ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

Prefeito Orlando Morando transfere gabinete para Chácara Silvestre

Gislayne Jacinto
Última atualização: 29/12/2022 01:06
Por Gislayne Jacinto
Publicado 21/12/2022
Compartilhar

Casarão, que no passado foi residência de veraneio da família Simonsen, será usado provisoriamente pelo chefe do Executivo, durante obras de acessibilidade no Paço

prefeito Orlando Morando na Chácara Silvestre
Prefeito Orlando Morando transfere gabinete para Chácara Silvestre. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, apresentou na manhã desta quarta-feira (21/12) seu novo local de trabalho no casarão do Parque Chácara Silvestre, localizado no bairro Nova Petrópolis. Patrimônio tombado da cidade, a estrutura será usada como gabinete provisório do chefe do Executivo, durante as obras de implantação de acessibilidade, já em andamento no Paço Municipal. A secretaria de Coordenação Governamental, chefiada por Humberto Rodrigues da Silva, também ficará instalada no endereço pelos próximos 90 dias.

Atualmente, o Parque Chácara Silvestre também está em reforma, com previsão de conclusão e reabertura ao público em fevereiro de 2023. O local está recebendo investimento de cerca de R$ 3 milhões, em parceria com a iniciativa privada, por meio contrapartida formal que foi viabilizada junto ao grupo Bem Barato. As obras envolvem a recuperação de áreas danificadas, além de melhorias no parque, como instalação de portal de acesso, troca da comunicação visual, pintura, construção de centro de treinamento canino – para atuação da Polícia Militar –, implantação de iluminação em LED, playground inclusivo e totem “Eu Amo SBC”.

De acordo com o prefeito Orlando Morando, após a conclusão das intervenções, a expectativa é que o local fique aberto para visitação do público como forma de preservar e promover a importância histórica e arquitetônica do local. “A ideia é manter um espaço para atividades oficiais da Prefeitura. Queremos dar uma vida mais ativa a este espaço, que ficará aberto para visitações monitoradas, trazendo para a população a memória da história de São Bernardo”, destacou.

O casarão da Chácara Silvestre é patrimônio histórico municipal, tendo sido tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo do Campo (Compahc-SBC) em 1987, por meio da Lei nº 2.611, de 18/06/84 e do Decreto nº 8.674, de 16/01/87.

Orlando Morando e Thaís Santiago
Orlando Morando e a secretária de Comunicação Thaís Santiago durante , apresentação à imprensa do novo local de trabalho no casarão do Parque Chácara Silvestre. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

HISTÓRIA

Construída entre 1932 e 1935, a antiga propriedade de veraneio da família Simonsen vincula-se à história da cidade pela atuação de Wallace Cockrane Simonsen em prol da emancipação de São Bernardo do Campo, que ocorreu em 1945. Mais tarde, Wallace Simonsen se tornou o primeiro prefeito da cidade, governando a cidade entre 1945 e 1947. O local tem importância histórica e arquitetônica, como marco da arquitetura residencial da elite dos anos 1930, com forte influência do estilo europeu, presente no destaque dado às vigas da fachada principal.

RETROSPECTIVA

O anúncio da mudança foi feito durante coletiva de imprensa para apresentação das principais ações realizadas pela Prefeitura ao longo de 2022. Entre os destaques está a entrega do Hospital da Mulher e o anúncio da construção do Hospital Municipal de Olhos (HMO), o avanço dos programas Mais Luz, Asfalto Novo e A Casa É Minha, além da entrega do novo viário que faz a ligação entre a Avenida Prestes Maia à Anchieta e da segunda unidade do Bom Prato no bairro Assunção, entre outros.

 

Tags:gabineteOrlando Morandoprefeito

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Vídeo: Vereador de S.Bernardo critica recesso e gastos do Consórcio ABC
Próximo artigo Thiago Auricchio Thiago Auricchio aprova na Alesp projeto de combate ao assédio e estupro

Últimas notícias ABC Paulista

Poupatempo de São Bernardo verifica denúncias sobre supostos encontros íntimos em banheiro da unidade
Poupatempo de São Bernardo verifica denúncias sobre supostos encontros íntimos em banheiro da unidade
26/10/2026
Corinthians
Corinthians prepara retorno de Memphis, mas treina com 5 baixas
26/10/2026
Bola de Ouro
Kane leva a Bola de Ouro; confira todos os vencedores
26/10/2026
Perseguição policial termina com infratores detidos e moto recuperada em Rio Grande da Serra
Perseguição policial termina com infratores detidos e moto recuperada em Rio Grande da Serra
26/10/2026
Flávio Bolsonaro diz ter sido intimado pela PF a entregar passaporte ao sair da casa do pai
Flávio Bolsonaro diz ter sido intimado pela PF a entregar passaporte ao sair da casa do pai
26/10/2026

Recomendadas

Com mudanças aprovadas, cerimônias do Executivo passam para 5 e 6 de janeiro, enquanto deputados estaduais de SP assumem em 1º de fevereiro
Santo AndréMauáPolíticaSão BernardoSão Caetano

Novas datas de posse: Presidente, governadores e deputados alteram calendário a partir de 2027

26/10/2026
São Caetano firma parceria com TJ-SP e Childhood Brasil para atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência
São CaetanoCidades

São Caetano firma parceria com TJ-SP e Childhood Brasil para atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência

26/10/2026
Lula amplia vantagem no Grande ABC, vence em cinco cidades e garante reeleição em disputa acirrada
Santo AndréDiademaMauáPolíticaRibeirão PiresRio Grande da SerraSão BernardoSão Caetano

Lula amplia vantagem no Grande ABC, vence em cinco cidades e garante reeleição em disputa acirrada

26/10/2026
Apoiadores tomam a Avenida Paulista e ruas no ABC para celebrar reeleição de Lula  
São BernardoPolíticaSão Paulo

Apoiadores tomam a Avenida Paulista e ruas no ABC para celebrar reeleição de Lula  

26/10/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?