Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Cidades

Câmeras corporais continuarão a ser utilizadas pela PM em São Paulo

Informação foi dada pelo governador Tarcísio de Freitas

Última atualização: 06/01/2023 11:39
Por Gislayne Jacinto
Publicado 06/01/2023
Compartilhar

Informação foi dada pelo governador Tarcísio de Freitas

policiais militares
Câmeras corporais continuarão a ser utilizadas pela PM em São Paulo. Foto: Divulgação

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, disse nesta quinta-feira (05/01) que não vai alterar, nesse momento, a medida que obriga o uso de câmeras corporais por policiais militares de São Paulo (SP).

“Não vamos alterar nada. Para quem está esperando que a gente mexa nesse programa agora, não vamos mexer”, disse ele, durante entrevista concedida a jornalistas logo após participar de uma reunião com secretários e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

“Nesse primeiro momento, nada muda, não vamos alterar nada. Ao longo do tempo, vamos observar e reavaliar, o que faremos com qualquer outra política”, disse o governador.

Nesta quarta-feira (04/01), em entrevista a uma rádio do interior paulista, o novo secretário estadual de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, disse que o governo iria rever o uso das câmeras corporais. “Nós vamos rever o programa. O que existe de bom vai permanecer e o que não está sendo bom, e que pode ser cientificamente comprovado, a gente vai propor ao governador possíveis alterações”, disse o secretário.

Um estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgado no final do ano passado apontou que o uso de câmeras corporais nos uniformes da Polícia Militar de São Paulo evitou 104 mortes. Segundo o estudo, as câmeras corporais tiveram um impacto positivo, reduzindo em 57% o número de mortes decorrentes de ações policiais em relação a unidades policiais onde ainda não houve a implantação desse tipo de tecnologia.

A fala de Derrite ontem gerou preocupação para o governo federal. Por meio de nota, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania escreveu que “o sucesso dessa política, demonstrado pela ciência, faz com que ela não apenas tenha que ser reforçada e ampliada nas regiões em que é aplicada, mas também que seja estendida a todas as unidades da federação”.

“Esperamos que toda e qualquer revisão do programa seja lastreada nas melhores evidências disponíveis e que tenha como objetivo precípuo o respeito e a proteção do direito humano à vida, tanto dos trabalhadores da segurança pública quanto da população em geral”, diz a nota do ministério.

As câmeras operacionais portáteis, conhecidas como câmeras corporais, começaram a ser utilizadas pela Polícia Militar paulista em 2020. Essas câmeras de lapela são fixadas nos uniformes dos policiais para que suas ações nas ruas de São Paulo sejam monitoradas. O objetivo do governo paulista ao instalar essa câmeras nos uniformes foi de buscar reduzir a violência policial.

Cracolândia

Tarcísio de Freitas e o prefeito de São Paulo discutiram hoje ações conjuntas para a região conhecida como Cracolândia, ocupada por usuários e dependentes de drogas. Segundo o governador, uma nova reunião foi agendada para ocorrer no dia 23 de janeiro para apresentar ações em busca de soluções para esse problema.

Tags:câmeras corporaisgovernadorpoliciais militarestarcísio de fritas

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Luiz Marinho Ministro Luiz Marinho recua de ideia de fim do saque-aniversário do FGTS
Próximo artigo bandido preso em Diadema Ladrões são presos em Diadema após roubo e vídeo zombando da vítima

Últimas notícias

São Bernardo vai eleger prefeito mirim da Cidade da Criança
São Bernardo vai eleger prefeito mirim da Cidade da Criança
13/08/2025
Ladrão desarmado por vítima morre horas depois da tentativa de roubo  em São Paulo
Ladrão desarmado por vítima morre horas depois da tentativa de roubo  em São Paulo
13/08/2025
São Bernardo recebe carreta do Sebrae, escritório itinerante para apoiar pequenos negócios
São Bernardo recebe carreta do Sebrae, escritório itinerante para apoiar pequenos negócios
13/08/2025
Homem de 72 anos morre após mal súbito ao volante em São Bernardo
Homem de 72 anos morre após mal súbito ao volante em São Bernardo
13/08/2025
Com a queda brusca de temperatura no último fim de semana, Prefeitura de Ribeirão Pires intensifica acolhimento a pessoas em situação de rua
Com a queda de temperatura, Ribeirão Pires intensifica acolhimento de moradores de rua
13/08/2025

Recomendadas

Bridgestone inaugura centro de distribuição em Mauá com presença dos prefeitos de Santo André e Mauá
Santo AndréCidadesDestaque 1Mauá

Bridgestone inaugura centro de distribuição em Mauá com presença de prefeitos

13/08/2025
Grand Plaza investe R$ 22 milhões em Retrofit
Santo AndréCidades

Grand Plaza investe R$ 22 milhões em Retrofit

13/08/2025
Jovem de 27 anos reage a assalto e desarma criminoso na zona sul de São Paulo
São PauloCidades

Jovem de 27 anos reage a assalto e desarma criminoso na zona sul de São Paulo

13/08/2025
Caso Ultrafarma: Auditor é preso em Ribeirão Pires por liderar esquema de corrupção bilionário
Ribeirão PiresCidades

Caso Ultrafarma: Auditor é preso em Ribeirão Pires por liderar esquema de corrupção bilionário

13/08/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?