Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cultura e Lazer

Sto.André lança convocatória para escolher graffiti do Teatro Conchita de Moraes

Espaço cultural, que passa por revitalização, terá painel de 55 m² na composição da fachada

Última atualização: 18/02/2023 10:30
Por Gislayne Jacinto
Publicado 18/02/2023
Compartilhar

Espaço cultural, que passa por revitalização, terá painel de 55 m² na composição da fachada

fachada do Teatro Conchita de Moraes
Espaço cultural, que passa por revitalização, terá painel de 55 m² na composição da fachada. Foto: Divulgação/PSA-Angelo baima

O Teatro Conchita de Moraes, que está em fase final de obras de revitalização, ganhará um graffiti que será desenhado em um painel de 55 metros quadrados, junto à fachada do equipamento cultural. Para definir o artista que realizará a obra, a Secretaria de Cultura de Santo André abriu uma convocatória, que pode ser conferida no link https://culturaz.santoandre.sp.gov.br/oportunidade/1663/

O período de execução da intervenção será a partir de 1º de abril, com conclusão até 6 de abril. Denominada ‘Intervenção Graffiti no Teatro Conchita de Moraes’, é voltada a artistas que tenham interesse em embelezar o equipamento com uma obra inédita e produzida exclusivamente para este projeto. O tema é de livre criação, desde que respeite as orientações presentes na convocatória. As inscrições estão abertas até as 23h59 do dia 16 de fevereiro.

“Nesse processo de revitalização, poder inserir nova informação, que vai trazer olhar renovado e, ao mesmo tempo, que vai dialogar com essa arquitetura que traz uma memória, é de fundamental importância. Quando a gente fala em patrimônio cultural, só tem sentido quando dialoga com o cotidiano das pessoas, quando faz sentido no seu entorno, na ocupação pela comunidade e, ao mesmo tempo, quando dialoga com sua própria história. Então a importância dessa intervenção está nessa dimensão: evoca no conjunto arquitetônico do prédio sua memória, traz condição renovada e aponta para o futuro”, destaca encarregado do Circuito Museológico de Santo André, Nilo Mattos de Almeida.

“Existe também outra dimensão que é pensar essa intervenção como arte urbana, pública, e de ressignificar a ocupação da cidade pela arte e pela cultura”, continua Nilo. “Poder revitalizar um espaço como o Conchita de Moraes, numa área que não está centralizada, que conecta a cidade, é de uma importância e de uma celebração da vida, ainda mais depois de uma pandemia”, finaliza.

Histórico

Criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 1959, o Teatro Conchita de Moraes foi inicialmente erguido para ser o auditório da escola estadual existente no mesmo quarteirão. Em 1963, em convênio com a Prefeitura, o teatro acolhe o Festival de Teatro Amador de Santo André. Em 1970 começa a ser administrado pelo município, que passa a utilizá-lo como um dos espaços teatrais da cidade.

O equipamento cultural homenageia em seu nome María de la Concepción Álvarez Bernard (1885-1962), conhecida como Conchita de Moraes, atriz cubana radicada no Brasil, que era mãe da também atriz Dulcina de Moraes. Participou de alguns filmes, como 24 Horas de Sonho, Pureza, O Bobo do Rei, O Grito da Mocidade, Bombonzinho, Bonequinha de Seda e Amor Perdição.

Tags:edital santo andrégraffitiprefeiturasanto andréteatro conchita de moraes

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior helicóptero águia da PM Prestador de serviço sofre descarga elétrica e cai do andaime em Sto.André
Próximo artigo fachada do centro de referência da saúde de Mauá Ladrões invadem Centro de Referência de Mauá e levam remédios e equipamentos

Últimas notícias

GCM de Mauá resgata porco-espinho de residência e devolve à natureza
GCM de Mauá resgata porco-espinho de residência e devolve à natureza
11/07/2025
Prefeitura de Diadema entrega a pavimentação da Travessa Novo Horizonte no Canhema
Prefeitura de Diadema entrega a pavimentação da Travessa Novo Horizonte no Canhema
11/07/2025
PM captura mulher procurada por tráfico em São Bernardo
PM captura mulher procurada por tráfico em São Bernardo
11/07/2025
Braskem amplia frota própria com o navio Brave Future e fortalece estratégia logística global
Braskem amplia frota própria com navio Brave Future e fortalece estratégia logística global
11/07/2025
GCM de Mauá prende dois procurados pela Justiça em menos de 72 horas
GCM de Mauá prende dois procurados pela Justiça em menos de 72 horas
11/07/2025

Recomendadas

2º Festival Cultural Leste Europeu de Inverno acontece neste sábado
Cultura e LazerSanto André

2º Festival Cultural Leste Europeu de Inverno acontece neste sábado

10/07/2025
nova ambientação inclui recursos sonoros, narrativas educativas e o uso de energia limpa, alinhando lazer e consciência ecológica
São BernardoCultura e LazerDestaque 2

Com investimento de R$ 2 milhões, Submarino volta na Cidade da Criança de S.Bernardo

10/07/2025
Santo André inicia programa de renegociação de dívidas com o município
Santo AndréCidades

Santo André inicia programa de renegociação de dívidas com o município

10/07/2025
Santo André abre inscrições para curso gratuito de pizzaiolo
Santo AndréEconomia

Santo André abre inscrições para curso gratuito de pizzaiolo

10/07/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?