Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Esporte

Adeus: Após velório de 24h e cortejo por ruas de Santos, Pelé é sepultado

Mais de 230 mil torcedores prestaram as últimas homenagens ao ídolo mundial, que foi sepultado no Memorial Necrópole Ecumênica

Última atualização: 09/01/2023 13:37
Por Gislayne Jacinto
Publicado 09/01/2023
Compartilhar

Mais de 230 mil torcedores prestaram as últimas homenagens ao ídolo mundial, que foi sepultado no Memorial Necrópole Ecumênica

cortejo do Pelé
Adeus: Após fim do velório, corpo de Pelé saiu em cortejo por ruas de Santos. Foto: Reuters-Via Agência Brasil

Mais de 230 mil torcedores prestaram as últimas homenagens ao ídolo mundial Pelé, cujo velório aberto ao público chegou ao fim às 10h (horário de Brasília) desta terça-feira (03/01), na Vila Belmiro, estádio do Santos. Uma hora antes do término da cerimônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou para dar o último adeus ao Rei do Futebol. Acompanhado da primeira dama Rosângela da Silva, a Janja, e Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos, Lula ficou ao lado do corpo do ex-jogador durante uma oração em área reservada a familiares e autoridades, que durou aproximadamente  20 minutos. O presidente deixou o estádio sem falar com a imprensa.
Em depoimento gravado ao clube do Santos, Lula relembrou dos tempos em que o Timão, seu time do coração, era freguês do Peixe.

“Olha, quem vai falar do Pelé agora não é o presidente da república. É um torcedor do Corinthians que foi assistir muito jogo do Santos contra o Corinthians e que viu o Corinthians perder muito jogo. E me parece que o Pelé tinha uma obsessão de derrotar o Corinthians, ele tinha uma obsessão de ganhar do Corinthians. Então, foi um período de 15 anos muito sofrido para os corintianos, mas tinha uma coisa muito importante no Pelé:  ele obrigava a gente a ir em qualquer lugar assistir um jogo de futebol.  Acho que o Pelé simboliza tudo aquilo que é ascensão da espécie humana. Ele foi um jogador que muito jovem ganhou um protagonismo extraordinário e a coisa mais fantástica é que Pelé nunca ficou mascarado, nunca ficou de nariz empinado, sempre foi um cidadão humilde que conversava de igual para igual. Ele foi muito especial”.

lula no velório de pelé
Lula participa de velório de Pelé na Vila Belmiro. Foto: Divulgação

Após o fechamento dos portões, o caixão com o corpo de Pelé deixou a Vila Belmiro estádio em cima de um caminhão dos Bombeiros para cortejo pelas ruas da cidade litorânea paulista. No trajeto esteve a Avenida Coronel Joaquim Montenegro (Canal 6), onde vive Celeste Arantes, mãe de Pelé. A rua estava lotada e vários cantaram o hino do Santos em homenagem ao Rei do Futebol.

O cortejo chegou ao fim no Memorial Necrópole Ecumênica, onde ocorreu sepultamento, em cerimônia restrita à família.

velório do Pelé
Velório aberto ao público chegou ao fim às 10h (horário de Brasília) desta terça-feira (03/01), na Vila Belmiro, estádio do Santos. Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

Sepultamento

O enterro de Pelé ocorreu às 14h desta terça-feira,  quando o corpo dele chegou ao Memorial Necrópole Ecumênica, onde foi sepultado.

A despedida final foi restrita a familiares e a amigos depois do cortejo que durou aproximadamente três horas e meia. O cemitério fica a cerca de um quilômetro da Vila Belmiro.

Tags:pelerei do futebolvelório

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Auricchio São Caetano registra recorde com 704 vagas de emprego nesta semana
Próximo artigo Estadio Municipal Giglio Portugal Pichinin - Baetão Em São Bernardo, Baetão estreia amanhã como sede da Copa São Paulo

Últimas notícias

Homem é preso após ameaçar vizinho e fazer disparos em São Bernardo
Homem é preso após ameaçar vizinho e fazer disparos em São Bernardo
28/07/2025
Pedestre atropelado por moto na Faixa Azul causa colisão de outros veículos em Sto.André
28/07/2025
Taka visita fabricante de drone que será usado no combate aos pancadões em Diadema
Taka visita fabricante de drone que será usado no combate aos pancadões em Diadema
28/07/2025
Família e amigos se despedem de Clayton, vítima de disparos por PM após incidente de trânsito; indignação e clamor por justiça ecoam em meio à dor
Comoção e pedido de justiça marcam enterro de motorista morto por PM em Mauá
28/07/2025
Ribeirão Pires inaugura nova maternidade com capacidade para 120 partos por mês
Ribeirão Pires inaugura nova maternidade com capacidade para 120 partos por mês
28/07/2025

Recomendadas

Abertura da Copa São Bernardo de Futsal terá Falcão em jogo festivo no Poliesportivo
EsporteSão Bernardo

Abertura da Copa São Bernardo de Futsal terá Falcão em jogo festivo no Poliesportivo

25/07/2025
Cria da base do São Bernardo, atacante que brilhou na Europa retorna ao Brasil em negociação milionária com o Flamengo
São BernardoEsporteSanto André

Jogador de Sto.André, formado na base do SBC se torna a maior contratação do Flamengo

26/07/2025
Atletas da cidade conquistaram 11 pódios na competição, alcançaram o 2º lugar entre as cidades do ABCDMRR.
DiademaEsporte

Diadema brilha nos ‘Regionais’ e prepara maior delegação da história para Jogos Abertos

25/07/2025
Centro de Excelência de Diadema sedia etapa do Paulista e seletiva para Challenger de Basquete 3x3
DiademaDestaque 2Esporte

Centro de Excelência de Diadema sedia etapa do Paulista e seletiva para Challenger de Basquete 3×3

25/07/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?