ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Nova Balsa em São Bernardo inicia operação ampliada

Nova embarcação tem capacidade para transportar até 40 veículos de pequeno porte

Gislayne Jacinto
Última atualização: 16/10/2018 21:03
Por Gislayne Jacinto
Publicado 16/10/2018
Compartilhar

 Nova embarcação tem capacidade para transportar até 40 veículos de pequeno porte

 

nova balsa
Prefeitura entrega nova balsa com capacidade ampliada. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

A balsa que faz na Represa Billings entre Riacho Grande e o bairro Tatetos, iniciou a operação a nesta terça-feira (16/10), às 6h30. Com a reforma, a embarcação passou a transportar até 400 passageiros e 40 veículos de pequeno porte, o dobro da capacidade da antiga plataforma, que era de 200 passageiros e 18 veículos.

Com investimento de R$ 2,5 milhões, a obra de ampliação foi realizada pela Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) e incluiu ampliações na largura, no comprimento e na cabine de passageiros, além da pintura, troca de estruturas corroídas e reparo nos equipamentos. Para aumentar a capacidade de carga, o casco foi estendido de 12 para 18 metros na largura e de 35,80 para 41,20 metros no comprimento. Já o peso da balsa passou de 118 para 205 toneladas. Somente de aço, foram utilizadas 83,6 toneladas. Com a nova embarcação, o tempo de embarque é de 6 minutos e de travessia de, aproximadamente 4 minutos. A expectativa é a de que a nova plataforma reduza pela metade o tempo de espera, especialmente aos finais de semana.

A balsa que estava em funcionamento na Travessia João Basso, que tem capacidade para transportar até 300 passageiros e 18 veículos, passará a fazer a condução de carros e passageiros na travessia Bororé, que liga, pela represa Billings,o bairro do Grajaú à Ilha do Bororé, no extremo sul da capital paulista. A embarcação que atualmente realiza a travessia é menos da metade dessa capacidade, pois transporta até 140 passageiros e 10 veículos. A operação de troca está prevista para ocorrer entre os dias 10 e 11 de novembro.

A nova balsa passou por vistorias a seco e flutuando pela Marinha do Brasil, que autorizou o uso da embarcação para o transporte de passageiros.

O prefeito Orlando Morando esteve no local acompanhado do presidente da ETCSBC, Ademir Silvestre.

“Por muitos anos, os usuários da balsa sofreram muito com o tempo de espera. Muitos foram os prefeitos que passaram neste período e nada fizeram. Ao assumir a gestão da Prefeitura de São Bernardo, assumimos o compromisso de ampliar a capacidade da embarcação na Travessia João Basso. Essa ampliação é fruto de muito trabalho da Prefeitura, uma vez que a cobrança por melhorias junto a Emae foi feita desde o início de nossa administração. Depois de assinar o termo de compromisso, a ETCSBC acompanhou de perto todas as etapas. Essa mudança traz mais qualidade de vida à população, pois reduzimos pela metade o tempo de espera”, afirmou Morando.

- Públicidade -
Tags:balsaentregaOrlando Morandoprefeitoprefeiturasão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior contratação Novela sobre contratação de 40 GCMs deve chegar ao fim em Mauá
Próximo artigo prefeitura de são caetano Prefeitura de S.Caetano se cala sobre falta de medicação para quimioterapia

Últimas notícias

ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?