Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Economia

ABCD cria mais de 4 mil empregos; São Bernardo lidera ranking

Dados do Ministério do Trabalho e Previdência foram organizados em boletim regional pelo Consórcio ABC e pela Agência de Desenvolvimento

Última atualização: 07/11/2022 22:47
Por Gislayne Jacinto
Publicado 07/11/2022
Compartilhar

Dados do Ministério do Trabalho e Previdência foram organizados em boletim regional pelo Consórcio ABC e pela Agência de Desenvolvimento

rua Marechal deodoro em São Bernardo
Caged aponta saldo de 1.929 vagas de emprego criadas em São Bernardo. Foto: Divulgação


O ABCD apresentou, em setembro de 2022, saldo positivo de 4.162 de vagas formais e totalizou 30.735 vagas abertas nos nove primeiros meses do ano. O saldo acumulado dos últimos 12 meses (de outubro de 2021 até setembro de 2022) registra a abertura de 35.131 vagas formais na região.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). As informações, divulgadas pelo Ministério do Trabalho e Previdência, foram organizadas pelo Observatório Grande ABC, iniciativa do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, com o objetivo de levantar números regionais dos mais diversos setores para embasar políticas públicas para a região.

Seis municípios da região encerraram o mês passado com saldo positivo: São Bernardo do Campo (+1.929), Santo André (+950), Diadema (+545), Mauá (+524), São Caetano do Sul (+253) e Rio Grande da Serra (+11). Ribeirão Pires apresentou recuo (-50).

O setor com melhor saldo em setembro foi Serviços (+2.120), seguido de Comércio (+1.090), Indústria (+653), Construção (+292) e Agropecuária (+7).

 São Bernardo lidera ranking

São Bernardo apresenta saldo positivo de 1.929 vagas de trabalho criadas em setembro, encabeçando mais uma vez ranking do ABCD. O número representa balanço registrado nesta quinta-feira (27/10) pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do governo federal, atrelado ao Ministério do Trabalho e Previdência. O município contabiliza 10.915 contratações formais com carteira assinada no último mês.

Os setores de serviços e comércio foram os principais catalizadores de emprego em São Bernardo. O painel do novo Caged mostra que enquanto o de serviços contou com 6.485 admissões, sendo 928 postos de saldo positivo no registro do mês, o comércio em geral computou 2.353 contratações, com 524 de saldo. Na sequência do levantamento, a indústria também teve resultado importante no município: 331 cargos de saldo – foram 1.250 admissões. O índice de variação ficou em 0,74% na cidade em setembro.

O desempenho coloca São Bernardo na quarta posição entre os 39 municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo, atrás somente da Capital (17.900), Guarulhos (2.629) e Osasco (2.006). O Caged relata também o saldo positivo de 14.356 postos com carteira assinada nos últimos 12 meses na cidade. No período, computado entre outubro de 2021 a setembro de 2022, são 131.629 contratações no município – neste intervalo, houve 117.273 desligamentos.

O saldo alcançado por São Bernardo é favorável ainda na comparação com setembro de 2021, quando o saldo de empregos criados, à época, foi de 1.805 postos formais de trabalho.

“São Bernardo possui um ambiente atraente para a criação de empregos e oportunidades na cidade. Além de gestão séria e transparente, temos fomentado ações de destaque, a exemplo de feirões e mutirões de trabalho e renda, assim como a oferta de cursos de formação profissional, em parceria com o Senac, que contribuem para que a população possa ser inserida no mercado. Como resultado, o Caged demonstra, com números, que estamos no caminho certo”, sustentou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo.

A política de concretização de feirões de emprego, agenda prioritária do prefeito Orlando Morando, figura entre os motivos para esse cenário. Apenas neste ano foram três edições em São Bernardo, sendo que o último evento deste gênero ocorreu no fim de agosto, em comemoração ao aniversário da cidade. As duas atividades anteriores se deram em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, em março, e ao Dia do Trabalho, em maio.

prefeito Orlando Morando no feirão de emprego
Governo do prefeito Orlando Morando realizou três feirões de emprego neste ano. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

ACUMULADO DO ANO

No acumulado de 2022, o saldo positivo é de 12.735 empregos em São Bernardo, decorrente de 101.491 contratações e de 88.756 demissões. Outra ação de governo com efeitos assertivos à cidade é a recuperação da CTR (Central de Trabalho e Renda), agência pública do fomento ao emprego e que atua em auxílio às empresas.

Clique aqui para acessar o boletim completo.

Tags:abcdcageconsórcio intermunicipalempregosrankingsão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Mãe tira a vida do próprio bebê em Sto.André e causa comoção na cidade
Próximo artigo fachada de empresa em São Bernardo Desentendimento por conta de marmita termina em morte em S.Bernardo

Mais lidas

GCM de São Caetano prende homem e mulher por tráfico de drogas no Bairro Nova Gerty
GCM de São Caetano prende homem e mulher por tráfico de drogas no Bairro Nova Gerty
16/05/2025
Concessionária VEM ABC era responsável pelo projeto do Metrô que ligaria São Bernardo à capital paulista
Troca da Linha 18 do Metrô pelo BRT-ABC custará R$ 347 milhões aos cofres públicos
16/05/2025
GCM de Ribeirão Pires impede tentativa de fraude em agência bancária
GCM de Ribeirão Pires impede tentativa de fraude em agência bancária
16/05/2025
Perdi tudo, empreendi e venci!”, afirma proprietário da Vovó Mocinha
Perdi tudo, empreendi e venci!”, afirma proprietário da Vovó Mocinha
16/05/2025
Braskem realiza evento de abertura da 6ª edição do Empreendedoras Braskem no ABC
Braskem realiza evento de abertura da 6ª edição do Empreendedoras Braskem no ABC
16/05/2025

Recomendadas

Oficina Ortopédica Itinerante de São Bernardo fecha o 1º mês com reparos em 40 equipamentos
CidadesSão Bernardo

Oficina Ortopédica Itinerante de São Bernardo fecha o 1º mês com reparos em 40 equipamentos

16/05/2025
Especialista em saúde íntima orienta mulheres em evento do LIDE Grande ABC
VariedadesEconomiaSanto André

Especialista em saúde íntima orienta mulheres em evento do LIDE Grande ABC

16/05/2025
Famílias cobram Enel por falta de energia em prédios prontos há 6 meses em SBC.
CidadesSão Bernardo

Famílias cobram Enel por falta de energia em prédios prontos há 6 meses em S.Bernardo

15/05/2025
Cidade é a 1ª do ABCD a expandir o público-alvo da imunização; todas as UBSs contam com doses para proteger a população
CidadesDestaque 1São Bernardo

Vacinação contra gripe é ampliada para todas as pessoas em São Bernardo

15/05/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?