ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

Com morte, feridos e desmoronamentos, Mauá decreta estado de emergência

Medida foi tomada devido ao acúmulo de chuvas e o perigo elevado nas áreas de risco

Gislayne Jacinto
Última atualização: 25/02/2023 14:35
Por Gislayne Jacinto
Publicado 22/02/2023
Compartilhar

Medida foi tomada devido ao acúmulo de chuvas e o perigo elevado nas áreas de risco

comitê de crise
Decreto de estado de calamidade foi assinado após reunião do comitê de crise na Prefeitura. Foto: Divulgação



A Prefeitura de Mauá decretou estado de emergência nesta quarta-feira (22/02) devido ao acúmulo excessivo de chuvas registrado em fevereiro. A cidade registrou morte de uma mulher, além de feridos e casas e ruas interditadas.

A medida foi tomada após reunião do comitê de crise, que é montado permanentemente pelo município nos períodos com maior índice de chuvas. Até o momento já choveu 140% a mais do que o previsto pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. O esperado para 28 dias era 284mm, porém até agora já choveu 685mm.

Além do estado de emergência, outras medidas foram anunciadas. As equipes da Prefeitura estão mobilizadas em uma força-tarefa para identificar as famílias que vivem em risco iminente para a remoção imediata de suas casas, pois há previsão de mais chuvas para os próximos dias.

A administração municipal informou que também irá acelerar o processo de implantação de sirenes para alerta de chuvas em áreas de risco. Também será encaminhado, entre hoje e amanhã ao Legislativo, em caráter de urgência, projeto de lei que aumenta o valor do Auxílio Emergencial Financeiro para pessoas afetadas por desastres naturais. Originalmente fixado em R$ 300, deverá ser reajustado para R$ 500.

Nas últimas 24 horas, Mauá apresenta um acumulado de chuvas de 62 mm. Por isso, a Defesa Civil segue permanentemente em estado de atenção para possíveis deslizamentos e alagamentos.

Durante a noite de terça-feira (21/02), a Defesa Civil de Mauá atendeu a duas ocorrências. Na rua Júlio Antônio Conde foi registrado deslizamento de terra sobre uma casa. Três pessoas foram socorridas. Uma delas estava sem ferimentos e duas foram levadas ao Hospital Nardini. Uma mulher com idade entre 50 e 60 anos chegou sem vida ao hospital. O marido dela também foi encaminhado, mas recusou o atendimento e foi embora.

Na Rua Dona Áurea Oliveira da Silva, também no Jardim Zaíra, uma casa desabou e um homem, de 43 anos, foi resgatado e socorrido. Ele recebeu alta por volta do meio-dia desta quarta-feira.

Agentes da Defesa Civil e as equipes da Secretaria de Assistência Social estão constantemente nos locais dos deslizamentos e desmoronamentos para prestar atendimento e apoio.

A Prefeitura reforça a orientação para que, em caso de emergência, acione a Defesa Civil (199), o Corpo de Bombeiros (193) ou o SAMU (192).

- Advertisement -
rua danificada em Mauá após chuvas
Parte de rua desabou e via foi interditada. Foto: Divulgação/PMA
Tags:caosdecreto de calamidadeemergênciamauáprefeitura

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior pessoa fazendo doação de alimentos em São Bernardo Fundo Social de S.Bernardo recebe doações para vítimas das chuvas no litoral
Próximo artigo Loja Solidária Shoppinho Santo André arrecada 12 mil itens para vítimas de temporal no litoral norte

Últimas notícias ABC Paulista

Corinthians
Corinthians é multado por ofensas e hostilidade dirigidas a garoto fã de Neymar
04/09/2026
praia de Guarujá
Feriado de 7 de Setembro: 8 em cada 10 praias do litoral de SP estão próprias para banho
04/09/2026
lima santos fluminense
Santos contrata Lima para reforçar o meio de campo
04/09/2026
Tarcísio visita obras do Rodoanel Norte e detalha investimentos em infraestrutura para os próximos quatro anos
Tarcísio visita obras do Rodoanel Norte e detalha investimentos em infraestrutura para os próximos 4 anos
04/09/2026
Dra. Anny assume mandato na Câmara de São Caetano
Dra. Anny assume mandato na Câmara de São Caetano
04/09/2026

Recomendadas

Em São Bernardo, alteração de lei garante mais agilidade na análise e aprovação de projetos habitacionais
São BernardoPolítica

Em São Bernardo, alteração de lei vai agilizar análise e aprovação de projetos habitacionais

04/09/2026
Tarcísio exonera Delegado da Cunha da Polícia Civil de SP
São PauloPolítica

Tarcísio exonera Delegado da Cunha da Polícia Civil de SP

03/09/2026
Em São Caetano, Derrite critica omissão do Senado sobre Alexandre de Moraes e defende impeachment no STF
São CaetanoPolítica

Em São Caetano, Derrite critica omissão do Senado sobre Alexandre de Moraes e defende impeachment no STF

03/09/2026
GCM de Mauá prende homem acusado de importunação coonstra funcionária em UBS
MauáCidades

GCM de Mauá prende homem acusado de importunação coonstra funcionária em UBS

04/09/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?