na Estrada do Montanhão

Últimas notícias

Publicitária Juliana Marins, de 26 anos, aparece exausta, mas sorridente, em gravação feita pouco antes de cair em trilha no Monte Rinjani
Vídeo mostra últimos momentos de brasileira que perdeu a vida em trilha na Indonésia
24/06/2025
Juliana Marins
Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha de vulcão na Indonésia, é encontrada sem vida
24/06/2025
Homem é localizado desorientado em Ribeirão Pires e busca por família em SBC intensifica. Foto: Diário de Ribeirão Pires
Homem é localizado desorientado em Ribeirão Pires e busca por família em SBC intensifica
24/06/2025
São Caetano inicia Cadastro da Pessoa com Deficiência para promover políticas públicas
São Caetano inicia Cadastro da Pessoa com Deficiência para promover políticas públicas
24/06/2025
Tarcísio de Freitas sanciona lei que dá autonomia a municípios para proibir mototáxis
Tarcísio de Freitas sanciona lei que dá autonomia a municípios para proibir mototáxis
24/06/2025

Recomendadas

Aos 115 anos, seu Janguinha é o homem mais idoso de São Bernardo
São BernardoCidades

Aos 115 anos, seu Janguinha é o homem mais idoso de São Bernardo

24/06/2025
Operação Dorme Bem SBC registra 202 ocorrências contra perturbação do sossego
São BernardoCidades

Operação Dorme Bem SBC registra 202 ocorrências contra perturbação do sossego

24/06/2025
Jovem de 18 anos Guilherme Moraes Cruz caiu da motocicleta e foi atingido por um ônibus. Foto: Reprodução
São BernardoCidades

Vídeo mostra queda de passageiro de moto por app após piloto fugir de assaltantes em SBC

24/06/2025
São Bernardo conquista 17 medalhas na Etapa Final dos Jogos Abertos da Juventude
São BernardoDestaque 2Esporte

São Bernardo conquista 17 medalhas na Etapa Final dos Jogos Abertos da Juventude

23/06/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?